Dentre tantas áreas que surgiram com o advento da tecnologia, e a ascensão dos computadores, o design gráfico é, de fato, uma das áreas digitais que mais atrai as pessoas.
O profissional da área, por sua vez, cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual.
Mas, na verdade, o profissional de design gráfico vai muito mais além do que estas funções. Dito isto, entenda como é o dia a dia da maioria dos profissionais desta área:
Conteúdo:
O que faz um designer gráfico?
Assim como a maioria das profissões, a área de design gráfico exige que o profissional tenha conhecimento em diversos aspectos.
Todo esse conhecimento que é adquirido com o tempo, torna a criação de conteúdo sobre temas específicos, como bomba para efluentes, mais fácil, o que mostra a importância de investir em um curso bem estruturado. No mais, as funções desse profissional é:
- Criação e produção de animações para o meio digital;
- Criação de logotipos, marcas e embalagens;
- Definição de aparência e formato de páginas ou revistas;
- Criação visual de sites, blogs e banners para a internet;
- Planejamento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para TV.
Com tantas funções que um designer gráfico pode adotar, o profissional também está apto para atuar na área de Design de Produtos, desenhando novos produtos para diversas áreas, levando em conta aspectos funcionais, estéticos e utilitários do projeto.
Ou seja, trata-se de um trabalho que também envolve, até mesmo, um design de telha aluzinco sanduiche, que eventualmente, pode ser solicitado por um cliente que busca algo mais original.
Se for o caso, o designer gráfico ainda pode desenhar móveis, jóias, vestuário, equipamentos médicos e odontológicos, peças para maquinário industrial, eletrodomésticos, entre outros.
Todas estas funções irão depender do que você deseja se especializar, a partir do momento em que inicia sua trajetória na área. Afinal, como você pôde ver, as possibilidades são muitas.
Como é o perfil de um designer gráfico?
Ter uma afinidade com desenho e gostar do mundo da arte, já são consideradas características desejáveis do profissional que pretende seguir carreira com design gráfico.
Portanto, os designers gráficos costumam ser pessoas que tenham afinidade no meio das artes, possuindo uma sensibilidade bem aguçada.
Essa sensibilidade aguçada, se dá muito pelo fato do sensor organizacional dos elementos que esse profissional possui, em outras palavras, é como se o designer gráfico tivesse a função de um cubículo de medição, em vista do que ele pode fazer com o seu senso de organização.
Outro ponto importante dentro do perfil de um designer gráfico, é gostar de tecnologia, afinal, este profissional irá utilizar muitas ferramentas de computação gráfica em seus projetos.
Além desse aspecto tecnológico, é interessante dizer que este tipo de ferramenta está sempre passando por atualizações. Outra característica desse profissional, é ser curioso, e dominar as ferramentas necessárias para uma criação.
Esse domínio é necessário, levando em consideração que esse profissional pode, eventualmente, precisar criar uma embalagem inovadora para uma lavadora de piso karcher, por exemplo.
Logo, as outras características que você já deve ter imaginado é que o profissional, desta área, deve ser: criativo e inovador. Para manter-se criativo e com bom senso estético, é importante que este profissional esteja por dentro das principais tendências que norteiam sua área.
Ou seja, da mesma maneira que um profissional na área de eletricidade, fica por dentro das principais novidades para saber o valor de instalação elétrica residencial, o designer também deve adotar a mesma prática.
Diante de tantas tendências que podem surgir e sumir, desta área, é interessante criar o hábito de pesquisar bastante sobre novas tecnologias e formas de comunicação.
Organização, disciplina e comprometimento com os resultados são fundamentais para que o designer gráfico ganhe o seu destaque na área, além de, claro, conseguir gerenciar seus projetos e entregá-los no prazo.
Quanto é um orçamento com um designer gráfico?
Um dos pontos principais, no momento de escolher uma carreira, é saber o quanto um profissional da área pode ganhar.
Trata-se de uma curiosidade comum entre todas as áreas de trabalho, desde as mais comuns, até os profissionais que desejam trabalhar com personalização de frotas.
Claro que, nesses momentos, também levamos em consideração as nossas afinidades, habilidades e as coisas que fazemos por prazer e diversão.
Contudo, na vida adulta, é importante ter um planejamento financeiro na hora de escolher a profissão ideal. Da mesma forma que uma arara para loja é importante para mantê-la organizada, um planejamento é necessário para a saúde financeira da pessoa.
Quando a pessoa é formada em designer gráfico, em média, ela costuma ganhar cerca de R$ 2.000,00. Sim, este preço pode variar bastante de acordo com a região em que você está, o cargo, a empresa e nível de especialização.
Como o curso de design gráfico funciona?
A graduação em Design Gráfico é oferecida na habilitação bacharelado, e possui uma duração de 4 anos. Há também, a opção de curso tecnológico, uma graduação de nível superior que dura até 2 anos, focada nas necessidades do mercado de trabalho.
Durante a sua graduação, o aluno aprende sobre História da Arte, Desenho, Técnicas de Representação, Design, Estética e Design de Embalagens, entre outras questões.
Além de disciplinas técnicas como Desenho e Ilustração, o curso também conta com disciplinas de Gestão e Planejamento, que irão auxiliar o profissional a desenvolver seus projetos.
Assim que o aluno chega ao final do curso, o mesmo deverá desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.
Nos últimos anos, é possível notar também a oferta do curso superior em Design Gráfico por meio da modalidade a distância, com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
Por sua vez, o EAD desse curso pode ser encontrado em instituições de renome, como as faculdades mais populares do Brasil.
Como é o mercado?
O surgimento de novas mídias e a necessidade crescente das empresas fortalecerem suas marcas no mercado, contribuem para o crescimento das ofertas de emprego para o profissional de Design Gráfico.
Como você provavelmente já deve ter percebido, muitas empresas apostaram mais no marketing digital e em campanhas publicitárias para a sua empresa durante o período mais crítico da pandemia, causada pelo novo coronavírus.
Com muitos negócios funcionando de maneira restritiva, tem sido primordial digitalizar os serviços para alcançar os clientes, e essa prática foi adotada por muitas empresas, desde uma fábrica de papel a4, até lojas virtuais.
Para isso, é muito necessário a presença de uma pessoa capacitada na área de Design Gráfico, seja para divulgações em offline, como panfletos, cartões, outdoors, anúncios em jornais, revistas e outras – ou em mídias online, através de redes sociais, blogs, sites e afins.
Provavelmente, você deve ter achado bem interessante esta carreira que possui a tendência de se tornar ainda mais necessária com o tempo. Algumas das principais empresas que contratam profissional da área do Design Gráfico, são:
- Agências de Publicidade;
- Editoras;
- Departamentos de Arte de Empresas de Comunicação;
- Escritórios e Estúdios de Design;
- Emissoras de TV;
- Empresas de Embalagens;
- Gráficas;
- Produtoras de Vídeos;
- Empresas Cinematográficas.
Se for o caso, o profissional desta área pode atuar como autônomo, ou seguir carreira acadêmica, ministrando aulas para cursos técnicos e faculdades. Tudo depende das suas habilidades e daquilo que você tem mais afinidade.
Para seguir na área acadêmica, o seu currículo deve ser mais voltado para iniciações científicas durante a graduação, além de mestrado e doutorado após o final da faculdade.
Dito isso, com o objetivo de atualizar você sobre a área de Design Gráfico, iremos abordar as principais tendências da área em 2022. Entenda:
As 5 tendências para o designer gráfico em 2022
Assim como nas outras áreas, é importante se manter atualizado sobre as tendências que vão surgindo com o passar do tempo. Por esse motivo, colocaremos algumas que servirão para o designer gráfico de sua empresa:
- Em 2022, as cores mais usadas são: neon e pastéis;
- Utilize fontes clássicas, pois elas transmitem credibilidade;
- Invista em infográficos informativos;
- Desenvolva dados divertidos, juntando cores e imagens;
- Aposte em cores vibrantes.
Como bônus, iremos citar mais uma tendência que, dentre todas as citadas, é a mais vista na área. Trata-se de apostar em ícones coloridos, pois eles estão sendo utilizados frequentemente neste ano de 2022.
No mais, estas são as principais tendências que surgiram ao longo do ano de 2022. Vale ressaltar a importância de se manter atualizado e sempre buscar novidades e mudanças para mostrar aos seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.