O Instagram é hoje umas das redes sociais mais populares da internet, alcançando cerca de 2 bilhões de usuários, como ocorreu em 2022, com informou o grupo Meta. Essa popularidade faz parte da oferta de novos recursos, tais como as recentes notas na DM.
Essa aplicação faz com que a plataforma consiga competir com outras redes sociais que são capazes de se destacar dentro de um período específico, onde o processo evolutivo acaba se mostrando válido para o cenário digital, destacando uma rede em questão.
Essas modificações partem da própria mudança de perspectiva do público, com o lançamento de novas tecnologias podendo fornecer novas formas de comunicação, criando assim outras demandas que devem ser respondidas para se manter em uma posição alta.
Além do Instagram em si, é possível usar a situação das redes sociais como um todo para tratar dessa questão, com essas plataformas deixando de ser apenas uma oportunidade, sendo atualmente quase que uma necessidade por quem busca divulgar seus negócios.
Afinal, sempre que um cliente precisa dos serviços de uma empresa de promotor de vendas, por exemplo, o lugar mais comum onde será feita essa pesquisa é através das plataformas digitais, estando aqui a importância de se destacar nesse mercado.
E da mesma forma em que os perfis precisam se adaptar às redes sociais para obterem sucesso, com um destaque específico a ser dado ao Instagram, o mesmo pode ser dito sobre essa plataforma em particular, diante do seu amplo alcance de público.
Um espaço que pode ser frequentado tanto pelas empresas como pelo público comum, com ambos esses perfis conseguindo interagir entre si, trazendo então boas oportunidades para quem tem o projeto de ampliar seus negócios ou garantir visualização para seus conteúdos.
Até mesmo essa relação comercial direta pode ser atualmente desenvolvida dentro do Instagram, tudo graças a ferramenta conhecida como Instagram Shopping, onde é possível encontrar desde peças de roupa até um relógio de ponto digital a ser usado no trabalho.
E esse é apenas um exemplo do poder atual do Instagram, sendo uma rede social que está longe de terminar o seu processo de adaptação ao público, em busca de trazer sempre novidades para sua audiência que possa estar presente junto a essa mídia social.
Conteúdo:
O histórico de atualizações do Instagram
Existem certas redes sociais que estouram de forma inesperada, mas pouco tempo depois além perdem o seu valor de novidade, a não ser que essa ferramenta conte com algo único, capaz até mesmo de servir de inspiração para outras opções disponíveis.
E foi com esse objetivo de estar sempre se renovando, oferecendo assim o melhor tipo de experiência ao público, que o Instagram chegou onde está hoje, deixando inclusive de ser uma rede social de fotos para se especializar na distribuição de conteúdos em vídeo.
Essa preferência pelo audiovisual no lugar de imagens e textos é algo que vem sendo popularizado na internet como um todo, com o Instagram reagindo a isso e ao mesmo tempo tendo sua participação nesse processo de expansão desse formato.
Com esse cenário em mente é que vemos a popularidade conquistada por plataformas novas, como é o caso do TikTok, que com seus vídeos curtos se tornou uma referência para o próprio Instagram, disponibilizando um meio similar de produção de conteúdo.
Ao falar das possibilidades de formatos que essa rede social oferece em termos de compartilhamento é possível citar:
- Feed;
- Stories;
- Reels;
- IG TV.
O feed lida com a página principal do seu perfil, os stories com vídeos curtos, com visualização de 24 horas, similar ao Snapchat, o reels tendo um estilo ainda menor, tal como o TikTok, além do IGTV para vídeos grandes, como o Youtube.
Ou seja, caso uma empresa de limpeza terceirizada esteja interessada em divulgar os seus serviços, ao invés de recorrer a diferentes plataformas, é possível trabalhar com uma variação de conteúdo tudo dentro do próprio Instagram, fortalecendo sua imagem.
E se se engana quem pensa que todas essas possibilidades já são o suficiente, existindo atualmente uma fase de transição em relação a essa plataforma digital, tendo agora um objetivo de apresentar novos formatos, para concorrer com as redes sociais lançadas.
Inclusive é válido dar atenção para uma ferramenta que chegou de surpresa para os usuários, com muito ainda tentando entender sobre qual é a sua função. Caso esse seja o seu caso, é válido prestar atenção no que vem a seguir.
