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As tendências do marketing digital para os próximos anos e como se preparar para elas?

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Em todos os setores existem as tendências que estarão em alta para os próximos anos. Desta forma, seja para um novo jeito de fazer manutenção de compressores ou para um o marketing digital, ficar de olho nesse detalhe é essencial.

Mas especificamente hoje, iremos focar nossos esforços nesse último setor que comentamos. Além disso, avaliamos como nos prepararmos para elas. Se ficou curioso e deseja compreender melhor, continue conosco.

As tendências do marketing digital para os próximos anos

O marketing digital é uma área que está em constante evolução e as tendências do setor mudam rapidamente. Com a crescente adoção da tecnologia e a mudança de comportamento dos consumidores, as empresas precisam estar atentas às novidades para manter-se competitivas. 

Dividiremos elas em subtítulos, para facilitar o entendimento e a leitura. Lembrando que saber antecipadamente de cada uma é tão imprescindível quanto a aquisição de rodas para paleteiras para empresas que tenham empilhadeiras.

Conteúdo em vídeo

Nos últimos anos, o conteúdo em vídeo se intensificou. Essa tendência deve continuar nos próximos anos, de acordo com pesquisas recentes. Além disso, vemos que 54% dos consumidores desejam ver publicações das marcas que acompanham. 

Além disso, esta é uma forma envolvente de comunicação, usada em diferentes etapas do funil de vendas. Então, pensemos que seja gestor de uma marca de sensor de temperatura e umidade. Que tal criar um roteiro explicando como este equipamento consegue mensurar e exibir detalhes em um display. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) continuará se propagando nos próximos anos. Com ela, é possível personalizar a experiência do usuário, melhorar a segmentação de anúncios e aumentar a eficiência das campanhas de marketing, só para citar alguns exemplos. 

Além disso, ela analisa dados e prevê tendências, o que pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas. Sem ela, certamente você ficará para trás e verá seus ganhos diminuírem.

Automação de marketing

Com a automação de marketing, é possível agilizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência das campanhas. Além disso, permite a personalização de mensagens, o que pode aumentar o engajamento dos usuários.

Se mesclá-la com outros tópicos inseridos aqui, será como os queimadores industriais, que mistura o combustível com o ar ou oxigênio para realizar uma combustão controlada.

Realidade aumentada

Esta tecnologia permite a sobreposição de elementos virtuais no mundo real. É bem verdade que já é usada em diferentes áreas. Contudo, frisamos que, no marketing digital, ela gerará experiências interativas e envolventes para os usuários. 

E não para por aí, já que pode ser usada em anúncios, landing pages e até mesmo em lojas virtuais. Talvez ela, ao lado dos chatbots e da inteligência artificial, sejam aquelas que não devem faltar em seu ‘pacote de tendências’.

Chatbots

Os chatbots são programas de computador que usam inteligência artificial para interagir com os usuários e ficaram ainda mais famosos após a pandemia. Essa tecnologia já é usada em diferentes áreas.

Já no marketing digital, pode ser usada para melhorar a experiência do usuário e é possível fornecer respostas rápidas e personalizadas para os usuários, além de ajudar no atendimento ao cliente.

Marketing de influência

Pense em algo que envolva o uso de influenciadores para promover uma marca ou produto. O marketing de influência está nas redes sociais como Instagram e TikTok, e deve continuar crescendo. 

Ajuda o gestor a gerar uma abordagem mais autêntica e personalizada, e pode ser uma forma eficiente de alcançar novos públicos. Verá que seus inscritos aumentarão e haverá maior fidelização das pessoas interessadas.

Como se preparar para elas?

Devemos dizer que é essencial que empresas e profissionais da área se preparem para o que está por vir. De nada adianta ficar parado no tempo, apenas olhando os concorrentes fazerem sucesso.

Por isso, além da lista das tendências, também tivemos o cuidado de falar na preparação para cada uma delas. E, em primeiro lugar, é fundamental se manter atualizado nas novidades e tendências do mercado. 

Busque participar de eventos, palestras e cursos, além de estar sempre lendo conteúdos relevantes sobre o assunto. Além disso, apesar de já termos comentado sobre inteligência artificial, ressaltamos que ela está em todos os lugares e jamais deve ser esquecida.

Por fim, foque na experiência do usuário, até porque, os consumidores estão cada vez mais exigentes quando se trata desse tema. Por isso, chame profissionais experientes para criar interfaces mais intuitivas e agradáveis, além de oferecer conteúdo de qualidade e relevantes para o público-alvo.

Todas essas decisões devem passar pelo seu time de planejamento, para montarem estratégias de curto, médio e longo prazo, para não impactar negativamente a saúde financeira da empresa.

Entenda que as tendências do marketing digital para os próximos anos e essa preparação irão fortalecer seu caminho, assim como reter os talentos e dar amplitude para novos investimentos.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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