Questões de segurança: uma análise final da Bitcoin Vault (BTCV)

  • por

 

A segurança de propriedade ou bens é um tópico que vive constantemente no centro das atenções. Sua importância atinge proporções mais consideráveis no mundo das criptomoedas, onde o valor real é atribuído às linhas de código. Entretanto, existe um projeto que visa revolucionar as normas a este respeito. Conheça a Bitcoin Vault e sua Solução de Segurança 3-Key.

No setor das criptomoedas, a segurança sempre foi crucial. Ela faz parte de diferentes aspectos como o processo de transação, a qualidade da tecnologia que armazena as moedas, ou o valor e a credibilidade das próprias criptomoedas. Os resultados, no entanto, variam consideravelmente, o que é compreensível para projetos de tecnologia de ponta que estão apenas tomando forma.

Como resultado, os desenvolvedores se afivelam para criar moedas que possam resolver os problemas mais urgentes. Entre diferentes projetos de criptomoedas, há a Bitcoin Vault (BTCV) – uma moeda que se concentra em estabelecer um padrão mais elevado de segurança. Mas será que este objetivo é viável? Ou isto é apenas fumaça? Cobriremos estes e outros aspectos nesta análise.

 

Bitcoin Vault (BTCV): o essencial

A Bitcoin Vault (BTCV) foi lançada pela primeira vez no final de 2019. É uma moeda baseada em “Proof of work” (Prova de trabalho) que utiliza o algoritmo de hash criptográfico SHA-256. O fornecimento total de BTCV é de 21 milhões. No caso deste projeto de cripto, o objetivo é reforçar os padrões de segurança. “Como?”, você pode perguntar. A resposta é: através de uma solução que o mercado de criptomoedas jamais viu antes.

Normalmente, no mundo das criptomoedas, as transações são garantidas por uma única chave privada criptográfica. Mas isto pode colocá-lo em uma posição complicada, quando se descobre que suas moedas foram enviadas para um endereço errado ou fraudulento. Oops, para dizer o mínimo. Anular uma transação? Não é uma opção.

Mas aí chega a Bitcoin Vault.

O ingrediente secreto da BTCV é sua Solução de Segurança 3-Key. Esta função é uma bênção se você quiser cancelar ou reverter a transação realizada no blockchain. Como o nome indica, é viável graças a três chaves privadas criptográficas. Vamos dar uma olhada mais de perto nelas.

A primeira é a Chave de Transação Padrão. Ela permite que você acesse suas carteiras e envie fundos. O tempo de transferência da BTCV é de aproximadamente 24 horas. É o tempo que leva para criar os 144 blocos necessários para aprovar uma transação. Se você tiver a menor suspeita de qualquer ato ilícito que vise a seus fundos, você pode cancelar uma transação não autorizada dentro daquela janela de 24 horas. Tudo graças à segunda chave privada, conhecida como Chave de Cancelamento de Transação.

Uma vez utilizada esta chave, seus fundos serão movidos para uma nova carteira com um conjunto de chaves novinho em folha. A Chave de Cancelamento de Transação é benéfica para instituições e bolsas, que são mais vulneráveis a ataques. Ela requer apenas que o estado de uma carteira quente (hot wallet) seja monitorado pelo menos uma vez por dia para ter certeza de que tudo está sob controle.

LEIA TAMBÉM:  Você sabe o que é investimento binário?

A terceira chave, conhecida como Chave de Transação Rápida, foi projetada para desativar o período de transferência de 24 horas, colocando as transações em uma faixa rápida para serem enviadas no próximo bloco disponível. Portanto, sinta-se à vontade se quiser fazer uma transferência rápida para um destinatário confiável. Graças a esta chave, você pode enviar seus fundos em minutos. Mas também tenha o cuidado de armazenar as duas chaves de Cancelamento e de Transação Rápida em um local seguro.

 

O progresso do desenvolvimento

Como você pode saber se está lidando com uma equipe de desenvolvimento de projetos de cripto respeitável? Verificando se ela tem uma visão clara, estratégia, planos e cronograma para atingir seus objetivos. Infelizmente, completar os objetivos não é tão comum no mundo das criptomoedas. Muitos projetos de cripto começam de maneira bastante positiva e muitas vezes falham em acompanhar o ritmo de desenvolvimento ou simplesmente perdem o rumo, levando eventualmente a um encerramento prematuro.

Apenas alguns projetos de cripto e suas equipes se esforçam para realizar a visão planejada e acompanhar o ritmo dos desenvolvimentos e atualizações da indústria. Ao acompanhar a história de crescimento, podemos observar que a Bitcoin Vault está consistentemente fazendo sua parte.

 

Marcos importantes dos objetivos

As principais funcionalidades da BTCV não foram realizadas da noite para o dia. Foi um processo complexo, mas bem planejado. Após o lançamento em 2019, o ano seguinte foi um período marcante para novos desenvolvimentos, incluindo listagens em múltiplas bolsas de criptomoedas e, o mais importante, a implementação da Solução de Segurança 3-Key para transações Rápidas e de Cancelamento no blockchain.

O próximo passo foi criar todo um ecossistema de aplicações para suportar a BTCV: a carteira desktop (para computador) Electrum Vault e a carteira Gold Wallet, o principal aplicativo móvel de carteira da BTCV e o gerador de chaves web (key generator). Estas adições são cruciais para que a comunidade possa tirar o máximo proveito da Solução de Segurança 3-Key.

