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E-mail marketing: conheça ferramentas para sua estratégia

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 12 de junho de 2023

Quem trabalha com marketing sabe que o e-mail marketing é o coração de uma estratégia de marketing digital. Trata-se de uma excelente ferramenta para qualquer empresa se relacionar com sua audiência de forma personalizada.

Por muito tempo, diversas empresas cometeram muitos abusos com relação ao e-mail marketing, fazendo um uso errado da estratégia. Isso fez com ele fosse trocado por outros canais, como as redes sociais, por muitas empresas.

O fato é que um canal não exclui o outro. Com um mercado mais educado sobre as boas práticas e com mais tecnologia desenvolvida, o e-mail marketing voltou a se destacar por possuir características valiosas e únicas.

O alcance é uma delas, já que um e-mail é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet, sendo uma ferramenta totalmente incorporada nas vidas das pessoas.

Outro fato é que os e-mails são uma forma de contato mais profundo e direto, diferente das redes sociais onde fala-se para todos, e as diversas conversas perdem-se entre umas e outras.

Isso além do fato de que se alguém não está online no momento da publicação, dificilmente voltará para ler o que foi publicado antes.

Por outro lado, os e-mails são olhados de forma mais cuidadosa, geralmente todos os dias. Ainda que tenhamos que lidar com alguns spams indesejados, existe uma propensão maior de acompanhar cada mensagem de forma que tudo que é importante será lido.

Neste artigo vamos abordar as ferramentas de e-mail marketing e como você deve escolher a ferramenta certa para sua empresa de leitor biométrico para controle de acesso.

Para que serve essa ferramenta?

Para sanar a dor de quem está começando a fazer marketing digital e certamente encontrou algumas dificuldades em enviar e-mails em grande escala ou gerenciar uma extensa lista de contatos, um software de e-mail marketing pode ser a solução.

Com uma ferramenta de e-mail marketing você pode segmentar seus contatos, tendo controle total do público que irá receber seus e-mails. Você pode criar layouts eficientes, ajudando na criação do design do e-mail e criando templates replicáveis.

É possível automatizar o disparo de suas campanhas, ganhando produtividade e eficiência no envio de e-mails. E por fim você pode acompanhar o desempenho dos disparos, vendo quantas aberturas e cliques suas campanhas tiveram, entre outras estatísticas.

Para uma empresa de ponta, como uma fábrica de luminárias SP, contar com uma ferramenta de e-mail marketing é fundamental.

Ferramentas mais utilizadas

Hoje, a grande maioria das empresas já entendem que não adianta gerar tráfego e não se relacionar com seus visitantes.

De acordo com a pesquisa Tech Trends realizada em parceria com a Rock Content, 87% das empresas de tecnologia utilizam alguma ferramenta de e-mail marketing.

Conheça algumas das ferramentas mais utilizadas para o envio de e-mails em estratégias de marketing digital:

  • Mailchimp;
  • RD Station Marketing;
  • Locaweb Email Marketing;
  • ExactTarget – Salesforce;
  • All In Mail;
  • Akna;
  • GetResponse;
  • Benchmark;
  • KlickMail;
  • Mailee;
  • E-goi Email Marketing;
  • Sendy.co.

Faça como empresas de jateamento com gelo seco que optam por ferramentas que realmente satisfazem suas necessidades.

Como escolher uma ferramenta?

A realidade é que toda empresa que já tem ou pretende incluir uma estratégia de e-mail marketing em seu planejamento já passou ou vai passar pelo desafio de escolher um software que atenda suas necessidades.

Mas existem muitas ferramentas diferentes com diversas funcionalidades, e por isso é bem comum ficar perdido em meio a tantas opções.

Para começar, é preciso se fazer 2 perguntas: qual é seu objetivo com o e-mail marketing? Quais as funcionalidades que sua empresa precisa para atingir esse objetivo?

A partir desses questionamentos, listamos abaixo os principais pontos que uma empresa de locação de impressoras e copiadoras deve observar para procurar o software de e-mail marketing ideal.

  1. O software/empresa possui boa reputação no mercado?

A primeira coisa que você precisa conferir é a reputação do software de e-mail marketing no mercado. Procure saber sobre as empresas que utilizam, busque por cases de sucesso e, se for possível, converse com alguém que utilize a ferramenta.

É preciso apontamentos se a empresa possui um bom suporte, se a ferramenta é fácil de usar, se a entrega e o relatório das campanhas são bons, entre outros.

