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4 Tendências e Estratégias de Marketing Digital para 2023

  • por Ben Popov
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Esta postagem foi atualizada em 9 de agosto de 2022

 

O ano de 2023 exigirá das empresas criatividade, implementação de novas táticas e aprimoramento das estratégias já empregadas para prosseguir no contexto desafiador pós-pandemia. Nesse artigo, reunimos algumas das estratégias de marketing para 2023 que devem impulsionar seus negócios.
 
O forte impacto da pandemia do novo coronavírus abalou as estruturas de diversas empresas e criou uma atmosfera de incerteza sobre como prosseguir diante dos desafios impostos pelo distanciamento social.

Nesse contexto, muitas tendências de marketing ganharam força e outras começaram a despontar mostrando-se potenciais estratégias de sucesso para 2021.

 

As 4 melhores estratégias de marketing para 2023

As tendências que exploraremos a seguir refletem as medidas tomadas por numerosos empresários para manterem suas marcas florescendo em meio a crise gerada pela pandemia.

Embora a dimensão completa dos danos sociais e econômicos da COVID-19 ainda seja desconhecida, é possível colocar em prática, assim como aprimorar táticas que podem garantir um 2023 bem sucedido para o seu negócio.

 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é uma das tendências que ganhou muitos adeptos durante a pandemia e deve permanecer em destaque em 2023. O estudo “2021 Global Marketing Trends” conduzido pela Deloitte, empresa referência nos serviços de auditoria, assessoria financeira, consultoria e afins, evidencia essa realidade.

Entre as diversas pesquisas incluídas no estudo, a empresa coletou respostas de 405 executivos que ocupam papel de chefia em seus respectivos setores (C-suíte) nos Estados Unidos no mês de maio de 2020. Os resultados mostraram que, no cenário pandêmico, 77% dos executivos chefes de marketing (CMO) recorreram à IA para automatizar o trabalho.

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Quando questionados sobre a probabilidade da IA manter-se como uma tendência duradoura, 57% dos mesmos C-suítes responderam que a IA veio para ficar.

Embora muitos assumam que a crescente implementação da IA acarrete na redução da necessidade de funcionários, a pesquisa em questão apresenta o oposto. Quase 60% dos C-suítes relataram que voltarão aos níveis de força de trabalho anteriores à pandemia assim que possível.

Segundo a Deloitte, isso destaca um fato importante sobre a IA: ela é mais efetiva quando dá suporte e impulsiona as atividades nas quais as pessoas são inerentemente boas (como o pensamento crítico e a criatividade, por exemplo) e executa as tarefas mais apropriadas para uma máquina (como cálculos computacionais trabalhosos).

A IA como um todo é uma mega tendência que engloba diversas estratégias de marketing para 2021. Ela está em expansão e conta com inúmeras aplicações práticas. Por isso, para citar exemplos de sua implementação, abordaremos duas tendências que fazem uso da IA para aprimorar o atendimento ao cliente.

 

Chatbot

 

 
Os chatbots são formas alternativas de prestar atendimento ao consumidor. Diferente do contato através do telefone e do atendimento presencial, o chatbot oferece soluções de problemas simples ao cliente sem qualquer restrição de horário.

Os avanços dessa tecnologia produziram uma geração de chatbots aptos a aprender e se adaptar. Consequentemente, as interações entre robô e consumidor tornaram-se mais naturais e eficientes.

Dentre os benefícios para a empresa que implementa o chatbot, podemos destacar:

  • disponibilidade 24h que intensifica o engajamento entre sua marca e o cliente;
  • interação personalizada;
  • coleta de dados para pesquisas sobre o público consumidor;

O robô também pode atender múltiplos clientes simultaneamente, o que agiliza o processo e não sobrecarrega a equipe de atendimento que pode direcionar seus esforços para outras atividades.

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A título de exemplo, destacamos o uso de chatbots no site de corretoras de seguros. Esse segmento conhecido por utilizar a IA para realizar simulações de seguros personalizadas pode usufruir do chatbot para sanar dúvidas primárias do cliente.

Por exemplo, se ele quer saber apenas como funciona um seguro de automóvel, você pode enviar o link de um artigo que explica isso. Somente quando ele quiser algo mais personalizado precisará do corretor.

Com a automatização dessa tarefa, os corretores poderão ter mais tempo para executar tarefas mais complexas como mediar o contato entre cliente e seguradora quando for preciso acionar o seguro.

As vantagens dessa tecnologia são numerosas, fato que justifica sua posição como uma das estratégias de marketing para 2023.

 

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma tecnologia relativamente nova que envolve um comando falado para obter acesso a uma determinada informação no mecanismo de busca.

Além dos smartphones, outros dispositivos com ativação por voz tem se popularizado e feito parte dos lares de muitas pessoas. Televisões, assistentes virtuais como Alexia, Amazon Echo e Google Home e até luminárias são exemplos da adoção dessa tecnologia.

Dada a relevância da pesquisa por voz, cabe às empresas acompanhar esse comportamento do consumidor. Isso envolve operar algumas mudanças na estratégia SEO a fim de adaptá-la à semântica particular aos comandos de voz.

Uma das mudanças a serem feitas é especialmente relevante para negócios locais. Os resultados apresentados ao usuário que efetuou uma pesquisa por comando de voz revelam a predileção do mecanismo de busca em relação aos serviços locais.

Por isso, se você é um comerciante, é essencial listar seu estabelecimento em plataformas como o Google Meu Negócio para aumentar as chances de sua empresa ser recomendada pelo algoritmo.

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Microinfluenciadores

Utilizar influenciadores digitais para promover o conhecimento de uma marca, alavancar vendas entre outras ações é uma prática do marketing de influência já consolidada. A inovação que a insere como uma das estratégias de marketing para 2023 está no tipo de influenciador contratado para estabelecer uma parceria.

Trata-se dos microinfluenciadores que, diferente dos grandes influenciadores digitais com milhões de seguidores nas mídias sociais, possuem um público menor, porém, mais dedicado e com maior índice de engajamento.

O público seleto desse tipo de produtor de conteúdo costuma representar um nicho específico do mercado. Isso aumenta as chances do empresário encontrar e atingir um grupo de pessoas que tem real interesse e chances de consumir seus produtos e/ou serviços.

Em adição a esses atrativos, as postagens dos microinfluenciadores têm mais probabilidade de parecerem orgânicas, autênticas e coerentes ao conteúdo produzido comumente pelo influenciador. Em decorrência disso, a eficácia dos conteúdos é mais expressiva, gerando uma confiança de longo-termo acerca da marca.

Outra vantagem que contribuiu para a ascensão dessa estratégia é o menor preço a ser pago na contratação dos microinfluenciadores.

Dessa forma, por exemplo, um anunciante pode estabelecer uma relação de parceria com um influenciador de pequeno porte para escrever postagens sobre seu novo e-book ou curso.

Enquanto ele pagaria uma quantia elevada ao contratar um influenciador com milhões de seguidores, o empresário pode economizar e ainda receber um retorno melhor de seu investimento.

Essas são apenas algumas das estratégias de marketing para 2023 que cresceram em 2022 e prometem manter-se firmes no ano vindouro sem precedentes e dominado pelo conceito da nova normalidade.

 

Por Jeniffer Elaina, redatora do site Smartia.com.br

 

 

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