Pular para o conteúdo

Rich Media: como utilizar?

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 2 de setembro de 2023

O rich media é um conceito que vem crescendo nos últimos tempos e desempenha um papel muito importante nas empresas que enxergam o futuro e estão abertas para as inovações do mercado.

A criação de um anúncio para uma marca é um processo que envolve muitas etapas e são levadas em considerações os seguintes fatores:

  • Perfil do usuário;
  • Suas preferências;
  • Tempo de permanência em uma página;
  • Cores;
  • Tipografias.

Entre outras coisas que são importantes para que se crie uma boa campanha, esse é justamente o contexto que ganha relevância com o conceito de rich media.

O rich media, ou mídia interativa como é chamado pelo setor de marketing, diz respeito aos anúncios online que exploram recursos como jogos, áudios ou vídeos, com o objetivo de inovar e com isso despertar a atenção dos usuários.

Por exemplo, uma empresa de caixa de pizza utiliza essa estratégia para conseguir interagir e envolver o público em torno do seu produto utilizando uma abordagem mais criativa, com recursos e animações que se destaquem na tela do celular desse usuário.

Além disso, o rich media utiliza de métricas avançadas para provocar uma resposta forte por parte do usuário e com isso aumentar o retorno dos investimentos dos anúncios.

Se você está um pouco perdido e não sabe ao certo sobre o que rich media se trata, separamos tudo que você precisa saber neste artigo, além de como aplicar em seu negócio.

O que é rich media?

Antes de tudo é importante que você conheça mais a fundo sobre como funciona a estratégia de rich media. Como já mencionado, é um termo da publicidade digital usado em anúncios que apresenta diversos recursos visuais a fim de interagir com seu público.

O principal objetivo do rich media é fazer com que o público se envolva com os anúncios, ou seja, quando se depara com uma publicidade sobre uma máquina de salgados, por exemplo, não consuma o conteúdo apenas de forma passiva.

Essa estratégia trata de anúncios gráficos que utilizam de diferentes recursos, como banners e propagandas flutuantes, que buscam oferecer uma imagem do produto, serviço e marca que está sendo divulgado que seja mais interessante e atrativo.

Dessa forma é possível se envolver e se comunicar diretamente com o público, de uma forma mais efetiva, sendo assim, através do rich media uma empresa de escritório contabilidade, por exemplo, consegue criar anúncios que chamem atenção do público. 

Esses anúncios têm a capacidade de induzir mais respostas por parte desses usuários, sejam através de visualizações, reconhecimento da marca ou ainda dos cliques nas publicações.

Importância do rich media

O rich media, além de atrair a atenção dos seus potenciais clientes, faz o uso de métricas e outras informações sobre o comportamento do seu público-alvo, como:

  • Número de expansões;
  • Saídas múltiplas;
  • Conclusões de vídeo.

Com isso é possível extrair muitos dados que são fundamentais para serem utilizados em estratégias de marketing e em toda publicidade da marca.

Dessa forma, uma empresa de sistema para restaurante, por exemplo, que utiliza o rich media, além de conseguir atrair leads para a sua marca, consegue captar todos os dados necessários do público para serem utilizados em outras estratégias de marketing.

Entre os inúmeros motivos para investir no rich media estão:

  • Maior visibilidade da marca/produto;
  • Maior interatividade com o público;
  • Melhor retorno para os investimentos;
  • Permite o monitoramento e acompanhamento das métricas;
  • Fortalece a imagem da marca;
  • Aumenta a taxa de conversão.

O último item é importantíssimo para a sua marca, pois é a taxa de conversão que define quantos visitantes do seu site concluíram uma determinada ação para se chegar nesse número são levadas em consideração.

Por exemplo, uma empresa de manutenção de elevadores que deseja saber a sua taxa de conversão irá avaliar o número total de visitas e dentro desse número quais usuários concluíram a compra.

Essa taxa indica o quanto de sucesso você obteve, mostrando em números reais e palpáveis o quanto o rich media funcionou para a sua empresa.

Vantagens do rich media

Agora que você já conhece o que é rich media e qual a sua importância, conheça quais são as vantagens em aplicar no seu negócio.

