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O que é e como aplicar os 4Ps?

 

A principal função do marketing é encontrar alternativas eficazes durante a gestão de um negócio, trabalhando para que ele consiga alcançar os melhores resultados possíveis dentro da sua área, associando-se de forma integrada ao seu público.

Ou seja, a adoção de estratégias adequadas que permitam com que uma empresa cresça dentro do seu setor, por meio de um número almejado de vendas, da conquistas de novos clientes, além de muitos outros objetivos que podem ser traçados como essenciais.

Permitindo dessa forma que todos os envolvidos em uma relação comercial tenham acesso às melhores possibilidades, não só quem se encontra na posição de administrador de um negócio, mas também o público que recorre aos produtos e serviços ofertados.

Tal como na busca do público por um serviço de instalação de ar condicionado residencial, onde a empresa responsável por tal tipo de ofício pode otimizar seus resultados comerciais ao adotar uma estratégia diferenciada de marketing, que dê foco ao seu serviço.

Por parte do público, uma boa tática comercial também pode resultar em diferentes benefícios para tal consumidor, como preços mais acessíveis, uma divulgação mais clara sobre as particularidades desse serviço, fora outras vantagens para todos os envolvidos.

Em uma relação capaz de aprimorar ainda mais os níveis a serem atingidos por uma empresa, diante dessa satisfação garantida por parte dos clientes. Criando assim uma situação maior de recomendação da empresa, assim como o seu índice de vendas.

Sendo esse o motivo pelo qual uma empresa de equipamentos audiovisuais, assim como uma pequena venda de doces precisam estar sempre atentas às possibilidades que um estudo de marketing pode trazer para o seu negócio, otimizando suas relações.

Até porque diversas são as alternativas e ferramentas trabalhadas pelo marketing, por meio de diferentes estratégias que podem se adequar de maneira particular à realidade do seu negócio. Fora alguns sistemas amplos, próprios para variados tipos de empreendimentos.

Destacando-se nesse caso a definição do marketing max, popularmente conhecido também como os 4ps do marketing.
 

4Ps de marketing: 4 pontos de estudo e sucesso

O marketing tem como principal função dar movimento ao mercado, ou seja, definir estratégias que acompanhem a realidade do setor comercial como um todo, por meio de ações capazes de atuar na relevância a ser alcançada por um negócio em sua área.

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Reagindo ao cenário comercial atual, assim como ao novo perfil e necessidades que podem ser levantados em relação ao público almejado por tal empreendimento. Permitindo através da adoção dessas estratégias de marketing alcançar os melhores resultados possíveis.

Como aumentar o nível de produção de adesivos personalizados de empresas, no caso de uma agência gráfica, ou expandir o número de lojas de uma rede de confeitarias. Ambos objetivos podendo ser atingidos com o auxílio de uma adequada estratégia de marketing.

Sendo possível destacar também a variedade existente de táticas de marketing, cada uma tendo um foco específico em relação ao destaque de uma empresa no mercado, por meio de vertentes como o marketing de conteúdo, o marketing digital, entre outros modelos.

Mas junto disso existem também as estruturas básicas de um estudo de marketing, em algo que os especialistas da área costumam definir como os quatro pilares principais dessas estratégias comerciais, conhecidos como os 4Ps do marketing, sendo eles:

  • Produto;
  • Praça;
  • Preço;
  • Promoção.

Existindo uma grande importância para quem administra um negócio conhecer a fundo as especificidades de cada um desses tópicos, para que a sua estratégia de marketing, independentemente de qual delas tenha sido adotada, opere da melhor maneira possível.

Produto

Tópico associado às características do produto ou serviço em si, sendo possível destacá-los durante a realização de uma campanha comercial, como base para as suas relações com o público. Como nas qualidades de um crachá de identificação PVC, por exemplo.

Praça

O contexto de praça está associado ao ambiente ao qual o seu produto será comercializado, como o citado crachá em uma loja de produtos de escritório, ou uma marca de sabão disponível nas prateleiras de um supermercado.

Sendo importante ter atenção a presença do seu produto nesses espaços, garantindo assim uma maior visibilidade para os seus possíveis consumidores da marca.

Preço

O conceito de preço está conectado aos valores financeiros aos quais tais produtos serão então comercializados, sendo importante encontrar um valor que custeie os gastos de produção, traga lucro ao vendedor e seja acessível ao poder aquisitivo dos clientes.

Promoção

Por último existe o tópico de promoção, que lida com a comunicação em si em cima do produto ou serviço a ser comercializado, ou seja, trata-se das estratégias adotadas para a divulgação dessa marca.

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Passando pela veiculação de anúncios até a distribuição de uma sacola de papel kraft personalizada para os clientes que acabam de consumir algo dentro do seu estabelecimento comercial.

Ao trabalhar com a definição desses 4 pontos, por meio da estratégia de marketing mix, maiores se tornam às possibilidades do seu negócio prosperar dentro de sua área de mercado. Principalmente quando existe uma colaboração entre esses quatro tópicos.

E para garantir a adequação correta de todos esses pontos, tornando possível um melhor proveito comercial em relação à administração do seu negócio, é importante então trabalhar com a definição de uma série de questões que podem interferir nessa relação positiva.
 

Como aplicar o marketing mix ao meu negócio

Os 4Ps são vistos como bases fundamentais para as mais diferentes estratégias de marketing a serem adotadas juntas a um negócio. Contudo, assim como eles servem como sustento para muitas ações comerciais, os 4PS também precisam de um certo alicerce.

Ações capazes de otimizar as decisões a serem tomadas em uma empresa, tendo como base esses quatro tópicos de valor comercial. E entre as atividades que podem destacar o uso adequado do marketing mix é válido ressaltar ações como:

Definição de público

Para que um serviço de assessoria contábil para empresas consiga tomar as melhores decisões acerca da administração dessa companhia, é importante primeiro definir qual o perfil de público ao qual esse empreendimento estará em busca de atingir.

Usando de informações pertencentes a essa audiência definida para tomar as melhores decisões possíveis, facilitando assim a relação comercial entre uma empresa e o público responsável por consumir dos produtos e serviços ofertados por tal companhia.

Posicionamento de mercado

Além do público a ser buscado, é importante também para uma companhia definir qual será  sua posição dentro do mercado, seja na busca de se tornar líder em seu setor, um destaque em relação ao seu custo-benefício, entre muitos outros posicionamentos.

Pois para cada objetivo existe uma estratégia comercial diferente a ser adotada. Sendo necessário saber como melhor alinhar a realidade do mercado com os seus propósitos dentro de tal área.

Estratégias do marketing mix

Como dito anteriormente, o marketing mix trata de um conceito estrutural para qualquer ação comercial a ser tomada em uma empresa, sendo válido também observar qual dos citados 4Ps pode ter uma maior relevância acerca do plano comercial de um negócio.

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Como uma companhia industrial que atua com serviços voltados ao conceito de célula automatizada, no qual tal empresa necessita definir um foco específico em tópicos como preço ou qualidade de seus serviços para melhor ter um destaque no setor industrial.

Plano de marketing

Um planejamento de marketing se trata de um documento que reúne um conjunto informações relevantes para a gestão de um negócio, auxiliando na definição das estratégias a serem adotadas para a melhor performance desse negócio.

Com um bom plano de marketing tendo presente em si também a definição dos quatro Ps do marketing, e como eles se associam à realidade do seu empreendimento.

Criação de uma persona de marketing

Associação diretamente ao público de uma empresa é importante também que ela atue na criação de uma persona de marketing, ou seja, o perfil de uma audiência que pode estar à procura do serviço de adequação de máquinas e equipamentos.

Pois com a presença desse perfil fictício, baseado nos comportamentos gerais do seu público, torna-se mais prático a definição de estratégias que possam trazer melhores resultados, ao conversarem diretamente com a representação do que seria o seu público.

Colaboração interna

A principal questão em relação ao marketing mix é como os seus quatro tópicos não se tratam de entidades distintas, pelo contrário, cada ação possui uma relação direta com outros tópicos presentes em uma estratégia de marketing.

Logo, é importante que as equipes internas de uma empresa saibam como trabalhar juntas, para que assim o setor de vendas, de comunicação e de marketing consigam definir uma estratégia em conjunto, alcançando assim resultados positivos em todas as frentes.

Tudo a fazer com que um negócio consiga atingir os melhores índices de uma forma geral, tendo os 4PS de marketing não só como um elemento auxílio, mas sim como estruturas básicas para a definição de qualquer estratégia a ser implementada junto a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

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