Esta postagem foi atualizada em 10 de abril de 2023
O trabalho de Social Media é relativamente moderno, e por isso há muitas dúvidas sobre a funcionalidade e sobre quais habilidades um profissional deve ter para ser bem-sucedido nesse tipo de trabalho e atingir um público que procura por “fios e cabos eletricos preço”.
O mundo está passando por um importante processo conhecido como transformação digital, que tem modificado muito a maneira como a sociedade se comporta com relação à tecnologia e à internet.
Isso abriu espaço para um novo modelo de mercado, conhecido como mercado digital, onde as empresas fazem toda a interação com seus consumidores e até mesmo as vendas através de dispositivos ligados à internet.
Para conseguir melhorar esse tipo de processo, muitas empresas começaram a investir em estratégias de marketing dentro desse tipo de canal, ampliando ainda mais a interação com seus clientes.
De todo o tempo que um consumidor passa conectado, a maior parte dele é navegando em redes sociais. Essas plataformas de engajamento são muito populares, e existem de diversos meios.
Todos os dias, milhões de usuários acessam as principais redes para conseguir conversar com seus amigos e familiares, interagir com outras pessoas que possuem gostos em comum e até mesmo para saber mais sobre empresas.
Estar presente em uma rede social é muito importante para qualquer companhia que deseja espaço dentro de seu segmento de atuação, e para isso não basta criar uma conta e deixá-la sem atualizações.
Muitos empreendedores ligados a distribuidores de correias transportadoras não possuem o tempo ou o conhecimento necessário para lidar com esse tipo de ferramenta, principalmente quando a empresa precisa estar em várias plataformas simultaneamente.
Para lidar com todas essas questões, foi criado o cargo de Social Media, profissional que se antecipa a mudanças no mercado, está sempre atento às principais redes sociais e como engajar a empresa em cada uma delas.
Apesar de não existir uma formação específica para esse tipo de atividade, os profissionais da área demonstram qualidades em comum, que podem ser procuradas quando você está tentando engajar-se com um desses profissionais.
Para isso é interessante identificar alguns dos itens mais importantes que um social media precisa ter para conseguir fazer seu trabalho com qualidade e render um retorno positivo para a empresa de capachos que o contratou.
Habilidades de Social Media
Depois de compreender melhor o que é o Social Media e sua importância, é hora de identificar algumas de suas principais perícias dentro de seu ambiente de trabalho e que tipo de ação ele precisa para se tornar ainda melhor.
Cada profissional é único e apresenta um grupo de habilidades diferenciadas que podem ser exatamente o que a empresa procura. Por isso, dois profissionais são completamente diferentes entre si, ainda que em uma mesma área.
Procurar um profissional que se alinhe com os valores, missão e objetivos da empresa é fundamental, permitindo que você faça uma escolha segura e com confiança para a pessoa que lidará com as redes sociais de uma gráfica digital em Campinas, por exemplo.
Além disso, é preciso ter em mente que as redes sociais são um contato direto com o público, então confiar essas plataformas para uma pessoa sem qualidade no trabalho pode gerar uma série de problemas a longo prazo, alguns deles desastrosos.
Usar com frequência as redes sociais
Um Social Media está o tempo todo conectado. Isso não significa ser um usuário comum que utiliza frequentemente a ferramenta, mas sim ser um heavy user. Isso significa que o profissional saberá usar diversas ferramentas dentro da plataforma.
Um bom Social Media está constantemente procurando maneiras de otimizar seu trabalho e garantir que seu conhecimento das redes sociais em que atua é potente e moderno, evitando que o profissional fique obsoleto.
As redes sociais estão em constante evolução, e o mesmo acontece com o Social Media, que passa boa parte do tempo estudando e pesquisando as redes sociais para entender seu funcionamento em detalhes.
Assim, quando você começar a criar conteúdo para uma empresa de aluguel de impressoras, por exemplo, terá muito mais conhecimento sobre as maneiras mais efetivas de conseguir os resultados desejados.
Quanto mais conhecimento um Social Media possuir, maiores são as chances das ideias que ele está oferecendo gerarem resultados adequados dentro das plataformas de interação que ele tem possibilidade de trabalhar.