Essa estratégia de anúncios é uma opção com valores, geralmente maiores que um criativo padrão, isso ocorre porque enquanto um criativo padrão permite o rastreio de apenas um link e um único formato, o rich media consegue usuários vários arquivos e recursos especiais.

Dessa forma, quando uma empresa de fachada comercial, por exemplo, gasta com o desenvolvimento de anúncios desse tipo, surge sempre uma dúvida se realmente vale a pena o investimento. Conheça agora quais benefícios o rich media pode oferecer:

Personalização

Um dos primeiros pontos a se destacar no rich media é o seu formato através da utilização das métricas e dos seus variados tipos. Essa publicidade permite que o anúncio seja personalizado, com isso ele consegue atender as necessidades do público-alvo.

Além de conseguir atender às expectativas dos seus clientes, a personalização também permite que você diminua os erros, com isso todos os conteúdos como imagens, áudios, animações escolhidas e até as mensagens irão usar o perfil dos seus clientes como base.

Dessa forma, quando alguém estiver buscando por comprar telha transparente, será direcionada para a empresa certa, pois todo o anúncio foi personalizado para o seu perfil, o que aumenta a aceitação e o engajamento do público.

Quando o assunto é rich media, tudo é pensado de forma estratégica, desde as cores até o efeito de um clique, tudo é criado pensando de uma maneira que chame a atenção desse lead e gere o interesse dele.

Métricas

Uma outra vantagem muito importante é a possibilidade de monitoramento preciso de todos os seus anúncios, diferente do modelo offline onde não se consegue medir as métricas com exatidão, os anúncios de forma online permite que tudo seja feito simultaneamente.

sendo assim uma empresa de estação total, por exemplo, consegue saber se o anúncio sobre a sua marca está surtindo o efeito desejado através do:

  • O número de cliques e outras interações;
  • O número de visualizações;
  • O tempo médio de visualização.

Os anúncios fornecem mais de 400 métricas possíveis, indicando os perfis de cada consumidor, com isso direcionando e otimizando os custos de cada tipo de recursos que foi utilizado.

Formatos diferentes para campanhas

Através do rich media é possível que se crie campanhas com os mais diferentes formatos de anúncios ou mídias, o que aumenta o alcance e o número de acessos.

Dessa forma sua empresa pode investir em vídeos, jogos banners, áudios, perguntas, tudo que chame atenção e gere interação desse consumidor é válido.

É importante lembrar que os anúncios de rich media empregam HTML, que é uma linguagem de marcação bem simples e que permite a produção de sites e aplicativos com um bom desempenho.

Como aplicar o formato rich media nos negócios? 

Saiba que aplicar o rich media em seu negócio é bem mais simples do que você imagina, e por todos os resultados que ele traz, realmente vale a pena investir nessa estratégia. Sendo assim, veja algumas coisas que você pode colocar em prática.

Invista nos formatos de vídeos

Os vídeos vêm se mostrando como uma ótima estratégia nas redes sociais, eles conseguem chamar atenção e entreter o público, por isso é importante que você invista nesse formato de conteúdo.

Conheça bem o seu público

Para que o rich media funcione da melhor forma, é fundamental que você conheça o seu público, pois é só através disso que você irá conseguir criar os anúncios específicos para eles.

Conhecer o seu público faz com que você tenha foco e não atire para todos os lados, pois você saberá exatamente o que os seus clientes procuram.

Seja inovador e divertido

É fundamental que você seja inovador, esteja antenado às tendências e que os seus anúncios e conteúdos sejam divertidos e irreverentes, isso com certeza será um diferencial para a sua marca.

As pessoas gostam de consumir produtos e serviços que tenham uma proposta inovadora, o que gera uma identificação, e com isso fica muito mais fácil chamar atenção do seu público.

É importante que você entenda que o perfil do consumidor mudou muito com o passar do tempo, essas pessoas não são mais passivas e aceitam anúncios, propostas e publicidades de forma passiva, muito pelo contrário, agora todos têm voz.

Por isso é importante que a sua empresa reconheça isso e utilize esse novo perfil para traçar as estratégias corretas para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x