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Quer criar o e-mail perfeito? Confira 5 dicas de design

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 10 de abril de 2023

Investir em um bom design de e-mail marketing é um dos passos essenciais se a sua empresa buscar estabelecer campanhas e estratégias que atinjam cada vez mais resultados positivos.

Muitas vezes as preocupações em relação aos e-mails estão voltadas a recursos que os tornem mais práticos e rápidos, entretanto investir em seu design pode trazer resultados perfeitos para a sua empresa de automação industrial.

A utilização dos e-mails muitas vezes está associada à praticidade, deixando em segundo plano o seu design e a forma como ele está sendo entregue, porém isso pode estar fazendo com que a sua empresa não utilize um recurso extremamente importante.

Ao investir em um e-mail com um design impecável a sua empresa tende a ganhar em diversos âmbitos, atraindo o público e passando cada vez mais convicção diante do que está sendo dito.

Por exemplo, ao estar divulgando eventos corporativos e confraternizações e contar com um e-mail com um design impecável, de fato sua empresa se torna referência ao se tratar do assunto, estabelecendo o máximo de assertividade.

Por isso, para que seus e-mail se tornem cada vez mais eficientes e esse recurso se torne um dos pontos-chave em sua empresa, se preocupar com o design do seu e-mail é algo fundamental e totalmente necessário.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o design dos e-mails, fazendo com que você entenda os tipos que existem, como é interessante que seja apresentado o design de cada classificação e algumas dicas para criar um design de e-mail perfeito. Vamos lá!

Tipos de e-mail que existem

Como está sendo visto, os e-mails são uma poderosa ferramenta dentre as empresas, principalmente quando se alinha todos os fatores que o compõem, tornando esse recurso extremamente eficaz.

Entretanto, para que essa ferramenta se mostre cada vez mais positiva e poderosa dentre o seu negócio, é essencial conhecer os tipos de e-mail que se mostram à disposição no mercado, sendo eles:

E-mails relacionados

Esse e-mail tem como sua principal característica e intuito criar um relacionamento com o público através da aplicação de um conteúdo valioso. Para que essa estratégia possa ser colocada em prática, é importante saber onde o usuário se encontra no funil de vendas.

Assim, ao ter essa informação à disposição, é possível realizar um trabalho mais eficiente, atingindo o público de uma forma precisa e totalmente certeira através das estratégias e conteúdos entregues.

Além disso, ao estar utilizando esse tipo de e-mail para divulgar, por exemplo, o carro-chefe da sua empresa, os rótulos adesivos, é necessário ter uma variedade e criatividade dos conteúdos, conseguindo captar e reter a atenção do público.

Alguns exemplos bem famosos desses tipos de e-mail são:

  • Newsletter;
  • E-mail de boas-vindas;
  • E-mail de agradecimento;
  • E-mail de aniversário.

Logo, ao utilizar dos e-mail relacionados se tem uma interação e um contato com o público cada vez mais eficiente e impactante.

E-mail promocionais

Os e-mails promocionais, por mais que muitas vezes sejam associados a vendas, a sua utilização pode ir muito além do que apenas esse recurso, podendo ser enviado por exemplo para incentivar os leads.

Por exemplo, um fabricante de etiquetas e rotulos pode utilizar o e-mail promocional para promover um período de teste gratuito, gerando esse ponto de atenção e atraindo o público de uma forma totalmente eficaz.

Além disso, esse tipo de e-mail pode ser primordial diante de algumas utilidades como o aviso de um lançamento de um e-book ou até mesmo uma oferta de atualização ou alguma condição especial em um lançamento de um novo produto.

Por isso, ao utilizá-lo de uma forma precisa, esse tipo de e-mail pode render frutos únicos à sua empresa, atraindo o público e impactando através de cada contato.

E-mail transacionais

Os e-mails transacionais se caracterizam como aqueles que envolvem uma transação entre as duas partes em questão, sendo enviados geralmente em resposta de alguma ação realizada pelo destinatário. Podendo ser:

  • Recibos;
  • Recuperação de senha;
  • E-books solicitados;
  • Confirmação de e-mail.

Assim, geralmente esses e-mails são utilizados em momentos como a perda da senha dos usuários dentre a sua página ou até mesmo em um momento pós compra, tendo uma eficácia e sendo importantíssimo através da sua aplicação.

Logo, ao ter essas informações à disposição, otimizar o e-mail se torna algo cada vez mais próximo de ocorrer, tornando essa ferramenta um dos pontos fortes diante da sua empresa e das estratégias desenvolvidas.

