Pular para o conteúdo

Quais os benefícios do Marketing de Rede?

▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 7 de abril de 2023

O marketing de rede é um estilo de negócio que faz muito sucesso em todo o mundo e, aos poucos, tem construído algo de sucesso no Brasil, não é à toa que diversas empresas já estão adeptas a esse estilo de negócio. 

Durante muito tempo o marketing de rede existiu, mas ainda não recebia esse nome, mas servia como uma prova de que esse estilo de trabalho seria um dos mais poderosos com o passar do tempo. 

Mesmo que hoje existam muitas pessoas que são contra esse tipo de marketing e desconfie de sua ética, trata-se de uma forma de trabalho como qualquer outra, e se possui espaços que as aplicam de forma errônea, não é culpa da estratégia em si.

Infelizmente, existem muitas pessoas que usam e ainda usam ótimas estratégias de marketing para cometer crimes e enganar pessoas, o que acaba criando uma imagem ruim para o universo do marketing, que não tem nada a ver com tais decisões.  

O fato é que existem pessoas mal intencionadas e as que sempre usam as estratégias para o bem, seja para aumentar as vendas de seus aquecedores de piscina ou até mesmo para ajudar outras pessoas a ganharem mais dinheiro. 

E foi com base nesse desejo que o marketing de rede começou a crescer no Brasil, sendo uma das principais maneiras de ajudar empreendedores a fazerem um bom trabalho, gerarem mais resultados e ainda apoiarem novos profissionais. 

Tendo isso em vista, hoje iremos falar mais sobre o marketing de rede, uma poderosa ferramenta que tem tudo para dar certo se usada de maneira correta, e você irá conhecer tudo sobre esse assunto no conteúdo de hoje. 

Entenda o que é o marketing de rede 

Para começo de conversa, é importante que entendamos o que é o marketing de rede, que nada mais é do que a construção de uma espécie de comunidade em que pessoas se ajudam para construir um negócio que ajude todas. 

Conhecemos tal processo através do trabalho dos famosos revendedores, que podem vender desde casas metálicas pré-fabricadas até mesmo roupas que compram diretamente de um fornecedor. 

Quando falamos disso dentro do universo do marketing de rede, não é tão diferente, também nos referimos a uma espécie de comunidade de vendedores, que atualmente, vendem com mais afinco produtos e serviços dos seguintes segmentos: 

  • Moda;
  • Beleza;
  • Bem-estar;
  • Autoconhecimento;
  • Saúde;
  • Empreendedorismo;
  • Marketing;
  • Entre outros. 

Pense que uma empresa que vende cosméticos, pode criar uma rede de vendedores que irão prospectar clientes para comprar esses produtos e a cada venda feita, este vendedor ganha uma determinada quantia em dinheiro. 

Trata-se de um tipo de negócio que muitos já conhecem bem e que já faz parte do país através de grandes empresas e que pode ser a oportunidade ideal para uma empresa expandir seus ganhos e para as pessoas conquistarem uma nova fonte de renda. 

Seja uma empresa adutora de água ou até mesmo uma escola de idiomas, é mais do que possível usar o marketing de rede a seu favor para construir uma comunidade disposta a gerar mais resultados para toda a comunidade. 

Saiba como essa estratégia é implantada

Agora que você já sabe sobre o que se trata o marketing de rede, chegou o momento de entender como ele funciona, na prática. E para isso, selecionamos os 4 pilares que servem como base para a aplicação de tal estratégia, confira: 

Empresa 

O primeiro deles é a empresa, que deve ser muito bem estruturada e estar pronta para começar a trabalhar com esse tipo de estratégia, não precisa ser uma empresa gigante, mas uma que dará conta de cuidar de seus vendedores. 

Sistema 

Além disso, também é preciso se atentar ao sistema usado durante esse trabalho, quanto a empresa e o vendedor irão ganhar de lucro é um dos pontos cruciais para a criação de uma rede que seja justa e benéfica para todos os envolvidos. 

Produto 

E é claro que entender bem sobre o produto ou serviço oferecido é muito importante, pois existem muitas pessoas que desejam comprar uma luminária de emergência 30 leds, por exemplo, mas é preciso entender se existem muitas que desejam comprar o seu produto. 

Liderança 

E é claro que a liderança da empresa também se torna um dos pontos mais importantes nesse processo, pois os vendedores precisarão responder a um superior que deve ser assertivo, presente e parceiro do trabalho dessas pessoas. 

Esses são os pilares que formam o marketing de rede e que deve ser seguido por todo e qualquer tipo de empresa que deseja implementá-lo, pois sem essa devida estrutura, tal conceito não irá ajudar a sua marca a crescer. 

Benefícios do marketing de rede

Partindo para o que prometemos falar desde o título deste conteúdo, agora você irá conhecer alguns dos diversos benefícios que a sua empresa e os envolvidos nesse tipo de negócio podem ganhar ao trabalhar com o marketing de rede. Confira: 

Mais autonomia 

O primeiro deles é o aumento da autonomia, que permite aos vendedores mais liberdade para venderem um projeto elétrico predial, por exemplo, da maneira que acharem melhor e usando as estratégias mais válidas para ele. 

Não existe um controle absurdo por parte da empresa para acompanhar cada passo do vendedor, existe o suporte, mas todo o caminho é trilhado por esse profissional que poderá ter autonomia para trabalhar de onde quiser e da maneira que achar melhor. 

Bom suporte 

E já que falamos de suporte, também não podemos deixar de falar sobre como ele é importante dentro desse universo e como faz toda a diferença na rotina dos vendedores, que quando precisarem de ajuda, saberão onde recorrer. 

O grande diferencial do suporte desse tipo de trabalho é que os supervisores de cada vendedor buscam compreender a realidade de cada um e solicitar resultados que estejam ao seu alcance, sem grandes cobranças e sempre à disposição para ajudar. 

Maior escalabilidade 

E é claro que a escalabilidade também entra como um grande benefício desse sistema, pois permite que um vendedor consiga aumentar seus resultados a partir do aumento das vendas de geradores cummins para a empresa. 

Nessa estrutura de negócio, quanto mais o vendedor vende, mais ele ganha, o que acaba incentivando-o a fazer cada vez mais um trabalho melhor, o que irá gerar bons resultados tanto para ele quanto para a empresa.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do marketing de rede e que servem como uma prova de como tal estratégia é eficiente e pode fazer toda a diferença no seu negócio e na rotina de muitas pessoas. 

Dicas de como estar por dentro das novidades do marketing

Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que aprender o que fazer para ficar por dentro das novidades do universo do marketing, assim como o marketing de rede e muitas outras que surgem todos os dias. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas para isso: 

Acompanhe perfis de notícias 

A primeira coisa a se fazer é acompanhar perfis de notícias sobre o assunto, assim como profissionais de acústica sempre acompanham novidades sobre o segmento para pensarem em inovações para o seu projeto de som.

Existem aplicativos, sites e diversos outros canais de comunicação que você pode assinar e receber notificações com notícias sobre o assunto no seu próprio celular, o que não te deixa escapar de ver o que está chegando de novo no mercado. 

Converse com profissionais da área 

Além disso, estar por perto de pessoas que entendem sobre um determinado assunto é a melhor maneira de aprender mais sobre ele e acompanhar as novidades, e bons profissionais de marketing é o que temos de sobra no mercado. 

Por isso, esteja sempre por perto daqueles que entendem bem sobre o assunto, que amam falar sobre ele e que te ensinam algo novo toda vez em que conversa, pois tais pessoas estarão por dentro das novidades e poderão te ajudar a entendê-las ainda mais. 

Pesquise e procure por novidades 

Por último, mas longe de ser menos importante, não espere apenas que as novidades cheguem até você, vá atrás delas assim como um consumidor vai atrás de uma boa bomba para efluentes na internet. 

Deixe a preguiça de lado e não poupe energia para pesquisar sobre o assunto na internet, nas redes sociais, em sites de notícias e até mesmo de chamar pessoas que sabem mais sobre o assunto para ensinar algo novo para você. 

Com isso, você se manterá atualizado das novidades desse universo e sempre saberá o que está em alta e o que pode ser adaptado para o seu negócio, gerando ainda mais resultados positivos para ele. 

Considerações finais 

Dessa maneira, você conseguirá trabalhar não só com o marketing de rede, mas com diversas outras estratégias desse universo que te ajudem a chegar onde deseja e aumentar seus resultados. 

 

LEIA TAMBÉM:  Marketing Industrial: Saiba o que é e como usar de forma eficiente

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x