O que é tracking pixel: saiba como implementar no marketing digital

 

O marketing digital transformou por completo a dinâmica da publicidade: no mundo virtual é possível alcançar um número imenso de pessoas, criar engajamento pessoal, e verdadeiramente criar uma presença e identidade visual para sua marca. Além disso, os algoritmos e ferramentas de marketing eletrônico permitem a coleta e análise precisa de dados que permitem medir o sucesso das campanhas, o alcance das publicações, e até o perfil de quem está acessando seu conteúdo.

Dessa forma, não é de se surpreender que atualmente todos buscam algum tipo de mentoria e ferramentas para aumentar sua eficiência com o marketing digital, principalmente quando estamos começando a aumentar nossa marca na rede. Se você já passou pela dúvida de não saber se um email foi lido e ignorado, se quer saber quantas pessoas acessam um comentário na rede social ou lêem seu conteúdo, e se precisa alocar seu dinheiro em campanhas que fazem sucesso, já pode ter ouvido falar em tracking pixel, uma ferramenta que promete solucionar todos esses problemas. Quer conhecer? Aprenda como usar.

É importante ressaltar que muitas técnicas de crescimento na internet são grátis e podem ser implementadas aos poucos de forma conjunta, como o SEO e inbound marketing, no entanto, o investimento em algumas ferramentas pode ajudar a obter resultados muito mais rapidamente, considere usar uma VPN brasileira, um servidor de tracking pixels, um consultor de marketing e ferramentas de otimização de páginas.

 

O que exatamente é um tracking pixel?

 

 

O termo tracking pixel pode ser traduzido como “pixel de rastreio”, e resumidamente consiste em uma técnica simples e inteligente para aumentar as informações que podem ser coletadas em um email ou comentário na internet. O pixel é uma imagem de apenas 1×1 de resolução e transparente, ou seja, praticamente indetectável e que pode ser inserida no corpo de emails, comentários em redes sociais, ou sites.

LEIA TAMBÉM:  Facebook Hacker Password - As 5 melhores ferramentas gratuitas de espionagem online em 2021

Quando um computador acessa um site ou carrega um email, todo o conteúdo adicional que está anexado na mensagem precisa ser carregado de um servidor externo. O tracking pixel usa deste mecanismo para, no momento que é carregado, coletar dados sobre quem acessou a imagem, entre eles: endereço IP, localização aproximada, cookies do navegador, tipo de computador ou smartphone, horário, e tudo que conseguir acessar. Com isso, é possível descobrir quando um email foi lido ou até mesmo criar perfis da identidade de cada cliente de forma transparente e despercebida.
 

Facebook Pixel

Além do tracking pixels tradicionais, algumas plataformas disponibilizam um pixel que pode ser usado em conjunto com suas outras ferramentas de publicidade, como é o caso do Pixel do Facebook, associado a ferramenta de anúncios do site. O uso do Facebook Pixel é essencial para fazer o investimento na plataforma render de verdade, pois com o pixel usado em sua página é possível garantir que os anúncios do Facebook irão ser exibidos para seu público alvo com um grau de precisão e controle excepcional.
 

Como criar o tracking pixel?

Por se tratar de um mecanismo relativamente simples, de modo geral, é possível criar um tracking pixel através de seu próprio servidor de hospedagem ou contratando serviços de terceiros (gratuitos ou pagos) que oferecem pixels e um painel de controle. Muitas plataformas oferecem os pixels para confirmação de leitura de emails gratuitamente, e se o usuário desejar, pode efetuar o upgrade para obter mais recursos..

Até mesmo um pixel simples que será apenas usado em emails já oferece grandes vantagens para a publicidade digital: é possível medir quais tipos de mensagem e linguagem geram mais resultados com o público, verificar o alcance das campanhas, descobrir o percentual de emails lidos porém ignorados e mais precisamente medir a faixa etária do grupo alvo.

LEIA TAMBÉM:  As Vantagens e os Desafios do Marketing no Facebook

De toda forma, o usuário deve pesquisar no mercado para encontrar o melhor custo-benefício entre as empresas disponíveis, medindo o tanto que deseja investir com o retorno que deseja alcançar. Plataformas como a PastePixel e MailBird são exemplos de pixels para emails que funcionam de forma simplificada.
 

Usar tracking pixel no Brasil está dentro da lei?

No Brasil o uso de tracking pixels são permitidos e não violam a legislação, no entanto, medidas como a LGPD no Brasil e GDPR para países europeus devem ser seguidas e, por isso, é importante avisar aos usuários sobre sua política de privacidade, tomar cuidado com a maneira que os dados são armazenados e utilizados, e considerar um profissional especializado na legislação da privacidade digital para assegurar que sua implementação está correta.

No fim das contas, toda tecnologia pode ser usada de forma ética se tomamos os devidos cuidados: tracking pixels podem ser usados de forma anônima coletando dados agregados dos usuários sem identificar pessoalmente cada leitor, e formulários de consentimento podem ser enviados juntamente aos emails para remover o cadastro de quem não deseja participar de mailing lists. O uso inteligente de técnicas como o tracking pixel podem fazer uma diferença crucial no sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Confira também: Como investir em marketing e tecnologia pode salvar sua empresa.

 

 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments