Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as organizações do futuro

  • por
Desenvolvimento Sustentável

Esta postagem foi atualizada em 11 de junho de 2020

 

Não é novidade para ninguém que o mercado tem exigido das empresas ações que manifestem responsabilidade sustentável frente aos processos que agridem direta e indiretamente o meio ambiente. Diante desse cenário, há uma busca das empresas em demonstrar que estão atuando em conformidade com os padrões exigidos pelo órgãos competentes e pela sociedade.

Neste contexto, uma das exigências com padrão internacional são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criado pela ONU. A resolução entrou em vigor em janeiro de 2016. Em linhas gerais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Os ODS possuem quatro grandes divisões, relacionados as seguintes áreas: social, ambiental, econômica e institucional. Neste artigo focaremos no que diz respeito ao meio ambiente.

O que a ODS diz a respeito do compromisso ambiental?

Trata-se da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Quais são as estratégias de alcance dos ODS?

A Estratégia ODS é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate, além de propor meios para a implementação efetiva da agenda.

Sabe-se que os ODS configuram-se uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável na esfera social, econômica e ambiental, capaz de promover a paz, a justiça e a consolidação de instituições forte e eficazes.

LEIA TAMBÉM:  Alterbank lança o primeiro cartão VISA com criptomoedas no Brasil

A mobilização dos meios de implementação – dos recursos financeiros às tecnologias de desenvolvimento, transferência de know-how e capacitação – é também reconhecida como fundamental.

Quais são os ODS relacionados ao meio ambiente?

  • Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
  • Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.
  • Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
  • Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
  • Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
  • Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
  • Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Qual legado os ODS pretendem deixar?

Os ODS, embora de natureza global e universalmente aplicáveis, dialogam com as políticas e ações nos âmbitos regional e local. Na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização, sensibilização e mobilização em torno de uma agenda.

A ideia é que que busca agir do global para o local, reforçando ainda os meios de implementação e revitalização da Parceria Global pelo Desenvolvimento Sustentável.

O que os ODS tem a ver com meu negócio?

Ter uma empresa ecologicamente correta e alinhada as práticas sustentáveis que são referência mundial demostra que seu negócio está à frente do mercado e possui visão a longo prazo.

LEIA TAMBÉM:  Os novos negócios do empresário Carlos Wizard Martins

Muitas organizações investem na publicidade verde como uma forma de ganhar confiabilidade não apenas no mercado como também junto aos investidores que inclusive agregam valor a esse tipo de ação.

Um grande exemplo conhecido no mercado é Natura que não apenas defende a ideia como também vive a sustentabilidade em seus processos.

Como tornar uma empresa sustentável alinhada aos ODS?

Quer saber como tornar sua empresa mais sustentável e alinhada com os objetivos sustentáveis? Acesse o site da VG e saiba como ou converse agora com um especialista.

A gestão de resíduos é o primeiro passo da sua empresa rumo a sustentabilidade, conheça uma ferramenta inovadora capaz de solucionar de vez seus problemas, o VG Resíduos.

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments