Esta postagem foi atualizada em 5 de junho de 2023
A saúde mental é uma pauta que está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e de diversas pessoas ao redor do mundo, isso porque falamos de um assunto extremamente importante e que pode trazer problemas para qualquer pessoa.
Nos últimos tempos, infelizmente nos deparamos com diversos casos de pessoas que desenvolveram diversos problemas relacionados à saúde mental por conta das redes sociais e do marketing digital.
Caso você não saiba, o marketing digital pode ser entendido como um conjunto de estratégias que são aplicadas dentro de um ambiente 100% online e tem como principal objetivo ajudar pessoas e marcas a construírem e desenvolverem seus negócios.
Com a chegada da internet e das redes sociais, o marketing digital se tornou algo comum para a maioria das pessoas que desejam mais sucesso em seus negócios, mas quem se jogou de cabeça nesse universo acabou pagando um alto preço.
Por isso, muitas pessoas que pesquisam por um esterilizador para laboratório na internet e encontram um de qualidade em poucos segundos também estão se esforçando para encontrar profissionais e dicas que as ajudem a enfrentar os problemas que aparecem.
E quando falamos de problemas, não nos referimos apenas aos desafios profissionais que podem surgir nessa caminhada, mas dos problemas relacionados à saúde mental de quem trabalha nesse universo e entender a dinâmica que é.
Só quem trabalha diretamente com as redes sociais e com o marketing digital em si sabe como é colocar a cabeça no travesseiro para dormir à noite e ver que a mente não consegue parar de pensar por um minuto e descansar.
Muitas vezes as pessoas se pegam virando de um lado para o outro pensando em ideias e formatos de conteúdo ou até mesmo em novas estratégias para captar mais clientes, e com isso não percebem que estão colocando sua saúde em risco.
Seja o dono de uma marca de saco big bag ou até mesmo o novo estagiário de uma empresa multinacional, a relação entre o marketing digital, as redes sociais e a saúde mental nunca foi tão estreita como é nos dias de hoje.
Pensando nisso, hoje resolvemos ir a fundo nessa pauta e explicar mais sobre essa relação, e ainda por cima oferecer algumas dicas para te ajudar a blindar sua mente de notícias, conteúdos e pessoas que não irão te ajudar nessa jornada.
Conteúdo:
A relação entre saúde mental e a pressão online
Para começo de conversa, precisamos entender sobre a relação entre saúde mental e a pressão online, seja a gerada pelo trabalho com marketing digital ou pelo consumo contínuo das redes sociais, o que gera grandes problemas.
Existem diversas pesquisas e dados que comprovam como o consumo em excesso da internet atrapalha a vida das pessoas e acaba estimulando o desenvolvimento de diversos tipos de problemas relacionados à saúde mental, como:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Estresse;
- Baixa autoestima;
- Burnout;
- TDAH;
- Distúrbios alimentares;
- Comparação.
Sabemos bem que a chegada da internet, das redes sociais e do próprio marketing digital foi um marco bom para os consumidores que procuravam por uma cancela de estacionamento automática, por exemplo, e também os empreendedores.
Isso porque ambos viram nessas inovações meios de comunicação, consumo e pesquisa bem mais acessíveis, podendo encontrar o que precisavam e o que queriam em poucos minutos, com apenas alguns cliques e sem precisar sair do lugar.
Por outro lado, todo esse universo também acabou estimulando cada vez mais problemas relacionados à saúde mental, pois essas plataformas foram criadas justamente com o objetivo de reter a atenção dos usuários.
Quanto mais tempo uma pessoa gasta na internet, mais dinheiro aquela plataforma ganha, por isso é normal perder a noção do tempo ao mexer nas redes sociais, pois o sistema por trás delas sabem o que você gosta de consumir e oferecem isso para você.
Por mais que alguns usem as redes sociais para fins bons, como a realização de um treinamento de reciclagem nr10, existem aqueles que não se dão conta de como o consumo incontrolável das redes pode afetar sua saúde mental.
Para quem trabalha com a internet todos os dias, e principalmente com o marketing digital, sabe bem lidar com os algoritmos das redes, as mudanças nas plataformas e as diversas estratégias desse universo não é algo fácil.
Sendo assim, é importante nos cuidarmos, pois as redes sociais e a internet são inovações que não prometem ir embora, por isso cabe a cada um de nós saber usá-las para o bem e aprendermos a controlá-las, caso contrário serão elas que irão nos controlar.
