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Marketing digital para designers: veja mais sobre essa junção

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 5 de junho de 2023

As estratégias de marketing e design colaborativo são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital.

Quando as equipes de marketing e design seguem caminhos separados, os resultados podem não ser tão bons, e sem dúvida isso impacta na autoridade da empresa.

Pesquisas recentes mostram que 86% dos funcionários dizem que um grande motivo para o fracasso no local de trabalho é a falta de colaboração.

No entanto, mesmo com esses dados, a maioria das empresas mantém as equipes de marketing e design separadas, o que é um grande erro para o bom desenvolvimento da marca da empresa.

Neste artigo vamos explicar por que o marketing é importante para os designers, falar um pouco sobre como é essa profissão e como é essencial construir pontes entre eles e o marketing digital.

Até mesmo para que uma empresa de treinamento e consultoria gere autoridade dentro do seu nicho de mercado.

Por que os designers são tão importantes?

Os designers desempenham um papel muito importante e único na sociedade. Isso porque um designer está sempre presente em diversos contextos e funções do nosso dia a dia, mesmo que de forma oculta.

Para entender a relação de um designer com o mundo ao nosso redor, tomemos como exemplo uma fabrica de produtos veganos.

Para que os produtos de fato cheguem até a mão do consumidor, os designers criam toda parte visual da embalagem, bem como a estrutura digital de logomarca para serem inseridas em sites e anúncios.

Ou seja, os designers são criadores de interfaces através das quais indivíduos, grupos e sociedades interagem com o mundo ao seu redor, seja no mundo físico ou no universo digital.

Eles criam toda parte visual de vários elementos com os quais os seres humanos interagem a todo instante. Ou seja, estão inseridos em:

  • Embalagens de produtos;
  • Cores dos objetos;
  • Funcionalidades de aplicativos;
  • Visual e elementos dos sites.

Esses são só alguns poucos exemplos de onde o trabalho de um designer pode estar inserido, mas considere que quase tudo ao nosso redor no mundo moderno passa pelas mãos de um designer.

Quantas pessoas percebem que os aplicativos que acessam, a máquina de café expresso vending que usam, os sites que visitam e as capas de livros em suas mãos foram projetados por designers gráficos? Poucas pessoas sabem, e poucas param para pensar.

Como o marketing e design trabalham juntos?

As maiores chances de sucesso de qualquer campanha são quando profissionais de marketing e designers colaboram perfeitamente desde a concepção até a medição do desempenho.

Até mesmo em um negócio de assessoria contábil para abertura de empresa isso se faz muito presente. Então com isso como objetivo, vamos ver as abordagens que ajudam as equipes a se unirem.

Design thinking

O design thinking é um processo iterativo no qual se busca entender os usuários, desafiar suposições, redefinir problemas e criar soluções inovadoras que podem ser prototipadas e testadas.

O objetivo geral é identificar estratégias e soluções alternativas que não são imediatamente aparentes em seu nível inicial de compreensão.

Ou seja, o design thinking é mais do que um processo, ele abre uma maneira totalmente nova de pensar e oferece uma variedade de maneiras práticas para ajudá-lo a aplicar essa nova maneira de pensar.

Por exemplo, uma empresa de mão de obra terceirizada limpeza, ao estabelecer o design thinking em sua rotina e fazer essa junção entre marketing digital e design, pode se posicionar com seu público de forma a gerar interesse e uma melhor imagem.

Ou seja, o design thinking gira em torno de um forte interesse em entender as pessoas para o qual se projeta produtos e serviços, e melhora a capacidade de questionar, realizar suposições e implicações.

Geração de ideias

Os departamentos de marketing e design devem colaborar no desenvolvimento de uma ideia desde a concepção até a implementação.

Um equilíbrio deve ser estabelecido entre os dois para que você possa determinar se ambos os departamentos estão na mesma perspectiva sobre seus objetivos finais.

Não é necessário que o que foi estabelecido pela equipe de marketing seja imediatamente entendido pelo designer. Isso lhes forneceria um conceito claro, resolvendo dúvidas ao fazer um brainstorming de ideias.

Para acelerar ainda mais o processo de colaboração, é fundamental integrar todas as ferramentas de produtividade, comunicação e design que a equipe prefere.

Personalizar o fluxo de trabalho para a equipe, como salvar visualizações, filtros e pesquisas padrão acelera ainda mais a entrega. Por fim, adicione a automação que envia lembretes e notificações, facilitando o rastreamento das muitas iterações.

Melhores práticas de design para marketing digital

Depois de ter entendido o quanto é importante para as empresas que o designer e o marketing digital trabalharem juntos, como de fato o marketing digital pode estar inserido no design?

Vamos ver agora em forma prática como o marketing digital pode estar inserido no mundo do design e como eles podem impactar todos os tipos de negócio. Confira:

Sites

Sem dúvidas, o site de um produto ou marca é o centro de uma estratégia de marketing digital. Os designers responsáveis ​​por essa área planejam muito a navegação e a exposição da marca para facilitar a conversão dos usuários em clientes.

Isso significa criar páginas de destino atraentes que exibam tudo o que eles precisam saber imediatamente.

Ou seja, um site só é completo com a junção do design e marketing, afinal todo site, seja de uma empresa de pintura automotiva ou de empresa de automação para ar condicionado, deve conter um título chamativo, descrições e diagramas fáceis de ler e imagens atraentes.

Blog

Uma tática muito comum em programas de marketing em todo o mundo hoje é o marketing de conteúdo.

Ao contrário da mídia tradicional onde a marca é apresentada de maneira uniforme para o público em geral, essa estratégia é uma forma de entregar conteúdo relevante para as pessoas no momento certo para que os clientes venham até a empresa por conta própria.

No coração do marketing de conteúdo está o uso de blogs, que exige que os designers façam diagramas focados em conversão.

O design do blog deve focar no conteúdo e garantir que seja fácil de ler, e então guiar intuitivamente o usuário a se aprofundar no produto ou marca.

Imagens de redes sociais

O marketing digital visa engajar o público por meio das mídias sociais. Hoje, esse trabalho não pode ser feito sem a ajuda de designers.

Todas as empresas, desde a de aluguel de galpão preço até o escritório de arquitetura, estão percebendo que a comunicação por imagens, vídeos, infográficos e animações tem mais chances de atingir o público e gerar compartilhamentos do que apenas palavras.

Seja uma capa do Facebook, uma imagem do Instagram ou um GIF do Twitter, as campanhas de marketing digital bem-sucedidas sabem como criar sua própria linguagem visual e aplicá-la em sua rede social. Todo designer interessado na área adora esse desafio.

E-mail marketing

O e-mail não é apenas uma ferramenta muito importante para uma estratégia de marketing digital, então para garantir o sucesso, um design nessa peça de conteúdo em particular pode aumentar a taxa de conversão de uma empresa.

Independentemente se for um e-mail para falar de credito para empresas ou para oferecer uma nova solução, o design do site conta e muito.

O importante aqui é que os profissionais saibam como criar um design simples, mas impactante, que chame a atenção em um segundo e não faça os usuários fecharem a mensagem.

Outra característica do e-mail marketing que exige o talento dos designers é a forma como os e-mails são lidos, ou seja, os designs devem ser responsivos para os aplicativos e são essenciais para não destruir a experiência atrativa da marca.

Não importa como seus clientes abrem suas caixas de entrada de e-mail, seu branded content deve existir, ser limpo, claro, objetivo e comunicar o propósito para o qual foi criado.

Marketing e design trabalhando juntos

Da idealização à execução, criando campanhas de marketing impactantes, nada mais é que uma batalha. Mesmo que cada pessoa trabalhe para o mesmo objetivo, que é alcançar o sucesso, é preciso criar um planejamento.

Assim os designers pensam em toda a parte visual para chamar atenção do público e ficar ainda mais bonito, enquanto os profissionais de marketing estão imersos em conscientização, conversão e estatísticas.

Os dois processos de pensamento correm em paralelo, como as duas margens de um rio. O que é necessário para que as equipes de marketing e design trabalhem juntas é uma ponte, que pode ser uma boa plataforma de gerenciamento, por exemplo.

Uma plataforma de gerenciamento traz exatamente isso para as empresas. Ela permite que as equipes colaborem e se alinhem, reduzindo as disputas de razão e garantindo um retorno positivo do investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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