O que são as Notas na DM do Instagram?
Na terça-feira, dia 13 de dezembro de 2022, os usuários do Instagram foram surpreendidos com a presença de uma espécie de balão de pensamento, na qual os usuários podem abordar temas específicos, revelando assim seu pensamento naquele momento.
É uma espécie de resposta ao questionamento feito sempre que alguém vai postar algo no Facebook ou Instagram, encontrando perguntas como ”o que você está pensando”, com tal questão sendo respondida agora por meio do Instagram Notes, o nome da ferramenta.
Trata-se de uma chamada pequena, composta por no máximo 60 caracteres ou emojis, sendo válida comercialmente para divulgar algum dia de promoção realizada por fornecedores de crachás personalizados, por exemplo.
O lançamento do Instagram Notes é visto como uma oportunidade da rede social em apostar na valorização de conteúdos escritos, aproveitando-se da queda do Twitter desde que o concorrente passou por uma mudança de gestão, para conquistar novos cenários.
A função do Instagram Notes pode ser encontrada na própria aba de mensagens da plataforma, as chamadas DMs (Direct Messages, ou seja mensagens diretas) com essa nota ficando em cima da foto de perfil dos seus seguidores que ali estejam presentes.
Outra questão acerca dessas notas nas DMs é o tempo de visualização, com as mensagens publicadas tendo uma validade de apenas 24, justamente igual acontece com os seus stories, por exemplo.
Mas antes de pensar em como essa ferramenta possa ser útil até para quem possui um perfil comercial, como uma agência bancária que realiza empréstimo para empresa, saiba que essa não é a única das novidades que o Instagram vem preparando.
Alterações previstas para o Instagram
O estado dessa rede social hoje é um resultado direto das suas mudanças frequentes, com o Instagram estando sempre se adaptando ao perfil dos seus principais correntes, conforme pode ser visto em relação ao destaque das novas redes sociais.
Além do lançamento de novas ferramentas é possível destacar algumas pequenas modificações que estão sendo feitas em cima de funções que já existem no Instagram, tudo isso levando a um número de opções a se destacar, sendo algumas delas:
Stories interativos
O compartilhamento de conteúdo conversa com o objetivo de criar uma conexão entre os usuários, sendo isso algo que faz parte das principais redes sociais. O mesmo acontece com o Instagram, contudo, com um olhar específico para o formato dos stories.
Os stories interativos permitem que os usuários possam adicionar o seu próprio vídeo em cima de uma corrente ou modelo específico, sendo uma forma de um fornecedor de serviços de projeto de som se aproximar de conteúdos em alta, interagindo com eles.
Além da possibilidade de garantir essa maior interação, esse novo modelo de stories pode fazer com que uma perfil de conteúdo seja criado, inspirando assim outros usuários a seguirem uma tendência, colocando tal perfil como centro de tudo isso.
Candid
Nos últimos meses uma plataforma que recebeu bastante atenção é o BeReal, graças à sua proposta intimista de conteúdo, sem o uso de filtros e afins. Uma versão similar ocorre com Instagram, sendo chamado de Candid, algo sincero, conforme o nome original aponta.
Ainda em fase de testes, com o Candid é possível fazer uma publicação por dia, tal como ocorre também com o TikTok Now. Uma associação que mostra a concorrência criativa das redes, que cresce junto das pesquisas por leitor biométrico ou qualquer outro produto.
Perfis de grupo
Aos poucos o Instagram passou a oferecer novas estratégia privadas, como o Closed Friends, onde um indivíduo pode exibir os seus stories apenas para quem faz parte da sua lista montada de melhores amigos.
Uma outra solução nesse sentido foi a criação dos perfis de grupo, um instrumento que permite o desenvolvimento de grupos onde todos os participantes podem visualizar todos os conteúdos que tenham sido compartilhados dentro desse sistema.
Estar a par dessas novidades pode fazer com que um perfil específico consiga se destacar dentro do Instagram, seja você um influenciador digital ou alguém do mercado que trabalha com a venda e distribuição de equipamentos de informática.
O Instagram entrega boas oportunidades para os mais diversos perfis de conteúdo, tudo graças também a forma em que a rede social está sempre atenta às novas oportunidades e demandas que são encontradas na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.