Esta postagem foi atualizada em 19 de julho de 2023
O marketing de diferenciação transforma a sua marca em referência no mercado, além de se fazer presente no imaginário das pessoas.
Sabe aquelas marcas que fazem parte da vida das pessoas e são passadas de geração em geração, às vezes sem nem se questionar por que você só compra água daquela determinada marca?
Essas geralmente são marcas líderes de mercado, afinal ela está presente nos lares de centenas de consumidores, e todo esse sucesso da empresa ocorre através do marketing de diferenciação.
Seja você uma empresa de equipamentos de proteção radiológica ou de alimentos, é importante que você tenha em mente que o mercado está cada vez mais competitivo e são essas pequenas ações que fazem com que sua marca ganhe reconhecimento no mercado.
Pequenas é um jeito singelo de falar, pois de pequeno essas práticas não têm nada, elas são capazes de destacar a sua marca no mercado, criando um relacionamento com o cliente e aumentando suas vendas de forma excepcional.
Para entender melhor sobre o que se trata o marketing de diferenciação, continue lendo este artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto, além de, é claro, como aplicar essa estratégia em seu negócio.
Conteúdo:
Afinal, o que é marketing de diferenciação?
Vamos entender um pouco melhor sobre o que se trata o marketing de diferenciação para que você consiga usar em seu negócio. Vale lembrar que essa estratégia é válida para todos os segmentos, desde uma empresa de máscara de soldador até uma marca de sucos.
O marketing de diferenciação pode ser definido como um conjunto de estratégias de divulgação que torna uma marca reconhecida por suas diferenças em meio a sua concorrência.
Isso faz com que sua empresa fique em evidência, e com isso crie vantagens competitivas para as empresas.
A diferenciação integra a estratégia de porte que formada por três práticas, que são:
- Liderança de custo total;
- Enfoque que a companhia adota;
- Diferenciação.
Sendo assim, a liderança de custos é adotada por uma empresa de chapa perfurada galvanizada, por exemplo, que deseja ter maior participação no mercado, o que demanda redução de custos em relação aos seus concorrentes.
Já quando falamos do enfoque, ele é aplicado por empresas que desejam ser especialistas em um certo nicho do mercado, direcionando os seus esforços para preencher as necessidades de um grupo específico de consumidores.
Por exemplo, uma empresa de carbeto de tungstênio irá focar diretamente no público específico desse mercado.
A diferenciação oferta produtos e serviços de acordo com as demandas dos clientes e com procura de buscar características diferentes das aplicadas pela sua concorrência.
Dessa forma, o marketing de diferenciação não tem muito a ver com os preços estabelecidos pela empresa, sejam eles baixos ou nem tanto, ela trata de outros aspectos.
Sendo assim, com a seleção de um alvo específico no mercado, o custo irá ajudar a empresa a se manter competitiva no mercado. Podemos afirmar então que diferenciação se refere:
- Imagem da empresa nos canais da comunicação;
- Capacitação dos funcionários;
- Imagem da empresa nos canais de distribuição;
- Pesquisas de mercado;
- Assistência técnica.
Dessa forma, uma empresa de helicoide para rosca, por exemplo, que cria uma boa estratégia de marketing de diferenciação cria credibilidade e autoridade para a sua marca, fazendo com que seus clientes se tornem leais aos seus produtos.
Neste caso, é importante ressaltar que manter um cliente que já conhece seus serviços e produtos fiéis à sua marca sai mais barato que conquistar novos clientes, dessa forma você economiza tempo e esforço.
Conheça as vantagens do marketing de diferenciação
O marketing de diferenciação permite com que você consiga se destacar no mercado, e isso traz inúmeras vantagens, e com o crescimento da sua empresa você pode expandir seu negócio.
Isso pode fazer com que você precise buscar por aluguel de galpão preço e novos espaços de negócio para conseguir aumentar a demanda dos seus produtos.
Afinal você terá clientes mais fiéis, isso por si só já é um grande diferencial, essa estratégia cria aos seus clientes a sensação de exclusividade do serviço, além de alcançar autoridade no mercado e fazer parte do imaginário e vida de inúmeros consumidores.
Como implementá-lo na empresa?
