Pular para o conteúdo

Como investir no marketing de relacionamento e garantir o sucesso do seu negócio

  • por Ben Popov
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 19 de julho de 2023

 

Esta estratégia visa auxiliar a empresa a se comunicar com o público na hora certa. Conheça mais como investir no marketing de relacionamento e garantir o sucesso do seu negócio.

Com o crescimento da tecnologia, só no Brasil foi mais de 100% em dez anos, está cada vez mais concorrido o território de divulgação de serviços e produtos, por isso, ter estratégias e uma comunicação assertiva pode garantir o sucesso do seu negócio.

Como o próprio nome diz, o marketing de relacionamento tem como objetivo gerar um relacionamento com o cliente com o intuito de conquista e fidelização. Muito mais interação, muito mais conversa e muito mais relação com o usuário.

Para alcançar os objetivos, é necessário seguir alguns passos como, por exemplo, interações nas redes sociais ou até mesmo a criação de um plano de fidelidade.

A criação deste relacionamento aproxima o cliente do seu negócio. Quem nunca reparou na marca de pão de forma que agradece os seus consumidores em todas as embalagens? Isso é um grande marketing de relacionamento.

 

Atuação do marketing de relacionamento

Se você quer aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa é necessário conhecer as vertentes deste método.

1.    Prospecção de clientes

Este é o momento que o cliente sente atração. É quando a pessoa está interessada em seu produto ou serviço, mas ainda precisa de informações e dados para fechar o negócio.

Uma área que pratica bastante a prospecção de clientes são os corretores de saúde, que atendem diariamente pessoas interessadas em um plano de saúde da sua carteira, mas precisam do profissional para tirar dúvidas e ter um auxílio antes de escolher a operadora.

LEIA TAMBÉM:  Como ter uma comunicação estratégica eficaz na minha empresa?

O corretor precisa conhecer as principais necessidades do cliente para oferecer não apenas o melhor plano de saúde, mas também o que se mostra mais adequado, ou seja, gerar um relacionamento.

Outra forma de praticar a prospecção de clientes é através de envio de e-mails marketings de conteúdo, de ofertas, etc.

2.    Fidelização

Aqui o cliente é conquistado, já que ele consome com frequência produtos ou serviços da sua empresa.

Para atrair mais consumidores fiéis para o seu negócio, aposte na criação de planos e estratégias que tragam benefícios ao consumidor.

3.    Criação de autoridade

O marketing de relacionamento traz a possibilidade da criação de autoridade do mercado, fazendo com que a empresa seja referência quando o assunto é fidelidade e atendimento.

Esta autoridade ajuda na imagem do seu negócio.

 

Opções para aplicação do marketing de relacionamento

Além das ações que já citamos como envio de e-mail marketing, criação de um plano de fidelidade, existem outras soluções que também podem gerar um vínculo com o cliente do seu negócio.

1.    Qualidade do atendimento ao cliente

Existem empresas que perdem muitos clientes por conta da falta de qualidade quando o assunto é o atendimento do cliente. Quem tem vontade de comprar uma roupa de uma vendedora de cara feia, por exemplo? Ninguém, não é mesmo?

Por isso, invista na capacitação da sua equipe para que este atendimento seja feito da maneira mais clara e confortável possível com o intuito de gerar bons sentimentos nos clientes.

2.    Interação nas redes sociais

Cada vez as pessoas estão nas redes sociais. Segundo uma pesquisa feita no começo de 2022 pela Statista, banco internacional de estatísticas, 159 milhões de pessoas acessam as redes sociais todos os dias.

LEIA TAMBÉM:  Habilidades de um Social Media

Este é um dos melhores canais de conexão de marca e cliente, uma vez que as publicações mais informais aproximam bastante o público da empresa.

Por isso, tenha cuidado com as postagens realizadas nas contas oficiais da empresa, responda os comentários escritos pelos seguidores, ou seja, crie um relacionamento com o seu consumidor.

3.    Tenha um chatbot

Outro setor que também cresceu foi o do chatbot. É difícil pensar em um site de empresa que você entre hoje que não tenha este tipo de atendimento.

O serviço traz uma agilidade no atendimento ao cliente, já que, com mensagens programadas, o cliente consegue tirar dúvidas 24 horas.

Muitos planos de saúde, por exemplo, têm adotado o chatbot, facilitando a comunicação e gerando um relacionamento com o cliente que não se sente “carente” e é atendido a qualquer hora.

 

Pontos importantes para o sucesso do seu negócio

Após a aplicação de todos os pontos de marketing de relacionamento, é preciso se atentar a alguns pontos essenciais:

  • Procure ler os feedbacks dos seus clientes;
  • Os comentários negativos devem ser avaliados como forma de crescimento para a empresa;
  • Não deixe o relacionamento criado com o cliente se perder devido à alta demanda;
  • Entenda como os usuários acessam o seu perfil, se existem dificuldades.

Lembre-se que os seus clientes são os maiores divulgadores do seu negócio, portanto, sempre seja transparente neste relacionamento.

 

Por Jeniffer Elain

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x