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Planejamento é tudo: cronograma de publicações

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Esta postagem foi atualizada em 17 de maio de 2023

Saber como gerir e planejar as publicações nas redes sociais é muito mais do que apenas uma forma de ajudar na rotina de profissionais dessa área, mas uma estratégia que faz toda a diferença nos resultados de um perfil.

Não é novidade para ninguém que as redes sociais possuem uma grande influência em todo o mundo e tem sido os principais canais por onde empreendedores e marcas tem conseguido captar seus novos clientes. 

Entretanto, os algoritmos dessas plataformas não ajudam qualquer perfil a crescer, mas aqueles que realmente estão comprometidos na produção de um conteúdo de qualidade e frequente para o seu público. 

Hoje, é possível encontrar diversos gurus do marketing que vendem cursos milionários apenas para te dizer qual o melhor dia e horário para fazer suas publicações nas redes sociais e obter mais resultados, mas grande parte disso não passa de mentiras. 

Isso porque, a todo momento, existem pessoas buscando por algo nas redes sociais, seja um desinfetante hospitalar comprar à vista ou até mesmo uma informação sobre alguma dúvida que ela possa ter. 

Com isso, entendemos que estar presente nas redes sociais com frequência não é ter horas e dias exatos para realizar suas publicações, mas é entender que cada marca funciona de um jeito e que você precisa respeitar a sua. 

Pode até parecer algo simples, mas acredite, fazer com que empreendedores entendam a importância do planejamento personalizado para as redes sociais de seu negócio é algo que pode ser mais difícil do que se pensa, mas também está longe de ser impossível. 

Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre esse assunto tão importante, além de também dar dicas para te ajudar a fazer um planejamento para as suas redes sociais e as vantagens que você ganha com essa ação. 

Entenda a importância do planejamento para as redes sociais 

Antes de qualquer coisa, precisamos entender mais sobre a importância do planejamento, principalmente para as redes sociais, seja as de uma fábrica de suplementos ou até mesmo de um escritório de advocacia. 

O planejamento trabalha com a construção daquilo que ainda será feito, é como se ele fosse um presente para o seu futuro, que quando chegar, saberá exatamente o que precisa ser feito, pois você deixou tudo pronto. 

Quando falamos de planejamento, falamos sobre algo que é importante para a vida de qualquer pessoa, pois a todo momento nos planejamos para algo, seja para comprar uma casa, ter um filho, fazer uma viagem ou até mesmo casar. 

Não seria diferente quando trazemos isso para o universo corporativo, pois o planejamento se torna ainda mais importante, pois o que está em risco é a reputação de uma marca, o seu dinheiro e avaliação dentro do mercado. 

E quando entendemos a importância das redes sociais nos dias de hoje, apostar em um planejamento para elas é extremamente importante para uma marca que deseja vender mais do seu sistema de sprinklers ou prestar mais de seus serviços. 

Ao falar sobre redes sociais, não nos referimos a uma em específico, pois hoje contamos com um arsenal delas e a cada dia que passa, novas estão surgindo e compondo esse conjunto, que até o momento possuem as mais utilizadas como: 

Marcas que desejam sucesso estão presentes em pelo menos uma dessas redes sociais, mas independentemente da quantidade, saber como planejar o cronograma de publicações nelas é essencial para os resultados e para a rotina do negócio. 

Existem diversos tipos de cronograma disponíveis na internet para os mais diferentes perfis de empreendedores e negócios, por isso, opção é o que não falta para que você invista na construção de um cronograma que seja simples e eficaz para o seu negócio. 

Seja para o perfil de uma marca que vende roda motriz ou até mesmo para o perfil de uma empresa que presta serviços de jardinagem, o cronograma é essencial para te ajudar a chegar onde deseja de maneira mais rápida. 

Isso porque, como mencionamos anteriormente, os algoritmos das redes sociais estão sempre atentos aos perfis que publicam com frequência e que se esforçam para isso, pois sabem que manter tal constância está longe de ser algo fácil. 

Mas mesmo assim, os algoritmos valorizam quem se esforça nesse processo e fazem o que está ao seu alcance para ajudar tais perfis a crescerem, por isso, é muito importante manter o seu cronograma atualizado e bem estruturado. 