Dicas de como blindar a mente para ações no mundo virtual
Tendo em vista os diversos problemas relacionados à saúde mental e que afetam diretamente a vida das pessoas que consomem muitos conteúdos ou trabalham com o marketing digital, é importante saber como blindar suas mentes para esses problemas.
Claro que nada precisa chegar a um extremo, como o fato de parar de usar a internet ou excluir todos os seus perfis nas redes sociais, até porque elas ainda são ótimas para encontrar um bom programa de controle médico de saúde ocupacional e se comunicar.
O fato é que existem dicas simples, acessíveis e práticas que você pode aplicar no dia a dia e que pouco a pouco irão te ajudar a consumir conteúdos mais relevantes e não deixar que esse universo afete a sua saúde mental. Confira abaixo algumas delas:
Silencie as notificações
A primeira dica é justamente a ação de silenciar as notificações de alguns aplicativos, principalmente aqueles que você mais consome ou que mais chamam a sua atenção quando chega uma notificação e você não consegue resistir à tentação de não acessá-la.
Entretanto, caso o aplicativo em questão seja um extremamente importante para o seu dia a dia, você pode escolher selecionar apenas alguns contatos ou perfis que costumam te trazer notícias ruins, é uma ótima forma de filtrar o que você consome.
Evite ver o celular ao acordar e antes de dormir
Hoje, é normal ver pessoas que, ao acordarem, já abrem as redes sociais para ver as notícias e que antes de dormir pesquisam por uma empresa de câmeras de monitoramento, pois se lembra que precisa de uma para sua casa.
Quando se trata de uma urgência ou necessidade, não há problemas, mas quando isso se torna um hábito, pode atrapalhar o início do seu dia, que já pode começar com notícias ruins e até mesmo a sua noite de sono após consumir algo que não te fará bem.
Fique longe das telas durante o fim de semana
Normalmente a maioria das pessoas costumam estar longe do trabalho e dos estudos aos fins de semana e feriados, sendo assim essa é a oportunidade perfeita para ficar longe das telas e aproveitar para estar com quem ama e fazer o que gosta.
Agora, se você também trabalha aos fins de semana, recomendamos que use o tempo livre que tiver para ficar o mais longe possível das telas, será um bem para você e para a sua mente, que se sentirá em paz e poderá de fato descansar.
Bloqueie comentários ofensivos
Infelizmente na internet também existem pessoas desagradáveis que se escondem atrás de perfis para destilar ódio sobre pessoas e marcas, por isso, ao detectar comentários ofensivos no perfil da sua empresa de urnas funerarias ou no seu perfil pessoal, bloqueie.
A maioria das redes sociais oferecem essa opção e é preciso usá-la quando necessário, muitas vezes não vale a pena discutir com alguém ou tentar fazê-la pensar diferente a partir do momento em que a falta de respeito existe, não dê atenção e exclua-os.
Reavalie as pessoas que você acompanha
Outro ponto muito importante para te ajudar é a reavaliação dos perfis que você segue e os que você mais consome conteúdo todos os dias, isso porque essas pessoas influenciam diretamente no seu dia a dia, mesmo que você não perceba.
Sendo assim, é mais do que válido tirar um dia para ver quem você segue e se perguntar se aquela pessoa ou perfil realmente te agrega algo bom no dia a dia, caso contrário, talvez seja o momento de deixá-la de lado para se preocupar com a sua saúde mental.
Faça terapia
Por fim, mas longe de ser menos importante, assim como existem profissionais especialistas em uma consultoria ambiental para ajudar empresas desse ramo, também existem profissionais para te ajudar com problemas relacionados à saúde mental.
Por isso, não deixe de procurar por terapia quando se der conta que está se sentindo mal ou que as dicas que aplicou já não estão te ajudando como deveriam, esse pode ser um sinal de que é preciso ajuda de especialistas no assunto.
Com isso você conseguirá continuar no mundo digital, seja trabalhando com marketing ou apenas consumindo conteúdo, mas com mais consciência e saúde, entendendo que aquilo é apenas um recorte injusto da vida de milhares de pessoas.
Considerações finais
Dessa maneira você verá como sua saúde mental estará cada dia melhor e mais preparada para lidar com os desafios e diferentes momentos da vida, enfrentando-os com mais leveza e se preocupando com o seu bem-estar e a sua felicidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.