E atenção: não é apenas a reputação da empresa em si que deve ser avaliada, mas também a reputação do IP de envio do e-mail.

Ao escolher seu software de e-mail marketing, uma fábrica de camisetas promocionais precisa considerar todos os fatores e pode conferir sobre o IP da ferramenta no site SenderScore.org.

  1. Como é a integração com outros serviços?

Uma vez que o e-mail marketing é uma parte muito importante da estratégia de Inbound Marketing, é essencial que tenha integração com outras ferramentas, como landing pages, CRM e Analytics.

Existem dois principais objetivos dessas integrações: o primeiro é evitar a perda de informação e uma consequente má segmentação.

O segundo é obter mais inteligência sobre os leads, sabendo além que quais materiais um usuário baixou, quais campanhas de e-mail e fluxos de automação participou, no que engajou.

Ao pensar em vendas, esses tipos de informações são muito úteis para ajudar na abordagem dos potenciais clientes.

Se sua empresa de elaboração de projeto de combate a incêndio já utiliza CRM ou algum serviço para páginas de captura de leads, é fundamental se certificar que o software de e-mail marketing permite essa integração.

Uma opção é usar softwares horizontais de marketing digital, que já contam com todas essas ferramentas integradas entre si e com terceiros.

  1. As listas são estáticas ou dinâmicas?

A segmentação é uma das chaves do sucesso no e-mail marketing, de forma que quanto mais segmentado for um e-mail, maior será o interesse do lead sobre o assunto, e melhores serão as métricas diretas, como taxa de abertura e de cliques, e as indiretas.

Visando fazer a segmentação de uma base de leads antes do envio de uma campanha, você trabalha as listas, que podem ser estáticas ou dinâmicas.

Nas listas estáticas, cada um dos novos nomes e e-mails precisam ser adicionados e atualizados manualmente antes de cada envio. Já nas listas dinâmicas, o próprio software fará por você esse filtro com base em diversas informações, como:

  • O cargo que o lead ocupa;
  • O estágio da compra em que se encontra;
  • O segmento de mercado que atua;
  • O tema de interesse.

Uma empresa de grade para fechamento de área, além da segmentação automática, ganha tempo ao não precisar se preocupar em fazer atualizações manuais das listas antes de cada envio.

  1. O software tem funções de Automação de Marketing?

Ao evoluir no uso de e-mail marketing e na estratégia de Inbound Marketing, é natural que comece a sentir a necessidade de fazer a automação.

Você pode querer “esquentar” os leads e aumentar a qualidade de contatos que passam pela área de vendas ou para dar conta e manter o volume de leads gerados mensalmente.

Para isso é importante avaliar desde o início se o software de e-mail marketing possui a funcionalidade de automação, seja ela mais simples com Autoresponders, ou mais avançada, com Workflows, por exemplo.

Usando uma ferramenta que possui listas dinâmicas e seja integrada com outros serviços utilizados pela área de marketing, uma fábrica de capachos personalizados consegue bons resultados com suas campanhas de e-mail marketing.

Pontos importantes que você deve avaliar

Separamos uma listagem a seguir com todos os tópicos que sua empresa deve checar para avaliar um software de e-mail marketing. Confira.

  • Possui boa reputação de IP?
  • Tem cases de sucesso?
  • Possui integração com o CRM da sua empresa?
  • Tem integração com o serviço de landing page?
  • A ferramenta fornece informações sobre abertura, clique, descadastros?
  • A ferramenta fornece informações sobre bounces e mapas de cliques?
  • Permite fazer segmentação de leads a partir dessas informações?
  • Permite criar fluxos de automação a partir dessas interações?
  • Possui merge tags (possibilidade de usar informações personalizadas)?
  • O suporte é bom?
  • Fornece templates prontos, precisando apenas mudar as imagens e textos?
  • Aceita importar os contatos que sua empresa já tenha?
  • Informa os contatos inválidos para limpeza da lista?
  • Possui um histórico de cada contato?
  • Tem Automação de Marketing?

Checando cada um desses pontos, você certamente vai escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing, se adequando às suas necessidades.

Considerações finais

Nesse ponto, esperamos que tudo que você precisa saber sobre e-mail marketing e suas ferramentas esteja mais claro.

Se você está procurando uma ferramenta, lembre-se que durante sua avaliação é importante fazer um período de testes para checar todos os pontos apresentados, vendo se sua empresa irá se habituar com a ferramenta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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