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Por que o Marketing de Influência é tão importante?

  • por Ben Popov
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Esta postagem foi atualizada em 2 de julho de 2023

 

Cada vez mais o Marketing de Influência se torna mais relevante para as empresas, à medida que os influenciadores ganham espaço no mercado e nas timelines.

Instagram, Youtube, TikTok e tantas outras redes sociais são plataformas que reúnem milhões de pessoas, sendo essenciais para o sucesso de uma marca.

Afinal, não há lugar melhor para divulgar um produto ou serviço hoje em dia que nas redes sociais, certo?

E os influenciadores possuem um papel essencial nessa dinâmica, servindo de trampolim de popularidade para as marcas que divulgarem com eles.

Ainda em dúvidas sobre o assunto ou buscando compreender mais sobre o Marketing de Influência? Então continue a leitura que explicaremos tudo aqui!

 

O que é Marketing de Influência?

O marketing de influência é um tipo de marketing que utiliza a popularidade de certos indivíduos para levar seu produto e a mensagem da sua marca a um mercado mais amplo.

Ou seja, em vez de fazer marketing diretamente para um grande grupo de consumidores, você contrata influenciadores para cumprir esse papel.

Esses influenciadores são pessoas com milhares ou milhões de seguidores e que possuem contato direto, franco e muitas vezes mais pessoal com seu público.

Desse modo, ao colaborar juntos, a marca pode promover a visibilidade dos seus produtos.

Uma forma de fazer isso acontecer é através de brindes personalizados dados ao influenciador (os famosos mimos!).

O influenciador pode então fazer uma série de conteúdos mostrando-os, exibindo suas funcionalidades e diferenciais, de uma forma mais íntima.

É um fator-chave para instigar a compra, já que o influenciador é alguém que passa confiança ao seu público.

 

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Por que investir em Marketing de Influência?

Você já percebeu que os meios tradicionais de publicidade estão perdendo força? Além disso, são caros e não trazem tantos resultados imediatos. É por isso que o Marketing de Influência é tão importante.

Cada vez mais, as pessoas baseiam-se na Internet para decidir sobre uma compra.

Acontece que os influenciadores são justamente as pessoas que essa massa consumidora escolhe seguir.

Seja por uma aproximação de gostos e referências, ou mesmo por carisma, tratam-se de indivíduos confiáveis para elas.

Por isso, elas ficam animadas e engajam com tudo que esse indivíduo, o influenciador, tem a lhe dizer.

E é esse nível de confiança que as marcas procuram ao investir em Marketing de Influência.

 

Poder dos Influenciadores

Quando falamos no poder dos influenciadores, falamos de várias coisas: narrativas, histórias de vida, proximidade com seus seguidores e storytelling.

Esses são fatores que enriquecem esses indivíduos e lhes dão poder suficiente para convencer pessoas de que certo produto é bom, ou certa marca é confiável.

Na verdade, conforme levantamento da revista AdWeek, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas — mesmo que não as conheçam — do que em conteúdo publicitário direto de empresas.

 

Benefícios do Marketing de Influência

Mas vamos lá: e na prática, quais os principais benefícios de investir no Marketing de Influência? Separamos 3 vantagens especiais, confira!

#1 Cresce a confiança da marca

O Marketing de Influência consegue algo que meios tradicionais de publicidade não conseguem: criar um elo de confiança entre sua marca e o público.

Influenciadores são, antes de tudo, pessoas: seres identificáveis, nos quais é possível espelhar-se.

Quando uma pessoa consome o conteúdo de um influenciador, normalmente é porque ela se identifica com ele.

Por isso, a mensagem que ele transmite (que pode ser atrelada a um produto da sua marca) é melhor recebida!

#2 Atua em qualquer nicho do mercado

Um fator bem bacana sobre o Marketing de Influência é que existem influenciadores de qualquer nicho de mercado.

Você pode encontrar desde artesãs que influenciam as pessoas a comprar determinado fio de costura, até mesmo influenciadores que indicam um banco white label para que empresas ofereçam seus próprios serviços financeiros.

Diversidade é a chave para o sucesso do Marketing de Influência, o que comprova sua eficácia para todos os tipos de negócios.

#3 Atrai clientes qualificados

Como mostramos, a maioria das pessoas confia mais em pessoas e influenciadores do que nas marcas em si.

Desse modo, ao investir em uma campanha de Marketing de Influência, é mais provável que sua empresa atraia um perfil mais qualificado de cliente.

Ou seja, que estejam realmente interessados em seu produto ou serviço!

 

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Como usar o Marketing de Influência nas estratégias

Agora que você entendeu mais sobre o Marketing de Influência, sabe como aproveitar todo esse potencial em suas estratégias de comunicação?

A gente te dá umas dicas, veja só:

#1 Defina objetivos

Entenda exatamente os resultados que você busca com a campanha de Marketing de Influência. Lembre-se que cada ação tem objetivos diferentes.

Isto é, nem sempre se trata de vender, mas também de ampliar o alcance da marca, melhorar seu engajamento, potencializar o tráfego, entrar em novos mercados e etc.

O importante é buscar por metas e objetivos possíveis, mensuráveis e relevantes!

#2 Escolha os influenciadores certos

E agora, quais influenciadores vão compor seu time?

É preciso estudar o mercado, buscar por suas agências (que os representam) ou pelo media kit que eles mesmos preparam.

Ao analisar perfis de influenciadores, não se atente apenas ao número de seguidores em suas redes sociais — mas em qualidade!

Agora, como encontrar os influenciadores certos? Você pode utilizar algumas ferramentas, como o BuzzSumo ou Influence.me.

Elas vão analisar a qualidade das interações desses indivíduos com seus seguidores, bem como as hashtags que utilizam e a relevância do engajamento que proporcionam.

#3 Negocie todos os termos da parceria

Estabeleça em contrato todos os termos, obrigações e entregas que o influenciador e sua empresa devem fazer.

Desse modo, tanto você como o influenciador garantem que a relação seja a mais confiável possível!

#4 Mensure resultados

E agora, como ter certeza que sua campanha atingiu os resultados esperados?

Uma forma bastante prática de mensurar é através dos OKR ou Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chave).

Essa é uma abordagem excelente pois coloca o foco nas prioridades.

Ou seja, no que sua empresa quer fazer (os objetivos) e as formas de medir esse trabalho (os resultados chave)!

Assim, é mais fácil controlar a estratégia e entender quais os melhores caminhos para alcançar os objetivos.

 

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Gostou do que aprendeu? Esperamos que sim!

Para outros conteúdos como esse, é só seguir de olho aqui no blog!

 

 

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