Pular para o conteúdo

5 dicas para melhorar suas vendas com o WhatsApp CRM

vender pelo WhatsApp
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

 

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no Brasil, sendo utilizado por todas as idades, grupos e classes sociais. Esse aplicativo de comunicação facilitada, ágil e gratuita logo chamou a atenção das empresas, surgindo assim a criação do WhatsApp CRM.

Saiba o que é esse termo e como utilizar o WhatsApp para as vendas, continue a leitura!
 

O que é WhatsApp CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que traduzido para o português significa “gestão de relacionamentos com o cliente”.

Dessa forma, WhatsApp CRM é a ferramenta que integra o WhatsApp ao CRM,o que possibilita uma melhor comunicação com o cliente, organização dos contatos e automação de tarefas.

 

Importância do WhatsApp estar integrado ao CRM: vale a pena mesmo?

Algumas empresas já utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes e leads, e dessa forma, já vendem os seus produtos e serviços. O que faz com que alguns microempreendedores questionem se realmente vale a pena investir em uma ferramenta de CRM.

Utilizar o WhatsApp como ferramenta de comunicação e vendas sem a integração com um CRM de qualidade gera uma sobrecarga para a equipe de trabalho, a qual precisa anotar muitas informações em planilhas e blocos de notas.

Além da sobrecarga, fazer isso de forma manual facilita a perda de informações importantes, como: contato, etapa do funil, última vez que foi enviado mensagem, última compra e demais detalhes que fazem toda a diferença na hora de vender e de fidelizar os clientes.

LEIA TAMBÉM:  Entenda a importância de tirar boas fotos dos seus produtos

Ou seja, vale a pena investir em uma plataforma de CRM para WhatsApp, pois com ela é possível otimizar o tempo, organizar os contatos e se comunicar de forma assertiva com os clientes.
 

Vantagens de utilizar um CRM para WhatsApp

Além das vantagens citadas no tópico anterior, selecionamos outras relevantes:

  • facilita a captura de lead
  • organiza e ordena o cadastro dos contatos
  • permite organização dos contatos por tags personalizadas, como etapa do funil
  • comunicação personalizada conforme tag de cada contato
  • histórico de relacionamento com o cliente
  • mensagens automáticas
  • automação de processos
  • otimização do tempo
  • melhora no atendimento pós venda, e como consequência fidelização de clientes
  • armazenamento organizado e seguro das informações dos leads e clientes
  • aumento nas vendas

 

Como vender pelo WhatsApp CRM: primeiros passos

O primeiro passo para vender pelo WhatsApp é utilizar a versão Business do aplicativo, pois essa versão permite a criação de catálogo, classificação personalizada dos contatos, mensagens automáticas, e mensagens por lista de transmissão.

Depois de criar a sua conta business é hora de organizar os contatos, você pode classificar pelo funil de venda e demais categorias que façam sentido para o seu negócio, como: primeira compra, cliente fidelizado, público feminino, público masculino e etc.

Feito a classificação e organização (dica: a ferramenta de CRM te ajuda nisso), é o momento de planejar o cronograma de mensagens, para isso, converse com o time de marketing e alinhe a comunicação que será feita, respeitando a identidade da marca e também a linguagem já utilizada em outras redes sociais.

Crie o cronograma e textos das mensagens, cuidando da quantidade de mensagens disparadas semanalmente. Lembre-se: “menos é mais”, preze por conteúdos de qualidade e relevantes conforme a etapa do funil, não seja a empresa “chata do WhatsApp” que envia milhares de mensagens. Seja pontual na comunicação realizada.

LEIA TAMBÉM:  Como alcançar mais clientes nas vendas on-line?

Outro ponto crucial é respeitar as leis de LGPD, peça autorização para enviar mensagens para os leads e clientes, seja no WhatsApp ou em qualquer rede social.

 

5 Dicas para melhorar suas vendas com o WhatsApp

Agora que você já sabe por onde começar e quais são os primeiros passos para vender pelo WhatsApp CRM, é hora de apresentar dicas de vendas valiosas para o seu negócio, anote cada uma!

  1. Conteúdos para captação de leads

Integre as estratégias de marketing em todas as redes sociais, e ofereça conteúdos ricos para as três etapas do funil: topo, meio e fundo. Assim, você conseguirá o telefone dos leads conforme a etapa do funil, e poderá direcionar a comunicação pelo WhatsApp, otimizando o tempo de venda.

  1. Comunicação assertiva

Aproveite os recursos do WhatsApp Business e do CRM para filtrar e classificar os contatos conforme a etapa do funil e também pelas categorias personalizadas.

A comunicação é a chave para vender, conheça os seus clientes e saiba o hora de oferecer cupons de desconto, o momento de anunciar uma promoção, quando enviar um vídeo de topo de funil, etc.

  1. Seja pessoal

Demonstre para o seu cliente que ele é mais do que uma venda, seja pessoal. Envie mensagem utilizando o nome do cliente (isso pode ser automatizado pelo CRM), lembre de datas importantes como aniversário, dia das mães e dias dos pais.

  1. Integração das redes

Manter a mesma comunicação nas redes e respeitar as estratégias de marketing já criadas é muito importante, o WhatsApp e demais estratégias de venda e de comunicação devem estar alinhadas, para que os resultados sejam otimizados e potencializados. Nenhuma estratégia deve “andar sozinha”.

5.Utilize um CRM de qualidade

LEIA TAMBÉM:  Adeus influenciadores, a onda do momento é conteúdo gerado pelo usuário

Após investir em comunicação, produtos e serviços de qualidade, invista também em um CRM que ofereça as funções e armazenamento que você precisa. São diversas opções no mercado, busque por referências e case de sucesso na hora de decidir qual ferramenta de WhatsApp CRM comprar.

 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x