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Entenda tudo sobre o Manual de Identidade Visual

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 7 de abril de 2023

Saber como expressar o propósito de uma marca é muito importante para manter uma comunicação saudável, principalmente para que os consumidores possam entender o propósito da empresa. E é nessa parte que surge o manual de identidade visual.

Se caso você seja novo nesse meio, precisa saber que um manual de identidade visual é uma documentação que fornece diretrizes e padroniza a aplicação correta da marca.

Diante deste sentido, sempre que for preciso coletar informações sobre a aparência da sua marca ou mesmo sobre o modo adequado de aplicá-la, este manual deve ser consultado, a fim de trazer uma garantia a mais sobre as suas ações.

Da mesma maneira que as estratégias de SEO são fundamentais para alcançar quem pesquisa “extintor de incêndio preço”, por exemplo, o manual de identidade torna-se uma peça determinante na garantia de potencializar a imagem de uma marca perante o público.

Portanto, é um material essencial para quem quer se manter coerente com o seu propósito e conquistar um destaque maior no mercado. Para as empresas, esse manual pode funcionar como um guia prático de utilização. 

Trata-se de uma série de práticas que você pode adotar na sua empresa, ou seja, se você possui uma loja virtual que vende pergolado de ferro, por exemplo, considere usar o manual para garantir que a imagem da sua marca seja reconhecida pelo público-alvo.

Para os designers que criam marcas, pode ser um diferencial a mais para o seu serviço no cenário competitivo e uma forma de garantir que a sua ideia seja bem aplicada, conquistando o almejado sucesso.

Dito isso, vamos entender o que de fato é o manual de identidade visual e como ele é importante. Confira:

O que é manual de identidade visual?

O manual de identidade visual também é conhecido como manual da marca. Trata-se de um documento que apresenta as regras e as diretrizes de uso da comunicação visual de uma empresa. Em outras palavras e de modo mais prático, é um guia de instruções.

Podemos dizer que esse manual funciona como um material de apoio, apresentando várias especificações e normas para aplicação e uso da identidade visual.

Dentro de um cenário tão competitivo, um negócio que trabalha com serviços de infraestrutura usando o manual de identidade possui mais chances de conseguir a aceitação de um cliente, ou seja, deve ser o mais escolhido entre os consumidores.

Muito mais do que o nome ou escolha de cores, esse manual é capaz de proporcionar uma padronização para as suas publicações, campanhas virtuais ou físicas, além de afetar até mesmo as estruturas das suas ações.

Por meio dessa padronização, até mesmo uma loja que vende tripé para extintores e produtos relacionados consegue ter o reconhecimento do público geral, mesmo que o negócio seja voltado para uma finalidade específica.

A partir do momento em que uma empresa começa a aplicar uma padronização nos seus pontos de contato, o consumidor é capaz de percebê-la e criar memórias afetivas com a marca com uma certa facilidade.

Dentro do manual há muito mais do que um compilado de informações técnicas, na verdade o documento abrange toda a base para a atuação.

É como se fosse um grande documento de um projeto ppci, que mostra todas as práticas necessárias para prevenção e proteção de combate a incêndio. Dessa forma, o manual de identidade visual deixa claro o que a empresa representa para o mercado.

Neste sentido, o manual da marca também dita o tom que as abordagens de marketing e propaganda devem possuir.

Ou seja, se o objetivo é aumentar a venda de um extintor abc 2kg, logo o manual de identidade deve apresentar as práticas necessárias para potencializar a venda deste produto.

Por exemplo, se um consumidor está acostumado com uma abordagem mais amigável e descontraída e isso muda, obviamente haverá um estranhamento por parte dele até que se acostume com a nova versão, assim como acontece com todos nós diante de mudanças.

A estranheza é a primeira reação que pode se agravar até o afastamento total deste consumidor com a marca.

Como usar este guia?

Para exemplificar melhor a utilidade deste guia, pense em uma grande marca de redes de café que usa as mesmas cores, copos e padrão de decoração em todo o mundo. Logo, você já deve lembrar de uma famosa rede de cafeteria que estabelece e adota o manual da marca.

A rede de cafeterias atua com franquias, mas como os dirigentes da marca garantem a aplicação correta de seus design em todas as lojas ao redor do mundo? A resposta: com um manual de identidade visual.

Desta forma, todo empreendedor que possui licença da rede de cafeteria recebe informações completas sobre a identidade visual da marca.

Portanto, na prática, o dono de uma loja da franquia terá acesso ao código das cores usadas, a fonte, toda parte técnica que esteja relacionada ao visual da empresa e o que ele representa para o mercado em que atua.

Dessa forma, rapida e independentemente de onde esteja, o consumidor sabe quem é esta empresa e o que ela fornece para o seu público.

Qual a importância de ter um manual de identidade visual?

De um modo geral, o manual de identidade visual é um documento técnico que garante que os elementos visuais e a identidade da marca serão respeitadas em todas as suas aplicações.

Neste sentido, é necessário ter um manual da marca, principalmente quando se realiza ações de marketing e publicidade. Afinal, trata-se de um documento capaz de manter a identidade consistente e coerente, criando conexões com todo o ecossistema envolvido.

Além disso, com a ajuda do manual fica ainda mais fácil criar itens de auxílio e divulgação, como cartão de visita, cartazes ou posts tendo um guia como ponto de partida.

Em outras palavras, se o objetivo é criar conteúdos sobre um gerador de energia a diesel para residência, por exemplo, todo o processo fica mais fácil de ser executado com a ajuda do manual.

Até mesmo a fachada e a disposição interna das lojas são melhores executadas quando as instruções do manual são seguidas.

Mas afinal, por que esse manual é tão importante? De uma maneira prática, a sua importância está nos seguintes aspectos:

  • Respeitar a aplicação dos elementos visuais da marca;
  • Manter o padrão visual;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Comunicação certeira com o público-alvo;
  • Reduzir as chances de erros dentro da empresa.

Portanto, são fatores que estão ligados diretamente com o reconhecimento, e os resultados de uma empresa.

Quem precisa de um manual de marca?

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, que este manual é somente para grandes empresas, a verdade é que até mesmo negócios de pequeno porte, sem filiais ou franquias, podem se beneficiar desse material.

Obviamente que, quando a marca é pequena ou entrou no mercado recentemente, é fácil manter o controle do uso de identidade visual.

Isto é, se você possui um pequeno negócio voltado para automação de piscinas, fica mais fácil adotar as práticas do manual e fazer com que a sua empresa conquiste o reconhecimento do público na área em que atua.

É muito comum que o próprio dono ou sócio das peças publicitárias, o que limita o número de envolvidos no processo de branding.

Contudo, à medida em que cresce, há maiores chances de recorrer a terceiros para realizar a publicidade. Neste momento, ter um manual de identidade visual é essencial para que os erros não aconteçam.

Além disso, o manual abre as portas para explorar todo o potencial da marca, o que faz com que a empresa alcance novos clientes, obtendo ainda mais resultados.

Na realidade, não é necessário ir muito longe para entender a necessidade deste manual. Imagine que você tem uma empresa sem este manual. Se um fornecedor for desenvolver um folder ou catálogo, ele pode trocar as cores ou mesmo alterar a reprodução do logo.

Mesmo que esses erros não pareçam tão graves, pequenas alterações de cor ou de formato da representação gráfica da marca, afetam o modo que o público identifica-a.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que o manual de identidade de uma marca é, de fato, muito importante para manter uma estratégia dentro de uma empresa.

Considerando que o cenário entre as empresas está cada vez mais competitivo, adotar um recurso a mais para potencializar o reconhecimento de uma marca é sim muito bem-vindo para quem deseja ser destaque no mercado.

Portanto, o manual de identidade visual é mais uma “ferramenta” que você pode utilizar para garantir a saúde do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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