O profissional de Social Media também está constantemente fazendo novas experimentações. Isso porque as redes sociais estão em constante mudança, o que faz com que a qualquer momento uma nova plataforma comece a despontar no mercado.
Um bom profissional da área antecipa esse tipo de mudança e entende o tipo de material que precisa ser criado para manter a empresa com o mesmo nível de relevância.
Programas de edição
Para conseguir criar o conteúdo necessário para as publicações em redes sociais, é fundamental que o profissional de Social Media conheça e saiba fazer pelo menos algumas alterações em programas de edição de imagem e vídeo.
Não é necessário conhecimentos muito profundos, uma vez que as artes de divulgação devem ser feitas pela equipe de marketing ou por um designer, mas muitas vezes é necessário fazer alguns retoques para cada rede social.
Dessa forma você pode criar uma série de materiais interessantes para um fabricante de etiquetas, otimizando a maneira como você aplica os posts das redes sociais.
Com esse tipo de conhecimento, o social media poderá corrigir uma série de elementos da imagem, como:
- Cor;
- Iluminação;
- Legendas;
- Recortes.
Além disso, pode adicionar alguns elementos de eventos sazonais ou outras questões relacionadas à publicação em si. Com esse tipo de conhecimento você consegue resolver isso de forma prática e rápida, sem tomar muito do seu tempo.
Para os profissionais que trabalham como freelancer ou que trabalham para empresas pequenas, que não contam com equipes inteiras de designers, é muito importante ter esse tipo de conhecimento.
Mesmo profissionais de agência, que têm toda uma estrutura para se apoiar, acabam precisando desse conhecimento em algum momento, e por isso, quanto mais você conseguir se adaptar para trabalhar com empresas de molduras em eps, melhor.
Conhecimento de escrita
Uma outra habilidade fundamental para qualquer social media é dominar completamente a língua que utiliza para fazer as publicações. Isso significa que ele deve estar sempre atento a mudanças e novas regras gramaticais.
O Social Media é responsável por todo o conteúdo escrito nas redes sociais, cuidado do gerenciamento da campanha e inclusive das interações com o público, tornando um alto conhecimento da língua uma ferramenta fundamental.
Quando o Social Media escreve com erros de grafia ou concordância, a imagem prejudicada é a da empresa, e não do profissional. Por conta disso, é muito importante tomar cuidado com esse tipo de ferramenta.
A escolha do tipo de linguagem a ser utilizada também recai sobre o Social Media. Algumas empresas apostam em um conteúdo mais jovem e descolado, ideal para atrair pessoas modernas procurando por criação de sites para empresas.
Nesse caso, o uso de gírias e maneirismos é até mesmo incentivado, uma vez que passa uma imagem mais real da figura por trás da conta empresarial.
Por outro lado, algumas companhias preferem a sobriedade e a formalidade tradicionais, e seu público também acaba dando mais atenção a esse tipo de conteúdo. O segredo é entender quem está acompanhando as redes para adaptar o conteúdo a eles.
Noções de marketing e atendimento
Para lidar com as redes sociais diretamente, esse profissional precisa compreender alguns conceitos de outras áreas e estar pronto para lidar com questões relacionadas a isso.
No caso do marketing, é muito importante entender suas regras básicas, sobretudo com relação a produção de conteúdo, uma vez que isso é parte essencial de todo o trabalho com as redes sociais.
Já o atendimento leva em consideração que os usuários irão interagir com a marca, e esperam ser respondidos, uma vez que essa é a proposta dessas plataformas. Por conta disso, é muito importante saber usar essas ferramentas.
Considerações finais
O Social Media é um profissional atualizado, que deve estar sempre pronto para procurar as melhores plataformas de interação para manter a empresa em que trabalha em constante destaque.
O uso dessas redes sociais como forma de comunicação é muito importante, e esse tipo de atividade acaba sendo fundamental para otimizar seus resultados e possibilitar um posicionamento mais adequado dentro do mercado.
Companhias que aderem a esse tipo de atividade contratando profissionais de Social Media acabam ganhando um destaque maior em seu segmento de atuação, tornando-se verdadeiras lideranças dentro do mercado em que estão inseridas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.