Dicas para criar um design perfeito ao seus e-mails

Pense com a gente: se você recebesse um e-mail com a aparência ruim ou de mau gosto, você consideraria as informações ou aquilo que está sendo dito? Pois é, é bem provável que não.

Por isso, para que as suas estratégias tenham um valor e consigam gerar um impacto através da sua aplicação, se preocupar com o design e deixar os e-mails marketing da sua empresa impecáveis é uma ação totalmente necessária.

Com isso, confira algumas dicas para criar o e-mail perfeito, destacando o design e as suas características.

1 – Tenha coerência na identidade visual

Um dos primeiros passos é considerar a identidade visual em seu negócio, indo ao encontro das cores e elementos da sua marca, gerando essa associação e fazendo com que o público lembre da sua marca ao consumir o e-mail.

Por isso, ao criar o design do seu e-mail divulgando, por exemplo, um serviço de outsourcing de TI, é essencial considerar a paleta de cores do seu negócio, os estilos de fotos e até mesmo as ilustrações.

Assim, ao estabelecer esses elementos, sua empresa tende a se tornar referência, fazendo com que o público, ao bater o olho no e-mail, saiba que está consumindo algo relacionado a sua empresa.

Dessa forma, é bem provável que a atração do público ocorra de uma forma natural, estabelecendo o máximo de assertividade e precisão através do design e dos elementos destacados.

2 – Pense em um call-to-action que chame a atenção

Esse é um dos principais elementos para criar um e-mail com um design impecável e que de fato seja totalmente eficaz ao se tratar da conversão do público e de um contato cada vez mais impactante.

Assim, ao estabelecer esse ponto, é comum que o call-to-action possua cores chamativas e que ele seja bem nítido na tela, gerando esse ponto de atenção e fazendo com que o público considere o que está sendo dito.

Por exemplo, ao estabelecer um call-to-action que evidencia o serviço de criação de sites para empresas, é bem provável que o público em questão de segundos entenda o que está sendo dito e evidenciado.

Por isso, ao utilizar desse recurso é importante que as frases sejam curtas e deixem claro as intenções da empresa através dessa estratégia e quais são as vantagens ao consumidor e realizar as ações que estão em foco.

3 – Use imagens e ilustrações leves, mas com qualidade

Ao utilizar as imagens em seu e-mail, é importante que as imagens não sejam pesadas, pois esse pode ser um dos principais empecilhos para que o público ignore o seu e-mail ou até mesmo saia o mais rápido possível da página.

Dessa forma, uma das práticas mais recomendadas para a utilização das imagens é a diagramação em HTML, assim se reúne todo um arquivo em um único local leve e totalmente acessível ao público.

Além disso, ao utilizar imagens divulgando, por exemplo, um ponto eletrônico digital online, uma boa dica é utilizar pessoas nas imagens, pois o público tende a se identificar e consumir o que está sendo mostrado.

Vale ressaltar também que a qualidade das imagens deve sempre estar em evidência, fazendo com que o profissionalismo da sua empresa seja evidenciado e fique totalmente claro diante das estratégias.

4 – Não faça e-mail com cara de spam

Evite e-mails que possam ser associados ou despertar no público uma ideia de spam, então evitar a cor vermelha ao estar divulgando algo é essencial e uma das primeiras formas de eliminar essa desconfiança.

Além disso, algumas questões devem ser consideradas, eliminando essa associação e gerando em seu e-mail confiança, sendo elas:

  • Limite o assunto a cerca de 50 caracteres;
  • Evite utilizar alguns termos como “promoção”, “frete” ou “grátis”;
  • Não exagere ou faça o uso indevido de sinais gráficos.

Assim, ao estar atento a essas questões, de fato as suas estratégias e e-mail eliminam essa desconfiança, demonstrando um design confiável e totalmente favorável ao consumo e interação.

5 – Considere as exceções

Ao estar diante de erp software de gestão considerando os e-mail e o seu design é importante que muitas vezes eles se mostrem limpos, sem exagerar em elemento algum, deixando claro as internações da sua empresa através de cada momento.

Por isso, nada é mais forte do que a criatividade e elementos autênticos, assim considerar algum design mais básico e que evidencia aquilo que está sendo dito pode ser um recurso determinante.

Com isso, ao destacar essas dicas, chegou o momento de pôr a mão na massa, destacando o design dos e-mails da sua empresa e gerando esse ponto de atração e impacto diante do público e de todo o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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