Bom, agora que você já entendeu o que é marketing de diferenciação e sua importância para a empresa, saiba como você consegue aplicar em seu negócio, seja ele uma loja de roupas ou uma empresa de adequação nr12.
Estude a concorrência
Esse é um ponto muito importante da estratégia de diferenciação, que como o próprio nome diz, você precisa ser diferente dos seus concorrentes, ou seja, a sua marca não precisa ser mais do mesmo. Sendo assim, ofereça aquilo que a concorrência não tem.
Para que você consiga definir isso, é importante que você conheça a sua concorrência e saiba como ela atua, além de analisar suas qualidades, defeitos e todos os feedbacks que os clientes deixam.
É a partir dessa bagagem e desse estudo que você irá conseguir traçar estratégias para conseguir se sobressair entre seus concorrentes diretos, trazendo aquilo que eles não possuem e entendendo as dores dos consumidores.
Conheça o seu público
Para que qualquer estratégia funcione, é fundamental que a empresa conheça o seu público, pois é dessa forma que será possível criar os mecanismos certos para conseguir atrair os clientes.
Dessa forma, busque por informações a respeito das preferências do seu público, suas necessidades, dores, objetivos, entre outros aspectos, e tente entender dados mais específicos como:
- Idade;
- Localização geográfica;
- Renda familiar.
Isso permite com que sua empresa consiga elaborar estratégias mais segmentadas e que atinjam em cheio o seu público-alvo
Busque por inovação
Após todas as informações reunidas, uma empresa de detector de alta tensão, por exemplo, precisa pensar em algo que a sua marca poderia oferecer para fazer com que o seu cliente se sinta especial de alguma forma.
É importante ressaltar que a qualidade dos produtos e serviços é algo fundamental para os consumidores, não sendo mais uma diferenciação, e sim uma obrigação das marcas.
Dessa forma, foque na experiência de cada cliente que consome seus produtos e serviços, pense em como você pode tornar tudo isso mais especial.
Invista no atendimento pós-venda
Esse é um ponto crucial para a fidelização do seu cliente, pois o pós-venda é o que define se esse consumidor irá ou não voltar a consumir na sua empresa.
Sendo assim, é importante que a sua empresa entre em contato alguns dias após as compras, mande e-mails ou SMS e peça feedbacks sobre o processo de todo o serviço, assim como a jornada de compra.
Com isso você cria um relacionamento com esse cliente, construindo confiança e deixando com que ele dê a sua opinião sincera sobre a sua loja. É importante que você leve tudo o que for dito a sério e realmente invista em melhorias.
Afinal esse cliente está mostrando o ponto de vista que um consumidor tem sobre os seus serviços. Conseguindo fazer as melhorias necessárias, você consegue mantê-lo além de, é claro, atrair novos potenciais clientes.
Invista em conteúdo e se torne uma referência
Atualmente, para que uma marca consiga se destacar nesse mar de possibilidades que é a internet, ela precisa investir no marketing de conteúdo, e com isso produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público.
Isso fará com que o lead que está à procura de algum produto seja atraído para a sua empresa, a conheça e com isso efetue a compra dos seus produtos de uma forma espontânea.
Isso pode ser feito através da publicações de conteúdos em blogs, que já é uma prática que vem ganhando força nos últimos anos, afinal as empresas enxergaram todo o potencial que essa estratégia possui.
Para que você consiga atrair o seu público, é importante que você o conheça e principalmente esteja disposto a ouvi-lo, além de, é claro, se planejar e buscar pelas melhores estratégias de SEO.
É importante que os conteúdos criados sejam relevantes, com informações importantes e possuam um material rico, pois isso irá permitir que o lead consiga enxergar valor nessa publicações, fazendo com que você se destaque da concorrência.
O marketing de diferenciação é muito poderoso, e se a sua empresa souber usá-lo da maneira correta, irá conseguir se estabelecer no mercado de uma forma duradoura, diferente de outras práticas que visam resultados momentâneos.
Sendo assim, a diferenciação cria um bom relacionamento com o público, tornando ele fiel à sua marca e fazendo com que ela faça parte da vida dele, o que é fundamental para o crescimento de qualquer marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.