Pular para o conteúdo

Como utilizar lives na sua estratégia de marketing?

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 19 de julho de 2023

As transmissões ao vivo podem ser uma estratégia de marketing muito interessante para engajar seu público e criar campanhas pontuais.

Elas já têm um espaço cativo nas estratégias de grandes empresas do mercado, que se destacam. Esse formato de transmissões de vídeo ganhou espaço nas redes sociais e cada vez mais nos mostra que existe alternativa de programação para além da mídia tradicional.

Para se aproximar do seu público, deixar sua marca mais forte e mostrar o lado humano da sua empresa, comece a investir nas transmissões ao vivo.

Como as transmissões ao vivo se aplicam ao marketing?

Atualmente não podemos pensar em uma estratégia de marketing sem a integração de conteúdos em vídeo.

Pode ser uma propaganda, uma palestra ou uma animação, o fato é que sua empresa precisa estar preparada para lidar com as transformações na demanda do público, o que inclui um formato que permita que sua empresa e a persona interajam cada vez mais.

É nesse cenário que sua empresa de engate rápido pneumático precisa conhecer a Live Stream.

Esse formato engloba alguns valores que fazem a diferença na gestão do seu público e de suas mídias sociais, como o imediatismo, a singularidade e a interatividade. Falamos em imediatismo, pois uma transmissão ao vivo só existe naquele instante imediato em que ela é produzida.

Ainda que o usuário tenha um posterior acesso à gravação, a experiência não será a mesma daquela proporcionada pelo Live Vídeo. Quanto à singularidade, cada transmissão é única. É praticamente impossível ensaiar e tentar reproduzir um vídeo ao vivo.

A escolha de palavras, a interação com o público, o contexto e tom de voz não podem ser replicados, por isso elas são tão desejáveis.

E a interatividade é o ponto-chave das transmissões ao vivo. Essa possibilidade de interação com o público faz com que eles entendam a importância que têm para sua empresa de compressor de ar industrial.

Uma transmissão ao vivo abre espaço para a coleta de feedbacks em tempo real, e para a solução de dúvidas pontuais sobre o produto ou serviço oferecido. Elas oferecem ao público um contato humanizado que pode ser estabelecido a favor de sua marca. Prepare ações como:

  • Bate papos;
  • Jogos;
  • Exposição de novos produtos;
  • Bastidores;
  • Coleta de feedback;
  • Sessão de perguntas e respostas;
  • Transmissão de eventos;
  • Shows e palestras na empresa;
  • Cotidiano de seus colaboradores.

As transmissões ao vivo permitem que seu negócio suba para um patamar diferenciado quanto à interatividade com o público, de forma que você só tem a ganhar com esse novo canal de comunicação para sua empresa de cabine de pintura industrial.

Quais os empecilhos?

Uma vez que as transmissões ao vivo são tão benéficas, poucas empresas brasileiras apostam nessa alternativa por medo. São vários fatores: medo de errar, medo de comprometer o nome da empresa, medo de colocar uma palavra fora do lugar e medo de não fazer sucesso.

Outro problema é a limitação de aparelhagem para diversos empreendedores, mas na era dos celulares de alta performance, isso é o de menos.

O que pesa é a ideia de que a apresentação ao vivo precisa ser impecável, e que cada palavra precisa ser ensaiada. É preciso mudar sua forma de pensar, pois o que mais conta em uma transmissão ao vivo é a fluidez com que você transmite as ideias que preparou.

Você não tem que memorizar suas falas, deve aproveitar ferramentas como slides para não perder o ritmo da apresentação, além disso deve se concentrar em ser agradável e se comunicar com seu espectador.

Assistir vídeos da concorrência, treinar a voz e separar os assuntos que devem ser abordados são algumas estratégias que podem ser adotadas para ajudar na apresentação do vídeo ao vivo de sua empresa de redutor de velocidade industrial.

Como fazer uma transmissão ao vivo?

Após entender mais sobre as transmissões ao vivo, vamos abordar como fazê-las em diferentes redes sociais.

YouTube

O YouTube está entre as redes sociais mais importantes para os brasileiros, contando com mais de 6 bilhões de horas de vídeos assistidos mensalmente.

A plataforma oferece duas opções diferentes de formatação de conteúdo: o “Transmitir agora” e “Eventos”, para além da alternativa mobile. A principal diferença entre esses dois modos está em suas opções de controle da transmissão.

