A Melhor e a Pior Hospedagem WordPress em 2021 (O Segredo Revelado)

  • por

Esta postagem foi atualizada em 10 de março de 2021

 

Quando se fala de sites em 2021, normalmente falamos em WordPress já que mais de 40% de todos os sites no mundo usam esse CMS.

Nos primeiros anos da sua existência, o WordPress era basicamente uma ferramenta para criar um blog e não sites mais típicos. Mas isso deixou de ser verdade há muito tempo.

Atualmente, devido a alterações no seu código core, além do enorme ecossistema de plugins e temas WordPress, você pode criar qualquer site com o WordPress.

Por exemplo, o WordPress não só potencializa um grande número de sites e blogs empresariais, mas também é a forma mais popular de criar uma loja e-Commerce!

 

O que você pode fazer com WordPress?

Com o WordPress, você pode criar:

  • Sites empresariais
  • Lojas e-commerce
  • Blogs
  • Portfólios
  • Currículos
  • Fóruns
  • Redes sociais
  • Sites de adesão
  • …basicamente qualquer outra coisa com que você sonhe.

O WordPress foi criado em 2003 na forma de um projeto autônomo, derivando de um projeto anterior chamado b2/cafelog.

A minha experiência com WordPress e empresas de hospedagem WordPress começou em 2004, quando criei o meu primeiro blog.

Desde já, criei centenas de blogs – para uso próprio e para meus inúmeros clientes, em inglês e português.

Usei vários provedores de hospedagem, no Brasil e nos EUA, mas nesse artigo vou falar somente sobre a minha melhor e a minha pior experiência com essas empresas.

 

Porque a hospedagem WordPress é tão importante?

Para entender melhor por que o serviço de hospedagem WordPress é tão importante, vou dar o seguinte exemplo:
Imagine que você tem um carro esportivo, rápido e elegante – um Porsche, Mercedes ou Ferrari, por exemplo.

Para extrair todas as capacidades e atingir a melhor performance, você precisa gasolina de primeira qualidade.

Senão, o seu carro maravilhoso não vai andar corretamente e você ate pode danificar o motor.

Falando sobre o WordPress e a hospedagem – o seu carro é o WordPress – rápido, elegante e cheio de possibilidades, mas você precisa uma otima gasolina (leia se hospedagem), para fazê-lo funcionar de melhor forma possível.

Uma hospedagem WordPress que usa servidores antigos e lentos, versões de software não atualizados e tem péssimo suporte – vai atrapalhar muito o seu trabalho e você pode perder muito dinheiro e negócios.

Por isso, investir numa excelente hospedagem WordPress compensa imensamente!

Agora, sobre as minhas experiências:

 

A melhor hospedagem WordPress

Como já mencionei no começo do artigo, a minha experiência com WordPress e empresas de hospedagem foi em 2004.

E a melhor hospedagem WordPress que já usei e continuo usando, é sem dúvida, SiteGround.

No momento tenho os meus próprios 4 blogs hospedados no SiteGround.

 

 

Por que usar SiteGround?

No geral, o SiteGround está próximo ao topo de todas as empresas de hospedagem na web em tempo de atividade (99,99%) e velocidade (756 ms). Sua equipe de suporte ao cliente é experiente, rápida e amigável. Todos os planos vêm com um CDN, certificado SSL e contas de e-mail.

A seguir, o nosso analise profissional:

99,99% de tempo de atividade nos últimos 12 meses

O desempenho do tempo de atividade do SiteGround foi quase perfeito no ano passado. Sua média de 99,99% os coloca entre os hosts mais confiáveis que analisamos.

Um tempo de atividade forte como esse mantém os visitantes do site felizes. Mas, mais importante, isso significa que é quase garantido que seu site funcione 24 horas por dia, para que você também não perca quando seus clientes quiserem fazer uma compra.

LEIA TAMBÉM:  Como Criar e Hospedar um Blog WordPress em 5 Passos Simples

Tempo de carga acima da média (756 ms)

A velocidade do site é facilmente o segundo fator mais crítico na escolha de um host.

Para começar, uma pesquisa do Google mostra que 53% das pessoas irão embora se suas páginas não carregarem em três segundos.

Além disso, você não pode fazer muito para consertar um host lento. Você pode compactar imagens para diminuir seu peso. Você pode carregá-los por meio de um CDN para aliviar a pressão do servidor. Mas uma vez um host lento, sempre um host lento.

Felizmente, você não precisa se preocupar com isso com o SiteGround. Seu tempo de carregamento acima da média de 756 ms coloca o SiteGround em nossa seção de profissionais.

Excelente experiência de suporte ao cliente

O SiteGround fornece uma base de conhecimento para que os clientes encontrem suas próprias respostas rapidamente. Caso contrário, você pode ligar pelo telefone ou usar o chat ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para testar, optamos pela opção de chat ao vivo e nos conectamos com o suporte do cliente em menos de um minuto.

Ao contrário de outros hosts, não houve atraso nas respostas. Ele sabia do que estava falando e não precisava procurar respostas cada vez que enviamos uma nova pergunta.

No total, demoramos menos de três minutos para obter uma resposta às nossas perguntas.

Migração de site grátis

Sempre que vemos hosts da Web surgirem com uma opção de “migração DIY”, ficamos um pouco ansiosos. Isso ocorre porque a maioria deles não é ótima e acabam colocando mais peso no cliente.

No entanto, o SiteGround é uma exceção a essa regra. Eles criaram um plugin gratuito de migração para WordPress que você pode enviar para qualquer site.

Não existem percursos longos e enfadonhos. Basta gerar um token de dentro de sua conta de hospedagem SiteGround e o plug-in ajudará rapidamente a fazer o trabalho pesado.

Você pode migrar quantos sites quiser com esta opção. (Em comparação, alguns hosts que oferecem “migrações gratuitas” limitam depois de apenas alguns, forçando você a pagar depois de um certo ponto.)

Certificado SSL grátis e rede de distribuição de conteúdo (CDN)

O Google Chrome começou a alertar ativamente as pessoas se o site que elas estão tentando acessar não tem um certificado SSL configurado.

SSL ajuda a proteger qualquer informação enviada e enviada entre o dispositivo do usuário e o site, incluindo detalhes pessoais como endereços IP ou números de cartão de crédito. Se não forem protegidos, os hackers e outros podem facilmente interceptar essas informações. Portanto, o Chrome está procurando o melhor interesse dos usuários da web aqui.

Em outras palavras, isso basicamente torna os certificados SSL um requisito em todos os sites atualmente. E, felizmente, o SiteGround oferece isso de graça em todos os planos.

A outra boa notícia vem na forma de um Cloudflare CDN (Content Delivery Network) gratuito. O CDN armazena arquivos grandes, como imagens, em muitos servidores em diferentes locais ao redor do globo. Isso ajuda a garantir que os arquivos sejam armazenados o mais próximo possível dos visitantes do site, tornando o acesso mais rápido.

LEIA TAMBÉM:  Os 25 Melhores Plugins WordPress Para O Seu Blog Em 2018

O SiteGround possui servidores espalhados por três continentes, o que ajuda a manter o tempo de carregamento rápido e proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Recursos disponíveis do iniciante ao avançado

Você terá o Git pré-instalado em planos maiores, junto com SSH, WP-CLI, SFTP e phpMyAdmin. Eles têm várias versões de PHP à sua disposição. O cache multinível está disponível. E você também pode obter acesso a ambientes de preparação para que os sites preparem ou testem antes de colocar novos recursos em produção.

O SiteGround também ajuda com a segurança, usando uma ferramenta de prevenção de bots de IA proprietária que tenta extinguir novos ataques antes que eles acertem. Seus dados relatam que algo em torno de 500.000 a dois milhões de tentativas de força bruta são bloqueadas em seus servidores a cada hora.

Então, você também não é deixado sozinho para lidar com essas dores de cabeça.

Garantia de 99,99% de tempo de atividade

Lembra daquela sólida média de tempo de atividade de 99,99%? Bem, há uma razão pela qual SiteGround não vacila aqui – custaria muito dinheiro a eles.

Frequentemente, quando você analisa os termos de serviço de um host da web, só há más notícias escondidas nas letras miúdas.

SiteGround nos surpreendeu muito. De acordo com o contrato de nível de serviço, eles garantem “tempo de atividade da rede de 99,9% anualmente”. Se eles caírem abaixo desse limite, você será compensado com meses gratuitos de hospedagem.

Agora, existem algumas condições de como o tempo de atividade é calculado. Quaisquer problemas de manutenção programada ou de emergência estão isentos. Se algo que você faz causa o tempo de inatividade (como exceder recursos, instalar aplicativos que não funcionam ou violar os termos), o SiteGround não se responsabiliza. Quaisquer grandes ataques externos em seus sistemas também podem contornar essa política.

Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias

O SiteGround oferece 30 dias de garantia de devolução do dinheiro em todos os planos de hospedagem compartilhada. Em comparação, seus planos de nuvem, VPS e hospedagem dedicada só vêm com um reembolso de 15 dias.

Como muitos outros hosts, as taxas de nome de domínio e quaisquer outros “extras” geralmente não são reembolsados. E esta política de reembolso só se aplica a novos clientes. Portanto, você não pode obter reembolsos em planos de renovação.

 

 

SiteGround – A Melhor Hospedagem para WordPress

 
 

A pior hospedagem WordPress

Isso pode ser uma surpresa para muitos, mas infelizmente, na minha experiência de mais de 16 anos – a pior hospedagem WordPress é … HostGator.

 

 

HostGator é um provedor de hospedagem na web extremamente popular. Fundada em 2002, a HostGator agora hospeda mais de 8 milhões de sites em todo o mundo.

HostGator oferece todos os recursos de hospedagem padrão que você esperaria de uma empresa de hospedagem na web, incluindo largura de banda ilimitada, SSL grátis, instaladores de 1 clique, $ 200 em ofertas de marketing e muito mais. Com um plano de hospedagem compartilhada um pouco mais caro, você terá acesso a hospedagem ilimitada de sites, um IP dedicado gratuito e ferramentas de SEO gratuitas.

No entanto, ao comparar recursos, o SiteGround está muito à frente do HostGator. Vejamos alguns dos recursos que colocam o SiteGround à frente da curva:

Armazenamento SSD: todos os planos de hospedagem compartilhada da HostGator oferecem armazenamento em unidade de disco rígido (HDD), enquanto o SiteGround fornece armazenamento em unidade de estado sólido (SSD), que tem desempenho comprovado pelo menos 2x mais rápido que o HDD.

LEIA TAMBÉM:  Como Aumentar O Trafego Do Blog Com AMP (Accelerated Mobile Pages)

Tecnologias de velocidade: além do armazenamento SSD, o SiteGround oferece CloudFlare CDN, PHP 8 com OpCache gratuitamente.

Segurança proativa: com todos os planos de hospedagem na web da SiteGround, você pode aproveitar backups diários gratuitos. Com um plano um pouco mais caro, você também receberá restaurações de backup gratuitas.

Recursos avançados geeky: para recursos avançados, você pode optar pelo plano GoGeek, que fornece servidores compatíveis com PCI e criação de repositório Git com 1 clique.

Embora o escopo deste artigo não permita testes de segurança exaustivos, existem algumas verificações rápidas que podem ajudar a indicar se a plataforma mais barata da HostGator está começando com uma base segura. Aqui está: não é. Essa coisa é perigosamente insegura.

Infelizmente, tenho que denunciar o HostGator pelo que considero uma falha de segurança muito séria. Ao fazer login no portal do cliente, tudo o que você precisa fornecer é um nome de usuário e uma senha. No entanto, se quiser fazer perguntas ao suporte e obter respostas, você precisa configurar um PIN de suporte. Este é um passo parcial à frente.

O problema é que, se você conseguir fazer login na conta de gerenciamento principal, poderá alterar o endereço de e-mail associado a ela e, em seguida, enviar um novo PIN de suporte. O resultado final é sem um segundo fator para autenticação de login, o PIN é essencialmente inútil.

A autenticação multifator nunca deve ser uma opção de upsell ou fornecida apenas para contas premium. É preciso muito pouco esforço para um provedor de hospedagem habilitá-lo. Não apenas protege os clientes individuais que usam o recurso, mas também protege todos os clientes do provedor de hospedagem.

Isso ocorre porque a maioria dos servidores de hospedagem compartilhada compartilham endereços IP. Se um spammer ou scammer sequestrar uma conta de hospedagem compartilhada e essa conta for bloqueada, é inteiramente possível que todas as contas que compartilham esse IP ou o bloco maior de números desse IP também sejam bloqueadas.

A falta de suporte da empresa para protocolos de segurança modernos e segurança de login é profundamente preocupante. Eles estão permitindo que centenas de milhares de clientes lancem sites com softwares de segurança terrivelmente desatualizados. Dado que as bibliotecas de segurança são gratuitas e de código aberto, simplesmente não há razão para que a HostGator seja negligente neste aspecto mais importante da segurança da web.

 

Conclusão

Em resumo, enquanto o SiteGround oferece soluções tecnológicas ultramodernas e excelente suporte técnico, o HostGator trabalha com servidores antigos e software desatualizado, e tem péssimo atendimento ao consumidor.

Escolher um host para o seu site WordPress não é uma decisão simples, especialmente porque você pode trabalhar com ele por um longo tempo. O ideal é que você acerte na primeira tentativa – a menos que não se importe de passar pelo aborrecimento de uma migração mais tarde.

 

SiteGround – A Melhor Hospedagem para WordPress

 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments