Esta postagem foi atualizada em 11 de abril de 2023
Aqueles que utilizam das vantagens do email marketing, prezam por uma boa entregabilidade.
Por isso, fazer com que o email chegue à caixa de entrada dos destinatários é um desafio para atingir melhores resultados.
E é um desafio também entender se as campanhas de e-mail marketing ainda dão resultados.
Principalmente em contexto de aliar essa tática com as principais estratégias de marketing digital.
Contudo, um estudo realizado pela Return Path, detectou que cerca de 20% dos emails enviados podem não chegar até a caixa de entrada.
Causando impactos para quem deseja melhorar as taxas de abertura.
A duvida é, como garantir que o email marketing será lido?
Continue a leitura deste conteúdo e conheça 6 ações para melhorar a entregabilidade.
Vamos lá!
Conteúdo:
Diferenças entre entrega e entregabilidade do email marketing
Toda campanha de email marketing deve oferecer conteúdos relevantes para a base de contatos.
Porém, não adianta se esforçar e as mensagens não atingirem os seus destinatários.
Sendo assim, é fundamental entender a diferença entre entrega e entregabilidade.
De maneira bem simples, a entrega está ligada ao destino inicial da mensagem, mostrando somente se ela foi ou não aceita pelo provedor.
Por outro lado, a entregabilidade se relaciona diretamente ao destino final dado pelo provedor a sua mensagem (spam ou inbox).
O que é entrega de email
É a capacidade dos emails chegarem ao provedor (Gmail, Outlook, Yahoo!) do seu cliente, sem passar por nenhum erro ou até mesmo bloqueio.
Quando um endereço não existe ou a caixa de entrada está sobrecarregada, esses erros podem acontecer.
As informações não dizem para onde os e-mails foram direcionados, fazendo com que cheguem na caixa de entrada ou caiam na caixa de spam.
O que é entregabilidade de email marketing
Está relacionada com a capacidade dos emails alcançarem a caixa de entrada dos clientes.
Boas práticas e algumas iniciativas podem ajudar a melhorar a entregabilidade.
Como:
- Conteúdos de qualidade;
- Segmentação;
- Autenticações;
- Reputação do remetente.
O que afeta a entregabilidade do email marketing
Quando o destinatário não opta em receber emails marketing da sua empresa, e mesmo assim ele recebe, corre o risco dos emails serem marcados como spam.
E além disso, podem afetar o customer experience com a marca.
Esse aviso possui um enorme peso para a reputação da sua marca, isso porque, quanto mais reclamações, pior será a sua entregabilidade.
Mesmo que as suas campanhas sejam enviadas para usuários 100% cientes, o remetente terá a sua entregabilidade comprometida.
Isso se a estratégia for baseada em picos de envio sem uma frequência determinada
Para que nada seja afetado, é importante avaliar e punir remetentes que apresentam mau comportamento com a listagem dos domínios e IPs de envio.
6 ações para melhorar a entregabilidade do email marketing
O primeiro passo é adaptar os envios de email marketing para o seu público-alvo e a sua empresa.
Algumas dicas irão auxiliar na hora de definir as estratégias.
Acompanhe também: 15 Dicas Fantásticas para Aprender Marketing de Conteúdo na Prática.
Veja a seguir 6 ações para melhorar a entregabilidade do seu email marketing:
#1 Exclua os contatos inativos
Mantenha sua lista de contatos atualizada e exclua os inativos ou aqueles que não acessam mais os e-mails.
Essa “limpa” irá garantir que os emails marketing sejam enviados apenas para contatos relevantes e que consequentemente irão abrir o conteúdo.
#2 Exclua os contatos que cancelaram a assinatura
Se um cliente cancelar uma assinatura, significa que ele não quer mais receber suas informações e conteúdo, então, os excluam dos seus contatos.
Isso evita que e-mails sejam enviados e dados como spam, o que certamente afeta a sua entregabilidade.
#3 Monte uma lista de contatos “opt in”
É recomendado que os contatos sejam apenas opt in, justamente por se tratar da forma certa de construir uma lista de qualidade.
Enviar emails para listas sem ser opt in, afeta de forma negativa a entregabilidade e a reputação dos seus envios.
Isso porque certamente você será definido como Spammer.
#4 Personalize os envios
Utilize formulários de pesquisas ou de cadastros para determinar qual informação e estilo utilizar com os diferentes grupos de clientes.
Na era da comunicação em massa, da inovação disruptiva e da transmissão rápida de mensagem, seus consumidores vão apreciar essa abordagem.
Aproveite para entrar em contato com esses contatos e depois fazer o follow up.
Um processo de vendas que conversa com os leads para aumentar as chances de conversão.
#5 Use autenticações nos DNS do seu domínio
Autenticar o seu domínio é uma forma de evitar que os emails caiam na caixa de spam.
Um processo que oferece melhor identificação de domínio para as suas mensagens.
Fazendo com que os provedores de internet reconheçam como uma fonte de envio válida e segura, ou seja, uma forma de provar que tudo o que está sendo enviado é verídico.
#6 Crie perguntas e responda com o email marketing
Se um cliente assina a sua newsletter, ele quer receber seus conteúdos.
Nesse caso, proporcione ações para que ele faça perguntas sobre um produto ou serviço, e o responda através do e-mail marketing, demonstrando dedicação e importância com ele.
Essas correlações auxiliam na automação de marketing e na reputação da empresa para os mecanismos de busca como o Google.
Ademais, o email é uma ferramenta poderosa para manter a comunicação com a sua audiência e clientes em potencial.
Certamente as ações citadas vão te ajudar a melhorar a entregabilidade dos seus emails marketing.
E, com isso, ajudar a criar uma marca valiosa para brigar pelas primeiras posições no Google.