Estratégias para criar o seu cronograma de publicações 

Partindo para a prática, selecionamos algumas estratégias que irão te ajudar a criar o seu cronograma de publicações de forma simples, acessível e personalizada, alinhando e mantendo aquilo que é mais importante para o seu negócio. Confira: 

Estude os conteúdos que performaram bem

A primeira coisa a ser feita é estudar os conteúdos que tiveram uma boa performance dentro do seu perfil nas redes sociais, seja ele sobre reboque tanque ou até mesmo com dicas de beleza, sempre existe um conteúdo que acaba gerando mais resultados. 

Por isso, é importante que você estude todos os pontos desse conteúdo para que isso seja usado como base nos próximos, desde o formato até o dia e horário de publicação, pois tudo isso interfere no desempenho. 

Defina o dia e horário de publicação 

Já que falamos sobre dia e horário, esses são pontos muito importantes quando falamos da criação de um cronograma de publicações, pois eles também precisam ser definidos com antecedência para que você saiba exatamente quando fazer suas publicações. 

Existem diversas superstições em cima desses dois pontos, mas a verdade é que não existe uma hora ou dia ideal para publicação, o que existe é um pico de acesso por parte do seu público-alvo e que vale a pena ser estudado para que você saiba qual o melhor. 

Busque por ideias e referências 

Além disso, as redes sociais também são meios de se obter ideias e referências novas para os seus conteúdos, sejam os de portaria terceirizada ou até mesmo os de beleza, e trazer novidades para o seu público é algo essencial. 

Por isso, é importante que você busque por referências não só de conteúdos, mas também de diferentes tipos de cronogramas que podem se adequar ao seu negócio e, com isso, te ajudar a encontrar o melhor formato de organização. 

Segmente sua linha editorial 

A linha editorial de uma marca nada mais é do que a linha de ideia que ela defende e aplica através do seu negócio, trata-se de um conceito muito usado dentro do jornalismo, mas que vale a pena trazer para o universo do empreendedorismo

Conhecer e segmentar a sua linha editorial, te ajuda a sempre criar conteúdos e organizá-los de uma maneira que respeite a sua marca e o que ela acredita, respeitando os valores e princípios dela antes de qualquer outra coisa. 

Preencha um cronograma 

Por último, mas não menos importante, é claro que você não pode deixar de preencher o seu cronograma, de fato, assim como uma empresa que presta consultoria empresarial pequenas empresas estrutura o seu cronograma. 

Para isso, você pode usar a boa e velha caneta com um caderno ou ferramentas onlines que te permite criar o seu cronograma gratuitamente e do zero, com uma visão diária, semanal e mensal para te ajudar a ter mais controle de tudo o que planejou. 

Essas são as estratégias que selecionamos e que, por mais simples que possam parecer, fazem toda a diferença na rotina de quem entende a importância de criar um cronograma para as redes sociais e se planejar dentro desse universo. 

Vantagens ao adotar essa estratégia

Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que conferir algumas vantagens que você ganha ao apostar nessa estratégia e como ela pode ajudar o seu negócio a mudar e obter mais resultados. Confira: 

Mais frequência de publicação 

Um deles é justamente o aumento da frequência de publicação em seu perfil de máquina de fusão ou seja qual for o tipo do seu negócio, pois quanto maior a sua frequência, mais os algoritmos poderão te ajudar. 

Mais organização 

Além disso, tal estratégia também promove mais organização dentro da empresa e dentro da área responsável pelo cuidado com as redes sociais, evitando que problemas aconteçam e que tudo esteja em seu devido lugar. 

Menos estresse 

E é claro que, com tudo isso, o planejamento também se torna essencial para evitar situações de estresse, em que o profissional da área possa se sentir sobrecarregado por não conseguir organizar as coisas que dizem respeito às redes sociais da marca. 

Essas são algumas das diversas vantagens que existem dentro do que chamamos de planejamento e cronograma de publicações para as redes sociais e que podem ser essenciais para o sucesso do seu negócio. 

Considerações finais 

Dessa forma, você poderá criar conteúdos e trabalhar a presença digital da sua marca nas redes sociais com mais tranquilidade e otimização, pois sabe que conta com os melhores meios para fazer isso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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