Como usar o Marketing Digital para fazer novos negócios

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Esta postagem foi atualizada em 16 de outubro de 2019

 

A maneira como a sociedade em geral se organiza e consome, vem sofrendo muitas alterações. Pessoas que tinham uma fidelidade imensa a marcas e conceitos, hoje já são raridade. Principalmente se tomarmos como referência as novas gerações, que estão mais exigentes e buscam sempre novidades e inovação. Por isso, a maneira como os negócios eram feitos a 5 ou 10 anos atrás é muito diferente da de hoje. Cada vez mais o marketing digital vem sendo fundamental para o crescimento e propagação de novas vendas e oportunidades.

A amplitude que o marketing digital alcança é muito grande, sendo que ele pode ser usado para praticamente todo tipo de negócio, seja ele de venda ou prestação de serviços. Neste contexto, mesmo empresas com atuação regionalizada, podem obter grandes ganhos em termos de vendas e fixação de marca com a correta utilização do marketing digital.

 

Possibilidades do Marketing Digital

Com o mundo cada vez mais conectado, as possibilidades que o marketing digital proporciona aumentam exponencialmente a cada ano. Hoje, as possibilidades que existem de propagação de uma marca, conceito ou ainda de uma ideia, usando a internet são imensas. E ao contrário do marketing convencional, o digital não necessita de investimentos gigantescos, pois apoiado no sentido democrático que a internet tem, mesmo pequenas ou microempresas podem usufruir dos benefícios desta modalidade. O marketing de conteúdo, por exemplo, permite esta escala do marketing digital, com um investimento menor!

Listar aqui todas as possibilidades do marketing digital seria quase que impossível, já que cada negócio, cada conceito, tem uma aplicação diferente no que se refere a este assunto. Desta forma, algumas das principais possibilidades que o marketing digital proporciona são estas:

Conhecimento a nível nacional: Mesmo que sua empresa seja regionalizada, nada impede que ela tenha um alcance em larga escala, a níveis nacionais (e até internacionais se isto for viável para o negócio). Isso por que ao colocar um site, blog ou perfil nas redes sociais, com o nome de sua empresa, qualquer pessoa pode acessá-lo to país todo ou até do exterior. Porém, com a infinidade de sites e páginas que são criadas diariamente, para que você consiga um alcance mais elevado, será necessário um planejamento em larga escala, pensando em maneiras de alcançar um grupo maior de pessoas. Dessa forma, mesmo empresas regionalizadas, tem maiores possibilidades de ganhos, sejam eles financeiros ou ainda em termos de marca, o que abre portas para negócios como franquias, filiais ou comércio eletrônico.

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E-commerce: Empresas que lidam com vendas, podem ter no marketing digital uma maior possibilidade de vendas. Afinal, mesmo que a empresa faça vendas pela internet, a página dela precisa ser facilmente encontrada, as pessoas precisam saber das novidades e das promoções, o conceito de vendas precisa ser expandido, entre outras questões. Por isso, qualquer e-commerce precisa ser apoiado em um bom marketing digital, para que ele possa conseguir um bom número de vendas dos produtos oferecidos. Além disso, com a crescente concorrência no setor, somente as empresas que buscam a promoção e propagação da marca, aliada a bons preços e qualidade nos produtos, é que consegue se sobressair.

Empreendimentos digitais: Se você acha que apenas quem já tem uma empresa física é que pode obter ganhos com o marketing digital, está enganado. Uma grande tendência de empreendedorismo são os negócios digitais, as startups, que tem como produto ou serviço digital. Hoje, por exemplo, mesmo uma pessoa física pode ganhar dinheiro através do marketing digital. As possibilidades são inúmeras, como programas de afiliados, marketing multinível, sites e blogs, prestação de serviços, vendas em larga escala e muito mais. Portanto, cada vez mais o marketing digital deixa de ser uma tendência para tornar-se até uma possibilidade de empreender.

Lista de contatos: Uma empresa com bons contatos vende muito mais, não é? Pois bem, o marketing digital permite que você consiga contatos variados, que são segmentados por interesses. Por exemplo, se você tem uma loja que vende acessórios para motos, pode criar um site onde produz conteúdos sobre este tema, com novidades e tendências e nele usar o que chamamos de isca digital, que seria um produto simples e gratuito, que as pessoas ganham em troca de seus contatos. Isso é o que chamamos de geração de leads.

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Desta forma, esta modalidade conhecida como e-mail marketing, possibilita que se façam vendas mais direcionadas, com foco no grupo com interesse em potencial nos produtos ou serviços oferecidos, diminuindo assim a perda de tempo com pessoas que não irão comprar o que você está oferecendo.

Existem ainda milhares de possibilidades de utilização do marketing digital, que irão agregar muito valor a sua marca ou empresa. Porém para isso você precisa de uma assessoria com experiência comprovada, que mostra resultados elevados e oferece tudo o que você precisa. Busque por uma agência de conteúdo, de links patrocinados, ou que faça o processo como um todo. Sempre esteja alinhado com o que há de melhor no marketing digital!

 

Marketing Digital para novos negócios

O marketing digital é um universo muito vasto, cheio de opções com as quais é possível aplicar em um novo negócio por um valor de investimento não muito alto e com uma taxa de retorno bastante satisfatória.

Confira algumas abaixo:

Tenha um bom site: Possuir um site é um item obrigatório tanto quando se trata de marketing digital para novos negócios quanto para empresas veteranas no mercado.

A criação do site demanda muita atenção, já que é necessário que ele conte com um design de boa qualidade que passe credibilidade e bom entendimento para quem o visita.

Outro fator muito importante e fundamental em um bom site é a necessidade de este estar otimizado, isto é, seu conteúdo seja todo desenvolvido com base em regras de SEO.

Trabalhar com palavras-chave, URLs amigáveis (sem números e símbolos em excesso) e imagens devidamente nomeadas faz com que o Google leia seu site como relevante e o deixa mais “visível para o público”.

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Crie um blog: Possuir um blog pode ser muito útil por dois motivos: primeiramente é uma excelente maneira de manter seu site otimizado através das técnicas que citamos acima e também por ser uma ótima ferramenta para criar engajamento com seus clientes, através de bons conteúdos que tirem dúvidas e informem curiosidades não só sobre sua empresa, como o seu segmento de atuação em geral.

Esteja presente nas redes sociais: Não possuir nenhuma página em redes sociais é como não existir no mercado. A Social Media é o canal mais direto entre o negócio e seus consumidores, além de ser o espaço em que é mais viável soltar a criatividade: use as redes para publicar curiosidades, brincadeiras ou notícias que possam estar relacionadas à área de sua empresa.

Utilize ferramentas de anúncios: Quando se trata de marketing digital para novos negócios, é fundamental que sua marca seja colocada no mapa, já que a internet é um verdadeiro mundo virtual.

Para isso, o Google oferece inúmeras ferramentas de anúncios que através de investimentos pequenos, permitem que sua marca se torne mais visível.

Um bom exemplo disso é o que chamamos de links patrocinados. Através de uma combinação de boas estratégias de SEO que tornam sua página mais relevante e o investimento em ferramentas de anúncio, sua página pode ser uma das primeiras a aparecer nos resultados de pesquisa.

Não se esqueça de sempre mensurar seus resultados. Assim será possível avaliar quais estratégias de marketing digital para novos negócios estão funcionando, quais precisam passar por reformulações e como melhorar seu desempenho na web.

Sucesso!

 

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