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Marketing sazonal: Vendendo mais em datas especiais

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A arte de vender tem muito a ver com a data da compra. Por exemplo, as pessoas tendem a gastar mais em dias comemorativos e o Marketing Sazonal é projetado especificamente para isso.

Pensar em estratégias de marketing para contextos desse tipo requer cuidados adicionais.  Afinal, cada data tem particularidades que devem ser exploradas para o sucesso máximo das campanhas.

Com o marketing sazonal é possível traçar estratégias decisivas para aproveitar ao máximo as ocasiões comemorativas

Preparamos este texto para te dar uma idéia completa da sazonalidade e como ela pode ser utilizada nos negócios, com foco nas estratégias de marketing digital.

Vamos trazer os principais pontos do marketing sazonal, incluindo dicas para desenvolver uma boa estratégia com ele.
 

Compreendendo a sazonalidade 

Este termo é usado para descrever algo que é temporário ou efêmero, vinculado a um determinado período de tempo.

No caso das datas festivas, a ideia é muitas vezes usada para referir-se a produtos que são produzidos em uma determinada época. 

Exemplos incluem árvores de Natal, ovos de Páscoa e pacotes de fim de ano de uma imobiliária responsável por alugar sala comercial. Ou seja, é possível e até mesmo indicado orientar a estratégia de vendas de acordo com a época do ano.  

Nem todos os produtos ou serviços são vendidos na mesma intensidade ao longo de todo o ano. Ter essa noção é importante para planejar os investimentos em marketing.
 

Saiba como aplicar a sazonalidade aos negócios

Conhecer o grau de sazonalidade dos produtos que qualquer empresa vende é importante. Isso pode ser feito trabalhando juntamente ao departamento de marketing, analisando os altos e baixos nas vendas. 

Uma vez que essas informações estejam bem catalogadas, o planejamento fica mais fácil. Conseqüentemente, os vendedores de garrafa personalizada com nome podem se planejar para a alta temporada.

Caso contrário, eles provavelmente comprarão menos matérias-primas e podem não conseguir atender a uma eventual alta demanda.

Dessa forma, entender e aplicar a sazonalidade é crucial para manter a saúde financeira de um negócio, aproveitando-se das fases com potencial alta.

O marketing sazonal também desempenha um papel muito importante neste contexto. Saiba mais nos tópicos abaixo.

Planejamento estratégico

A sazonalidade permite planejar seu curso de ação ao longo do ano. Se os principais fabricantes de mini robô percebem que seus serviços são mais requisitados em certas datas, podem se preparar melhor para isso.

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Em outras palavras, os líderes empresariais podem prever melhor o comportamento do cliente. 

Isso não significa que haverá períodos fixos de quedas de venda. Sazonalidade também significa saber atender com qualidade o público que procura um produto ou serviço fora dos períodos de pico.

Adaptar-se a mudanças

Outro aspecto do marketing sazonal é saber aproveitar os momentos menos lucrativos para desenvolver formas criativas de atrair clientes e manter os fluxos de vendas. 

Afinal, esse é o grande desafio do vendedor: atrair pessoas. Em tempos de lucros em declínio, o desafio é dobrado. 

Os mercados são feitos de inconstância. É preciso saber navegar com segurança para se manter relevante, ainda mais em tempos adversos para a indústria e seus trabalhos específicos, como transformadores de tensão.

Aumentar as vendas 

Por fim, a sazonalidade fornece ferramentas para que as empresas saibam como aproveitar melhor as altas temporadas de vendas.

É um fato palpável quando falamos em datas comemorativas. As marcas têm de aproveitar esses momentos para oferecer preços e vantagens especiais.

Claro, é essencial escolher a época do ano conforme o perfil dos clientes e a área de atuação da empresa.

Esse é um excelente exemplo de marketing sazonal: saber aproveitar as ocasiões especiais para divulgar os produtos e trazer diferencial para o público, seja o negócio uma gráfica de  envelope personalizados ou de camisetas personalizadas.
 

Dicas para fazer marketing sazonal

Agora que você compreende a definição e a importância dessa modalidade de marketing, chegou o momento de saber exatamente como colocá-la em prática.

Confira os tópicos abaixo. Eles contêm ideias e dicas importantes para quem se interessa pela sazonalidade no mundo dos negócios.

  1. Organize um cronograma

O primeiro passo é escolher os dias em que a marca vai empregar o marketing sazonal.  Eles devem ser selecionados com base no comportamento do consumidor e quantidade de exposição na mídia. 

Por isso, é importante estabelecer claramente os objetivos que uma empresa de limpeza busca alcançar com essas estratégias. Isso inclui: 

  • Objetivos;
  •  Meios de comunicação que serão utilizados;
  • Formatos;
  • Benefícios;
  • Região a ser contemplada (no caso, Jundiaí).

Uma vez que todos esses pontos estejam claramente definidos, formalize tudo em um documento e envie para o restante da equipe para começar a colocá-los em prática, destacando as datas de interesse e quais as ações planejadas.

  1. Crie mensagens impactantes 

A publicidade precisa ir além dos incentivos óbvios para ter um impacto real no mercado. 

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Hoje, saber agregar valor por meio de técnicas de marketing é essencial. É isso que leva as pessoas a interagirem com a marca. 

Em um momento de enorme sucesso das mídias sociais, esse é um ponto ainda mais fundamental.

Estude a jornada do cliente para obter as habilidades e o conhecimento necessários e crie slogans de campanha memoráveis.

  1. Faça parcerias

A união de esforços entre os profissionais tende a impulsionar o sucesso de qualquer ação de marketing. 

Quando a ideia é proporcionar benefícios e experiências memoráveis, encontrar um parceiro é uma ótima opção.

É importante que você se alinhe com marcas e profissionais realmente relevantes para o seu negócio. 

Uma empresa de laje protendida pode trabalhar com empreiteiras da região e, até, fornecedores de materiais para discutir parcerias, por exemplo.

Assim, elas também criarão valor imediato para o público. Ou seja, a relação entre a empresa e o cliente não será baseada apenas em transações comerciais.

  1. Planeje os custos e recursos

Como em todos os bons planejamentos, é necessário listar os recursos que serão utilizados e seus respectivos custos.  

Criar um orçamento claro e realista impede que a empresa lance uma campanha massiva sem realmente poder fazê-lo. Isso também permite uma melhor mensuração dos investimentos individuais. 

Ninguém precisa correr o risco de perder dinheiro para executar uma campanha de marketing sazonal.  

Entre em contato com fornecedores, pesquise preços e condições de pagamento para obter as melhores ofertas.

  1. Saiba usar as redes sociais 

Sites como Twitter, Instagram e Facebook devem estar integrados a qualquer boa estratégia de marketing digital. Ou seja, os profissionais de marketing sazonais também podem (e devem) usá-los.

Essas são plataformas amplamente utilizadas em todo o mundo. Os usuários postam e consomem textos, fotos e vídeos todos os dias.

Portanto, se o objetivo é ampliar a visibilidade de uma empresa de terceirização de limpeza, as mídias sociais são um meio de comunicação extremamente útil. 

As estratégias de marketing sazonais podem ser divulgadas ali, de forma criativa e inovadora. 

Para isso, conte com uma equipe de mídias sociais para aproveitar ao máximo as oportunidades e formatos que elas oferecem.

  1. Acesse os feedbacks

A internet abre a possibilidade de uma comunicação mais direta com os consumidores.  As redes sociais, mencionadas no tópico acima, dispõem de recursos decisivos para isso. 

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As métricas de engajamento (curtidas, comentários, menções e compartilhamentos) precisam ser rastreadas. 

Esta é uma boa maneira de saber se os anúncios estão sendo bem recebidos. Não é à toa que são os canais preferenciais para os clientes enviarem reclamações, elogios e outros comentários. 

Não subestime o poder informativo da internet. Preste atenção em quem está te seguindo e no que está sendo falado sobre o seu negócio por lá.

  1. Não tenha medo de fazer mudanças

As campanhas de marketing nem sempre atraem muitas pessoas pela primeira vez. As métricas devem ser monitoradas continuamente.

Assim, é possível garantir que a campanha tenha o efeito pretendido. Se não, é hora de parar, analisar o que funcionou até agora e rever todos os pontos. 

Fazer ajustes no meio das campanhas economiza recursos e aumenta suas chances de sucesso a longo prazo. 

Portanto, não tenha medo de alterar seu slogan, banner ou landing page que não está gerando resultados expressivos.

  1. Tenha cautela

Para que a campanha seja mais eficaz, as datas devem ser escolhidas com cuidado. Na maioria dos casos, é tudo uma questão de empreender esforços no momento certo.

Escolher a data errada pode desperdiçar recursos, tempo e dinheiro que poderiam ser usados ​​de outra forma.  

Além disso, as empresas que têm o hábito de fazer promoções com muita frequência estão cada vez mais reduzindo o interesse dessas ações para seu público-alvo.

Portanto, tenha cautela e use o histórico de vendas a seu favor, além de sempre conhecer melhor seus clientes. 

Dessa forma, você poderá criar campanhas sazonais mais envolventes para obter melhores resultados.

O melhor de tudo é que o marketing sazonal pode ser usado por marcas de qualquer segmento. Basta encontrar a data que mais ressoa com a base de clientes!

Tomando os cuidados e trabalhando as estratégias que listamos aqui, o sucesso vai ser iminente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

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