Ao começar sua live por meio da alternativa “Transmitir agora”, a plataforma irá detectar automaticamente o frame e resolução da transmissão.

Dessa forma, quando você estiver online, a rede irá reduzir os dados de modo a permitir que usuários que dependem de resoluções mais baixas também possam acessar o conteúdo.

Na opção “Eventos” sua empresa de trocador de calor industrial tem muito mais liberdade na criação de sua live, podendo definir o horário de início, múltiplos canais de stream, privacidade e a possibilidade de testar com antecedência para checar o equipamento.

É preciso estar atento para o fato de que antes você precisa ter atualizado no seu computador o software de codificação utilizado pelo YouTube.

No celular, basta acessar o aplicativo e clicar no ícone da câmera que fica na barra superior da tela. É possível adicionar título, usar filtros e conferir comentários e acessos instantâneos.

O YouTube Live tem a grande vantagem de seu Analytics, que além de dados de acesso, também fornece informações como sexo e localidade dos espectadores, e se você quiser tem um relatório completo disponível para download após a transmissão.

Facebook

Mas dentre todas as opções de transmissão ao vivo para sua empresa de broca de aço rápido, a mais popular ainda é o Facebook.

Contar com a exibição de vídeos em sua fanpage é uma grande vantagem, então vamos entender como funciona essa ferramenta na rede social mais popular do mundo. 

Primeiro abra a página do Facebook em seu navegador e clique em “No que estou pensando?” no topo do feed de notícias.

Então selecione a opção “Vídeo ao vivo”, de forma que você pode adicionar uma descrição se quiser. Para finalizar clique em “Transmitir ao vivo” e seu vídeo será exibido para seus seguidores depois de 3 segundos.

Durante toda a transmissão ao vivo é possível acompanhar quem está assistindo, comentários, compartilhamentos, alcance e reações deixadas pelos espectadores.

Cada live pode durar até 4 horas, e é possível selecionar uma audiência específica para ter acesso ao conteúdo.

Para quem trabalha com diferentes públicos segmentados, essa é uma vantagem, pois ajuda no controle do tipo de conteúdo que chega a cada uma das personas de sua empresa de serviço de soldagem.

Na transmissão ao vivo pelo Facebook, os usuários que mais interagem com a sua marca recebem uma notificação a respeito do seu vídeo, o que ranqueará melhor que conteúdos de textos e imagens estáticas em sua página.

Instagram

O Instagram Live é uma plataforma mais intuitiva para gravar seus vídeos, com a diferença que cada transmissão fica disponível somente por mais 24 horas.

Devido ao clima de imediatismo do Instagram Stories, o ideal é fazer uso da alternativa de Live Vídeo apenas para questões mais casuais.

Demonstrações rápidas de produtos e bate papos se encaixam bem com a dinâmica da plataforma, ao contrário de longas palestras e shows, que se encaixam melhor com o Facebook.

Para usar o modo ao vivo abra o aplicativo, selecione a opção de Stories no canto superior esquerdo, arraste a tela para a esquerda e selecione a opção “Ao vivo”.

As transmissões têm duração máxima de 1 hora, usuários ao vivo ganham uma marcação ao redor do seu avatar no Stories e podem aparecer na aba de “Descobertas”.

Também é possível acompanhar quem visualiza sua transmissão, comentários, reações e impressões, e se for necessário é possível banir um usuário tóxico da transmissão.

Twitter

Os vídeos pelo Twitter não são tão populares hoje em dia, mas para empresas com forte presença na rede, pode ser uma boa opção.

Essa funcionalidade foi implementada em meados de 2016, quando a plataforma decidiu que seria uma boa ideia herdar algumas características do antigo Periscope.

Para fazer sua transmissão, selecione a opção “Ao vivo” que aparece no aplicativo assim que você pede para compor uma nova mensagem. Ao longo da transmissão você tem acesso aos comentários, número de espectadores e curtidas.

Após a exibição do seu vídeo ficar disponível para visualização na timeline da plataforma, ele será automaticamente enviado para o Periscope, ainda que você não tenha uma conta lá.

Considerações finais

Sua empresa de rebobinagem de motores ainda pode ter outras opções de plataformas para sua Live Stream, redes como:

  • UStream;
  • LiveStream;
  • Twitch;
  • Veetle.

Esse recurso traz infinitas possibilidades de promoção do seu negócio, e não pode ser deixado de lado na hora de montar uma boa estratégia de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x