Mundo digital: este ambiente é seguro para os escritórios de advocacia?

São Paulo, SP 5/10/2020 – Inovar está muito além do ambiente e das ferramentas digitais.Muitas corporações sentiram o impacto da pandemia. Os problemas são ainda maiores nos escritórios de advocacia. Entre processos de recuperação judicial e atendimento à LGPD, a modernização tecnológica e segurança digital passam a ser fundamentais.

Os escritórios de advocacia brasileiros têm um novo desafio: tramitar suas ações on-line – ao mesmo tempo em que atendem um grande volume de clientes. Segundo levantamento realizado pela Boa Vista, em junho deste ano, foi possível constatar aumento de 89,7% nos processos de recuperação judicial das empresas. De outro lado, a Serasa Experian, um mês depois, mostrou queda de 17,9% em relação a 2018. 

Independentemente das comparações entre cenários, os números conduzem o olhar para “outra ponta do iceberg”: as empresas precisam de advogados ágeis que consigam atender demandas complexas em ritmo mais acelerado do que o normal. 

Com isso em mente, Cristiane e Dalton Locatelli, diretores à frente da Pryor Global, empresa criada há 25 anos para a representação legal em território brasileiro, compartilham como foi o processo de modernização durante a pandemia. 

A Pryor se adiantou – e já havia digitalizado parte das suas estruturas de tramitação de processos antes da crise causada pela COVID-19, segundo a diretoria. A tecnologia foi implantada de forma acessível para garantir a rastreabilidade e segurança dos advogados e clientes. “O desafio constante é garantir agilidade, sustentabilidade e inovação, permitindo o compliance”, afirmam os Locatelli. “Realizar as tarefas com mais eficiência, em menos tempo e com o menor esforço é fundamental em tempos turbulentos”, complementam. 

Modernizando processos

Grandes corporações já aderiram à assinatura digital certificada dos contratos de câmbio, que são muito recorrentes na rotina de representação legal. 

LEIA TAMBÉM:  Tecnologia para call center melhora atendimento e produtividade em entidade filantrópica de nefrologia

Pensando nisso, a Pryor desenvolveu uma estrutura que se encontra disponível em um portal que permite acompanhar integralmente os processos, além de todos os documentos envolvidos. “É possível saber quem movimentou um documento do processo, quando a ação ocorreu e como. O processo que ocorre em ambiente on-line pode ocorrer com a assinatura por meio de certificado digital de validade jurídica. É uma forma de garantir a segurança e a autenticidade das informações”, ressalta Cristiane.  

A importância da estrutura se acentua diante dos fatos: segundo o estudo “Fast Facts”, disponibilizado pela Trend Micro, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial quando o assunto é ameaça por e-mail. Inúmeras tentativas de fraude foram detectadas no primeiro trimestre de 2020, trazendo ao país este título. A Pryor pretende eliminar os e-mails do processo de representação legal e está preparada para o atendimento da LGPD. 

Além disso, a Pryor Consultores criou indicadores personalizados para avaliação de todos os clientes, ao mesmo tempo em que mantém o monitoramento constante com o apoio internacional da Dun&Bradstreet. “O ESG (Environmental, Social and Governance) está entre os assuntos mais debatidos ao analisarmos o ambiente de mitigação de riscos dentro da instabilidade do mercado brasileiro”, ressalta Dalton. 

Mudanças necessárias – e positivas

Para a Pryor, inovar está muito além do ambiente e das ferramentas digitais – é a resolução de problemas emergentes. Nesse recorte, novos hábitos corporativos têm destaque. 

“O home office obrigou as empresas a repensarem as suas estruturas. Muitos escritórios de advocacia estão reduzindo a estrutura física e têm realizado pesquisas que apontam o aumento da produtividade dos seus profissionais em diversos estados brasileiros. A logística e acessibilidade a grandes centros nos quais estão instalados os maiores escritórios de advocacia de São Paulo e as audiências à distância são fatores que impactam positivamente o desempenho desses profissionais”, destaca Cristiane.

LEIA TAMBÉM:  Acesso a crédito através do empréstimo pela máquina de cartão

E não para por aí, para a diretora, outros pilares também influenciam os processos: o dress code, por exemplo, também é um assunto amplamente discutido no universo dos escritórios de advocacia, embora para alguns pareça menos relevante. “As transformações culturais estão ocorrendo a partir do relacionamento digital. Há os defensores da liberação de trajes confortáveis e escritórios que reforçam ainda mais os seus valores na conduta dos funcionários e postura inclusive em ambiente on-line”, compartilha Cristiane.

Novos processos

Para acompanhar o mercado é preciso seguir suas tendências. Com isso em mente, os diretores da Pryor estão investindo em uma infraestrutura atraente para os parceiros, garantindo a sustentabilidade do negócio. 

Pensando na otimização de receita, qualidade de vida de seus colaboradores, entre outros fatores, corporações estão criando novos processos. O escritório Moraes Pitombo Advogados, por exemplo, decidiu reduzir em 70% o tamanho da sua unidade física e direcionar os investimentos, que antes eram custos gerados por contas de consumo e aluguel, para a área de desenvolvimento de infraestrutura e TI. É um momento para repensar valores e estruturas.

Para saber mais sobre a Pryor, basta acessar: http://pryorglobal.com/

Website: http://pryorglobal.com/

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments