Marketing para E-commerce: Como a BRPods Cresceu 300% em 6 Meses

 

Gerir um e-commerce nem sempre é uma tarefa simples.

Além das vendas existem diversos fatores que influenciam no sucesso da sua loja como a logística, estratégias de marketing, gerenciamento de estoque, etc.

Neste artigo vamos abordar 5 estratégias que utilizamos nos últimos 6 meses de operação da BRPods que resultaram um crescimento de 300% nas vendas de JUUL sem a necessidade de investimento em tráfego pago.
 

5 Estratégias de Marketing Digital para e-commerce

Se você possui um e-commerce ou deseja trabalhar com isso, é muito importante saber o caminho mais assertivo para gerar resultados. Confira 4 dicas abaixo que fizeram a BRPods triplicar as suas vendas nos últimos 6 meses:

#1 – SEO para e-commerce

Um ponto muitas vezes negligenciado por e-commerces é o SEO.

Esse é um “erro” que pode custar caro.

O tráfego pago através do Google e principais redes sociais ainda é utilizado em grande escala pelos principais players, mas por que não trabalhar com a aquisição de tráfego “gratuito” através do Google?

Nos últimos 6 meses trabalhamos internamente com uma forte estratégia de otimização de SEO para e-commerce de acordo com os pontos listados abaixo:

– Otimização do servidor de hospedagem;
– Otimização de performance e experiência do usuário;
– Otimização das páginas indexadas;
– Planejamento e implementação de palavras-chave qualificadas para os principais produtos e categorias como a categoria JUUL pods;
– Reestruturação das páginas de categoria e produto.

O SEO tem sido o foco principal da BRPods para vender os seus produtos e manter o crescimento exponencial.

#2 – Email Marketing

Junto a estratégia de SEO faz-se importante manter o contato/relacionamento junto ao cliente.

E para isso a BRPods utiliza 2 ferramentas que fazem toda a diferença: Mailchimp e CartStack.

O Mailchimp é utilizado diariamente para follow ups junto a base de clientes. Já o CartStack é um software que possibilita a criação de uma sequência para recuperação de carrinhos, que vem se mostrando muito eficiente nos últimos meses.

#3 – Conteúdo nas Redes Sociais

De acordo com o Facebook, cerca de 100 milhões de Brasileiros compartilham conteúdo e estão ativos em sua plataforma.

Além de uma forte estratégia de conteúdo no Facebook faz-se relevante também uma forte estratégia pelo Instagram.

É importante lembrar que cada rede social tem um público específico.

A estratégia da BRPods tem sido atacar todas as redes sociais disponíveis para descobrir de acordo com o tráfego de referência e conversões gerado por cada uma. E nesse ponto o Instagram tem mostrado um diferencial.

A proximidade do seu cliente tende a ser maior quando há interação pelo direct e stories. Ambos são uma grande oportunidade de engajar com o seu cliente ideal, criando um novo canal de vendas.

#4 – Definição da Buyer Persona

A Buyer Persona muitas vezes é negligenciada por e-commerces.

E a importância da criação da mesma é simples e autoexplicativa. Nada adianta você criar uma oferta sem saber para quem está oferecendo.

No caso da BRPods, descobrir quais são as dores, problemas, ambições e desejos da sua Buyer Persona interessada em comprar JUUL permitiu implementarmos na estratégia de copywriting todos os gatilhos mais relevantes para o nosso cliente ideal, o que gerou um grande aumento nas conversões.
 

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Outros Fatores Determinantes Para o Crescimento de um E-commerce

#1 – Ferramentas de SEO

Ao longo dos últimos 6 meses de operação foram testadas várias ferramentas de SEO que possibilitaram maior assertividade quanto às questões descritas acima.

Segue abaixo a lista de ferramentas que foram utilizadas para otimizar os resultados orgânicos da BRPods:

– Google Search Console;
– Google Analytics;
Ubersuggest do Neil Patel;
– MOZ

#2 – Catálogo de produtos variados

Faz-se muito importante ter o produto certo para a necessidade da sua Buyer Persona.

No caso da BRPods é oferecido opções “enxutas” que correspondem com exatidão a necessidade do cliente.

São pouco mais de 50 produtos oferecidos pela BRPods.

Produtos chave como JUUL pods Mint, STIG, e Puff Bar estão sempre disponíveis para atender todos os clientes.
 

Conclusão

Gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil porém pode ser recompensador se utilizarmos estratégias assertivas que auxiliem no crescimento/desenvolvimento da loja.

Como recomendação final, não deixei de trabalhar o SEO da sua loja.

Além de mais barato que o tráfego pago, você consegue posicionar através do SEO para palavras-chave relacionadas que tem grande assertividade quanto a intenção do usuário, sendo possível gerar tráfego qualificado.

 
 

Ben Popov

Growth Hacker, Crypto Investor e Estrategista de Marketing Digital com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing na Era Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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