Marketing Digital não é solução mágica, alerta especialista em inteligência artificial

  • por
Marketing digital não é solução mágica, alerta especialista em inteligência artificial

Esta postagem foi atualizada em 27 de junho de 2019

Rodrigo Arnaut é um dos fundadores do grupo EraTransmídia e professor da FAAP – São Paulo

Não está fácil para quase ninguém. O momento político e econômico do nosso país é bastante complicado. Estamos saindo da maior crise econômica de nossa história recente e a credibilidade nas instituições nunca esteve tão abalada.

O resultado é uma arrastada recuperação, impulsionada por organizações renitentes e consumidores reticentes, que tropeça nas pedras colocadas no caminho pelo cenário político e social.

E enquanto tudo isso acontece por aqui, o mundo exterior parece viver um momento de inigualável e exponencial prosperidade animada pelas possibilidades que a tecnologia oferece.

Rodrigo Arnaut é um dos fundadores do grupo EraTransmídia, professor da FAAP, mestre em Inteligência Artificial pela Poli-USP e sócio do Esconderijo Criativo, especializado em soluções de realidade virtual para a área de saúde (VR Health). Liderou por 21 anos projetos de inovação e tecnologia na Rede Globo e é um crítico ferrenho dessa perspectiva.

Na visão de Arnaut “o marketing digital está sendo encarado como uma solução mágica para vender mais, e os gurus digitais mais badalados alimentam essa ideia”.

No Brasil, a mídia local e a mídia de massa têm grande penetração e relevância, oferecendo modelos operacionais e de negócio com os quais estamos familiarizados.

“Se de um lado temos soluções já ‘comoditizadas’ para o mundo digital, do outro temos um abismo de conhecimento. O marketing digital ainda não é eficiente por aqui porque as dificuldades de configuração das ferramentas e a qualidade das entregas demandam a ação de especialistas que são raros e caros. A eficiência depende de um profundo conhecimento das ferramentas, do consumidor e dos fundamentos de marketing”, afirma o professor.

Arnaut observa que a capacidade inspiradora dos gurus digitais é muito positiva, mas via de regra carrega a ilusão de que vender mais só depende de uma boa ação de marketing digital, o que está longe de ser verdade.“Todas as dimensões do marketing, como produto, preço, canais de distribuição, promoção, público e engajamento são relevantes para o sucesso nas vendas, seja no mundo digital ou fora dele. Esperar que o foco exclusivo no marketing digital resolva o […]

LEIA TAMBÉM:  Candidatos a Prefeito e Vereador já estão em busca de agências de marketing político digital para as eleições 2020

 

Marcações:
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments