De qual forma a Neurociência pode auxiliar no seu trabalho

 

Trabalhar durante a pandemia de coronavírus está sendo um desafio para a maioria dos brasileiros. Migrar do escritório para o home office mudou bruscamente as relações de trabalho. Como responder a estas mudanças? O nosso cérebro precisa se readaptar a uma nova realidade de trabalho e a neurociência pode ajudar a isto.

Thaís Garneiro, sócia-fundadora da Nêmesis Neurociência Organizacional, explicou em entrevista ao UOL que o nosso cérebro muitas vezes atua no inconsciente para poupar energia, por isso muitas funções no trabalho e na vida pessoal são inconscientes e automáticas.

Por isso, quando a rotina muda, é preciso se concentrar mais em atividades que não eram tão importantes anteriormente e isso pode deixar o nosso cérebro mais cansado. Thaís também aponta que assimilamos informações do ambiente de maneira inconsciente e isso também interfere na nossa produtividade.

 

O que é Neurociência?

A neurociência é um campo de estudo que busca descobrir como o nosso cérebro funciona. Uma das principais funções da neurociência é estudar profundamente o nosso sistema nervoso. Essa era de conhecimento busca entender o porquê dos nossos comportamentos, como a nossa atividade mental funciona e como o cérebro gera nossos pensamentos.

 

Como a neurociência atua no dia a dia de trabalho?

As mudanças na rotina de trabalho afetam o nosso cérebro. A cada atividade nova ou novo local de trabalho, o cérebro busca se adaptar e criar conexões para potencializar o trabalho.

Para isso é preciso facilitar o caminho, por isso a neurociência indica algumas atividades importantes para aumentar a nossa produtividade no dia a dia. Confira abaixo as nossas dicas para aplicar a neurociência na sua rotina de trabalho:

 

Faça exercícios regularmente

Permanecer ativo é importante para o nosso cérebro. A prática de exercícios regulares ajuda a reduzir o estresse e melhora a nossa imunidade. Isso pode fazer bastante diferente no nosso dia a dia de trabalho.

LEIA TAMBÉM:  Estresse financeiro: saiba como esse problema pode afetar a sua rotina

A neurociência mostra que o hipocampo, área de cérebro ligada a memória e a capacidade de aprendizado, pode crescer com a prática de exercícios regulares. Logo, se você está iniciando um novo trabalho, por exemplo, praticar exercícios pode lhe ajudar a memorizar e absorver as novas informações, o que ajuda a se adaptar mais rápido a uma nova função.

 

Manter uma rotina de vida e trabalho

O cérebro se acostuma com a rotina. Como falamos acima, muitas ações se tornam automáticas e inconscientes. Por isso, manter uma rotina de vida e trabalho pode ser uma boa maneira de aumentar a produtividade no trabalho.

Garneiro explica que manter uma rotina é importante para o nosso desempenho no dia a dia. Ela explica que quando um profissional muda seus hábitos diários, ele acaba criando um “efeito dominó”, fazendo com que outras atividades também sejam mal executadas. Ter uma rotina bem definida é uma forma de criar uma intimidade com o seu cérebro.

 

Tenha uma boa noite de sono!

O sono é importantíssimo para a nossa qualidade de vida. Além de uma boa noite de sono, a maneira como acordamos também tem o poder de energizar o nosso dia a dia. Quando acordamos, recebemos uma “injeção” de cortisol, hormônio que dá energia. E isso faz com que nosso cérebro “pegue no tranco”.

É preciso aproveitar a noite de sono e os primeiros momentos após acordar para otimizar o seu dia. Acordar sempre no mesmo horário e manter uma rotina matinal saudável é essencial para o nosso desempenho no dia a dia. Lembre-se sempre que você cria disposição para o dia a dia nos primeiros 30 minutos após acordar.

 

Faça uma tarefa por vez!

Segundo Camila Campanhã, professora de especialização em neurociência e psicologia aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie explica que a capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo é um grande mito.

LEIA TAMBÉM:  5 Táticas Maravilhosas para Construir sua Autoridade Online

Camila explica que o nosso cérebro só consegue alternar o foco de uma coisa para outra, esse processo gasta recursos e gera sobrecarga cognitiva. Por isso, quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, ficamos mais cansados e não conseguimos realizar todas as tarefas com a mesma qualidade, do que faríamos caso fizéssemos uma coisa por vez.

Uma das formas de ser mais produtivos é focar em uma tarefa por vez, elencando as prioridades do dia. Assim, o trabalho rende muito mais, a pessoa tende a ficar mais motivada e com mais disposição. Essa é a dica para deixar o cérebro ativo e sua mente focada por um longo período.

 

Manter uma alimentação saudável ajuda a aumentar o nosso bem-estar

A neurociência também defende que uma alimentação saudável é fundamental para o nosso bem-estar psicológico. Se alimentar bem é importante para o nosso desempenho profissional. Isso ajuda a despertar nossa inteligência geral.

 

Meditação ajuda na redução do estresse

O cotidiano de trabalho envolve muito estresse. E a neurociência aponta que praticar meditação de forma consciente é uma maneira de reduzir o estresse. Meditar e praticar exercícios de respiração podem salvar o seu dia. Tire momentos para meditar para conseguir baixar a pressão imposta pela rotina intensa de trabalho.

 

Ben Popov

Growth Hacker, Crypto Investor e Estrategista de Marketing Digital com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing na Era Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments