Pular para o conteúdo

Facebook Business: como utilizar corretamente

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 27 de setembro de 2023

O Facebook ainda é uma das maiores redes sociais dos últimos tempos, por mais que muitos ainda duvidam do seu potencial devido à chegada de outras plataformas, ele possui o seu espaço de destaque, ainda mais quando falamos de business. 

Recentemente, foi anunciado que a marca e empresa Facebook receberam um novo nome no mercado, agora, se chama Meta, desenvolvida pelo mesmo criador do Facebook, o empresário Mark Zuckerberg. 

Tudo isso para que o novo metaverso fosse divulgado, uma tecnologia que promete revolucionar o universo digital e permitir que as pessoas tenham ainda mais espaço, autonomia e acessibilidade dentro do imenso universo que é a internet. 

Entretanto, quando falamos do Facebook como rede social, ainda existem alguns que dizem não usar mais a ferramenta com tanta frequência após a chegada de outras redes sociais, mas ainda assim, se trata de uma das mais poderosas do mercado.  

Na maioria das vezes, é por lá que muitas pessoas conseguem encontrar alguém ou até mesmo algum produto/serviço, como uma empresa que produz sistema tms ou até mesmo uma casa para alugar durante o verão. 

Além disso, o Facebook se tornou essencial dentro do universo do business, ou seja, dentro do mundo corporativo, pois sua vertente voltada para esse segmento tem ajudado diversos empreendedores e profissionais ao redor do mundo. 

Neste caso, estamos falando justamente sobre o Facebook Business, uma ferramenta que não pode ficar de fora do escopo de uma empresa que deseja sucesso dentro do universo digital, e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre ela. 

Entenda o que é o Facebook Business 

Para começo de conversa, é importante que você entenda o que é o Facebook Business e como ele trabalha, a primeira coisa a entender é que ele se trata de uma ferramenta vinculada ao Facebook e age como uma extensão dele. 

Pense que assim como uma empresa de manutenção predial possui sistemas e ferramentas para cuidar de diversas áreas do negócio, o Facebook possui seus espaços que contam com um foco diferente dentro da rede social em questão. 

Neste caso, o Facebook business age como uma extensão do próprio Facebook e funciona como uma ferramenta usada para gerir diversos materiais usados por empresas dentro do Facebook, como: 

  • Campanhas;
  • Anúncios;
  • Conteúdos;
  • Perfis;
  • Tráfego;
  • Estratégias;
  • Entre outros. 

Hoje, é normal ver muitas marcas usando as redes sociais, inclusive o próprio Facebook para criar anúncios que divulguem o seu produto ou o seu serviço, e o Facebook Business surge para facilitar esse processo de criação, divulgação e acompanhamento de resultados. 

Diversas outras redes sociais e plataformas que trabalham com anúncios pagos possuem um espaço para cuidado com esse material, mas não um tão completo e acessível como o Facebook Business, que fica somente nesse lado empresarial. 

A importância do uso do Facebook Business 

Também é necessário que você entenda a importância do uso dessa ferramenta nos dias atuais, pois foi entendendo a sua importância que uma loja de epi apostou nela e tiveram resultados surpreendentes. 

É através de ferramentas como a do Facebook Business que muitas empresas conseguem acompanhar a performance de seus anúncios e conteúdos, assim como os resultados gerados a partir das estratégias aplicadas e do dinheiro investido. 

Pode até parecer algo simples, mas estar por dentro desses dados é algo muito difícil dentro da internet, pois se trata de um espaço onde eles são produzidos em uma velocidade e quantidade absurdas, e sem a ajuda de uma ferramenta, é impossível acompanhar todos. 

E como bem sabemos, vivemos na era dos dados, acompanhá-los é estar por dentro do que acontece com a sua marca e entender o que deu certo e pode ser reutilizado e o que deu errado e precisa ser mudado. 

Por isso, o Facebook Business se tornou extremamente importante dentro do universo corporativo, seja para uma empresa de limpeza SP ou qualquer outro tipo de negócio que entende a importância e a necessidade de acompanhar seus resultados. 

Vantagens de usar o Facebook Business 

Agora que você conhece bem o conceito do Facebook Business, chegou o momento de conferir algumas das vantagens que o uso dele traz para as marcas que apostam em sua eficiência. Confira: 

Ajuda a gerenciar as campanhas 

O primeiro deles é justamente a ajuda dada ao processo de gerenciamento de campanhas, que é a parte responsável por coordenar todos os dados e resultados que são gerados a partir de uma ou mais campanhas que a marca possui ativas no Facebook. 

Sabemos bem que gerenciar campanhas está longe de ser um processo fácil, por isso, contar com ferramentas como o Facebook Business, torna isso bem mais fácil, simples e acessível para você. 

Acesso a bons relatórios 

Além disso, a ferramenta também oferece ótimos relatórios de desempenho e resultados sobre as campanhas da sua empresa de conserto de balança, por exemplo, ou seja qual for o segmento do seu negócio. 

O foco está justamente na produção e na entrega de relatórios intervalados, que fazem com que você tenha uma maior e melhor noção sobre o seu negócio e entenda como suas campanhas e anúncios estão se saindo dentro da plataforma. 

Melhor conhecimento do público 

E é claro que ele também melhora o seu processo de conhecimento do público, fazendo com que você consiga estudar com maior afinco e assertividade o comportamento dos usuários e, é claro, do seu público-alvo

Quanto mais você conhece o seu público, mais você entende eles e o que eles desejam do seu negócio, o que auxilia na construção de um melhor relacionamento entre marca e consumidor e incentiva a decisão de compra por parte do cliente. 

Essas são algumas das diversas vantagens que o Facebook Business traz para o seu negócio, seja ele um prestador de serviços como consultoria ambiental SP ou uma marca de produtos físicos, como artigos de decoração para festas. 

Dicas de como utilizar a ferramenta corretamente

Partindo para a prática, mesmo entendendo tudo o que envolve o Facebook Business, ainda é importante que você saiba como usar a ferramenta da forma correta. Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar com isso, confira: 

Controle tudo através de uma só conta 

A primeira delas é o controle que você possui através da conta na ferramenta, o recomendado é que você controle tudo através de uma só conta, caso tenha mais de uma empresa, aí você pode criar mais de uma conta. 

Entretanto, se for para gerenciar as campanhas e materiais de apenas uma marca, crie uma conta geral para que tudo o que for feito e analisado fique salvo apenas nela e todos os envolvidos tenham fácil acesso. 

Tome cuidado com quem tem acesso 

E por falar em acesso, essa é outra dica muito importante, tenha cuidado quando oferecer o acesso da conta da ferramenta, pois apenas os autorizados devem mexer nela e avaliar as métricas de compra de sucata e também das vendas, por exemplo. 

Isso porque, infelizmente, vivemos em um mundo onde não há como saber a intenção de todas as pessoas que estão por perto e, caso a conta dessa ferramenta seja acessada pela pessoa errada, você pode acabar tendo grandes problemas lá na frente.

Deixe tudo muito bem organizado 

Dentro da ferramenta, você conta com diversos espaços, pastas e lugares onde consegue organizar seus conteúdos e campanhas de maneira otimizada, por isso, use tal opção a seu favor para que a ferramenta não vire uma bagunça. 

Por mais otimizada e tecnológica que ela seja, você também precisa ajudá-la e se ajudar, e para isso, nada melhor do que conseguir organizar cada coisa em seu canto, o que facilita o acesso futuro, tanto seu quanto de outras pessoas ao procurarem por alguma informação. 

Se atente as tendências de mercado

Por fim, mas longe de ser menos importante, se atentar às tendências de mercado e ao que está acontecendo dentro do universo digital e dentro do segmento do seu negócio, seja ele uma estufa para pintura automotiva ou uma marca de eletrônicos. 

Quando você fica por dentro das tendências de mercado do seu negócio, entende que pode usar essas novidades como inspiração de criação para a sua marca e como uma forma de inovar dentro do seu nicho e trazer novidades para os seus clientes. 

Essas são algumas dicas que, por mais simples que possam parecer, acredite, fazem toda a diferença nesse processo e te ajudam a usar o Facebook business da maneira correta para que ele, de fato, ajude a sua marca a crescer. 

Considerações finais 

Dessa maneira, você contará não só com mais uma ferramenta de gerenciamento para a sua empresa, mas com uma grande aliada que te ajudará a ter uma melhor visão sobre o seu negócio e novos patamares para crescimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x