Podcasts se popularizam e caem no gosto dos brasileiros

Podcasts se popularizam e caem no gosto dos brasileiros

 

Produções vivem momento de efervescência inédito no país; especialistas dizem que formato veio para ficar

Fundadoras do Mamilos, um dos podcasts mais ouvidos do país, Juliana Wallauer e Cris Bartis acreditam que o formato veio para ficar e investem em outras produções Se você nunca ouviu um podcast, é muito provável que seu amigo já tenha escutado esse tipo de mídia. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em janeiro deste ano e divulgada em maio dá conta do momento efervescente dos arquivos digitais de áudio transmitidos pela internet. O levantamento sinaliza que 40% dos 120 milhões de internautas do país já tiveram contato com algum podcast. O termo apareceu em 2005, mas, só nos últimos dois anos, começou a fazer parte da rotina de boa parte dos brasileiros.

Um dos podcasts mais populares do país é o Mamilos, criado em 2014 pela belo-horizontina Cris Bartis e pela paulistana Juliana Wallauer. A cada semana, a dupla de publicitárias se propõe a tratar com especialistas sobre temas espinhosos de um jeito mais leve e sem perder a informação. Os programas são semanais e chegam a alcançar 200 mil plays. “Esse é o jornalismo que a gente se propõe a fazer, com humor e empatia, embora não sejamos jornalistas”, comenta Cris, que mora em São Paulo há 11 anos.

Para ouvir os programas disponíveis (e são milhares, dos mais variados temas e durações, que vão de 15 a 90 minutos) basta ter internet e acessar plataformas de streaming ou os chamados difusores de podcasts. A popularização dos smartphones, meio pelo qual 75% dos usuários consomem esse tipo de conteúdo, é peça-chave no momento de ascensão dos arquivos digitais de áudio. Outro trunfo desse formato é dar ao ouvinte a possibilidade de fruir os programas quando e onde quiser, independentemente de estar no trânsito ou limpando a casa. O fato de grandes veículos de comunicação terem abraçado a tendência também contribui para a massificação dos podcasts.

“O Brasil, hoje, descobriu que o podcast é uma ferramenta que possibilita o aprofundamento em determinados assuntos com muita rapidez e fluidez”, acredita o jornalista mineiro Marcelo Miranda, idealizador do […]

LEIA TAMBÉM:  Como é o marketing para pequenos empreendedores

 

Ben Popov

Growth Hacker, Crypto Investor e Estrategista de Marketing Digital com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing na Era Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments