Gerir um e-commerce nem sempre é uma tarefa simples.
Além das vendas existem diversos fatores que influenciam no sucesso da sua loja como a logística, estratégias de marketing, gerenciamento de estoque, etc.
Neste artigo vamos abordar 5 estratégias que utilizamos nos últimos 6 meses de operação da BRPods que resultaram um crescimento de 300% nas vendas de JUUL sem a necessidade de investimento em tráfego pago.
Conteúdo:
5 Estratégias de Marketing Digital para e-commerce
Se você possui um e-commerce ou deseja trabalhar com isso, é muito importante saber o caminho mais assertivo para gerar resultados. Confira 4 dicas abaixo que fizeram a BRPods triplicar as suas vendas nos últimos 6 meses:
#1 – SEO para e-commerce
Um ponto muitas vezes negligenciado por e-commerces é o SEO.
Esse é um “erro” que pode custar caro.
O tráfego pago através do Google e principais redes sociais ainda é utilizado em grande escala pelos principais players, mas por que não trabalhar com a aquisição de tráfego “gratuito” através do Google?
Nos últimos 6 meses trabalhamos internamente com uma forte estratégia de otimização de SEO para e-commerce de acordo com os pontos listados abaixo:
– Otimização do servidor de hospedagem;
– Otimização de performance e experiência do usuário;
– Otimização das páginas indexadas;
– Planejamento e implementação de palavras-chave qualificadas para os principais produtos e categorias como a categoria JUUL pods;
– Reestruturação das páginas de categoria e produto.
O SEO tem sido o foco principal da BRPods para vender os seus produtos e manter o crescimento exponencial.
#2 – Email Marketing
Junto a estratégia de SEO faz-se importante manter o contato/relacionamento junto ao cliente.
E para isso a BRPods utiliza 2 ferramentas que fazem toda a diferença: Mailchimp e CartStack.
O Mailchimp é utilizado diariamente para follow ups junto a base de clientes. Já o CartStack é um software que possibilita a criação de uma sequência para recuperação de carrinhos, que vem se mostrando muito eficiente nos últimos meses.
#3 – Conteúdo nas Redes Sociais
De acordo com o Facebook, cerca de 100 milhões de Brasileiros compartilham conteúdo e estão ativos em sua plataforma.
Além de uma forte estratégia de conteúdo no Facebook faz-se relevante também uma forte estratégia pelo Instagram.
É importante lembrar que cada rede social tem um público específico.
A estratégia da BRPods tem sido atacar todas as redes sociais disponíveis para descobrir de acordo com o tráfego de referência e conversões gerado por cada uma. E nesse ponto o Instagram tem mostrado um diferencial.
A proximidade do seu cliente tende a ser maior quando há interação pelo direct e stories. Ambos são uma grande oportunidade de engajar com o seu cliente ideal, criando um novo canal de vendas.
#4 – Definição da Buyer Persona
A Buyer Persona muitas vezes é negligenciada por e-commerces.
E a importância da criação da mesma é simples e autoexplicativa. Nada adianta você criar uma oferta sem saber para quem está oferecendo.
No caso da BRPods, descobrir quais são as dores, problemas, ambições e desejos da sua Buyer Persona interessada em comprar JUUL permitiu implementarmos na estratégia de copywriting todos os gatilhos mais relevantes para o nosso cliente ideal, o que gerou um grande aumento nas conversões.
Outros Fatores Determinantes Para o Crescimento de um E-commerce
#1 – Ferramentas de SEO
Ao longo dos últimos 6 meses de operação foram testadas várias ferramentas de SEO que possibilitaram maior assertividade quanto às questões descritas acima.
Segue abaixo a lista de ferramentas que foram utilizadas para otimizar os resultados orgânicos da BRPods:
– Google Search Console;
– Google Analytics;
– Ubersuggest do Neil Patel;
– MOZ
#2 – Catálogo de produtos variados
Faz-se muito importante ter o produto certo para a necessidade da sua Buyer Persona.
No caso da BRPods é oferecido opções “enxutas” que correspondem com exatidão a necessidade do cliente.
São pouco mais de 50 produtos oferecidos pela BRPods.
Produtos chave como JUUL pods Mint, STIG, e Puff Bar estão sempre disponíveis para atender todos os clientes.
Conclusão
Gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil porém pode ser recompensador se utilizarmos estratégias assertivas que auxiliem no crescimento/desenvolvimento da loja.
Como recomendação final, não deixei de trabalhar o SEO da sua loja.
Além de mais barato que o tráfego pago, você consegue posicionar através do SEO para palavras-chave relacionadas que tem grande assertividade quanto a intenção do usuário, sendo possível gerar tráfego qualificado.