O ano de 2020 foi digno de louvor para o projeto da BTCV, dando o tom para o que estava por vir em 2021. Logo desde o início, a equipe da BTCV traçou novos objetivos. Os primeiros marcos notáveis foram um novo conjunto de melhorias: atualizações de desenvolvimento, atualizações de segurança, atualizações de UX, atualizações de produtos, atividades de marketing e outras atualizações.

A própria atualização dos objetivos foi uma mensagem clara de que o desenvolvimento futuro do projeto não seria possível sem a abordagem proativa de toda a comunidade cripto.

A BTCV também introduziu uma ampla variedade de atualizações, incluindo produtos de staking, lançamento de um novo site, análise tokenômica do token wBTCV (também conhecido como wrapped BTCV), plataforma de análise do blockchain da BTCV, e recursos de notificação do usuário da carteira GoldWallet. Todos eles foram concluídos no primeiro trimestre e na primeira metade do segundo trimestre de 2021. A fase inicial de integração com fiat (moeda fiduciária) também foi concluída. Os usuários podem agora comprar a BTCV com cartão de débito ou crédito via buybtcv.com.

 

A BTCV está abrindo caminho para o futuro

O que está no horizonte? A equipe de desenvolvimento da BTCV está atualmente trabalhando sem parar em auditorias de segurança no blockchain e implementando uma plataforma para airdrops e aplicativos. Enquanto isso, alguns desenvolvimentos empolgantes levaram a Bitcoin Vault para além das novas fronteiras. O projeto continua a expandir seu ecossistema e agora faz parte do mundo das Finanças Descentralizadas (DeFi).

LEIA TAMBÉM:  Como não cair em golpes ao investir em Bitcoin

 

wBTCV na Binance Smart Chain

A comunidade BTCV pode agora interagir com contratos inteligentes e outras funcionalidades graças ao lançamento do token Wrapped Bitcoin Vault (wBTCV) na Binance Smart Chain (BSC). Isto significa que os usuários podem agora wrap (embrulhar) a sua BTCV para receber o valor equivalente no token BEP-20 wBTCV e desfrutar de todas as oportunidades descentralizadas.

A Binance Smart Chain (BSC) é segunda atrás da Ethereum como um dos principais blockchains para contratos inteligentes, tendo a vantagem de taxas menores e processamento mais rápido das transações. Hoje, a BSC é um dos locais mais procurados para Aplicações Descentralizadas (DApps).

As DeFi são, sem dúvida, uma das tendências mais badaladas das criptomoedas nos últimos tempos. Graças à integração com a BSC, as pessoas que possuem a BTCV podem dizer “sim” a toda a variedade de oportunidades oferecidas por este amplo ecossistema.

 

Parceria com a CoinGate

Falando em expansão de ecossistemas, a BTCV anunciou recentemente uma parceria com a CoinGate, um fornecedor global de soluções de pagamento com cripto. O comércio eletrônico é um terreno muito fértil para as criptomoedas. A introdução das moedas digitais como opção de pagamento é algo que beneficia tanto os comerciantes quanto os usuários. Agora, aqueles que têm alguma BTCV em suas carteiras podem fazer compras diretas em qualquer lugar onde a CoinGate opera.

Focada na promoção da adoção de criptomoedas em massa, esta parceria permite à comunidade fazer compras em lojas online ou físicas sem converter sua BTCV em outra cripto ou fiat. É um ganho para os clientes que agora são servidos com as infinitas funcionalidades e oportunidades da BTCV e da CoinGate.

 

Projeto SkillzVault

Os eSportes não conhecem limites. Uma mistura de competição, entretenimento e tecnologia que atrai fãs em todo o mundo. Mais de 214 milhões de pessoas se dizem entusiastas dedicados a este tipo de entretenimento. A conexão entre o mundo das cripto e dos videogames só se fortaleceu depois que a BTCV e a ESE Entertainment uniram forças em um projeto que visa agitar o cenário da competição eletrônica.

O show de talentos SkillzVault é uma competição global na qual os jogadores amadores têm a oportunidade de enfrentar e colaborar com os profissionais em um patamar de igualdade. Aqui, o papel da BTCV se resumiu a apoiar a sustentabilidade do sistema de recompensas e aumentar a segurança geral.

 

Lançamento dos primeiros NFTs

O projeto SkillzVault também serviu como uma grande ocasião para impulsionar a BTCV para o espaço dos tokens não fungíveis (NFTs). Um NFT é um bem digital que pode representar objetos como arte, música, vídeos e outros colecionáveis armazenados no blockchain. Com o tempo, tornou-se uma forma cada vez mais popular de comprar e vender obras de arte digitais.

Para celebrar o lançamento do SkillzVault, a BTCV lançou um conjunto de NFTs com imagens do personagem representando a Coréia do Sul no torneio, o primeiro país a organizar o concurso. Os 4 NFTs estiveram disponíveis em 13 de agosto no mercado NFT AirNFTs. Como era de se esperar, eles se esgotaram em poucas horas.

 

Desafios e soluções

O caminho de desenvolvimento da BTCV nem sempre tem sido um mar de rosas. Como em todo projeto ambicioso, a equipe teve que superar sua justa parcela de obstáculos. Como todo projeto de cripto baseado em PoW (do inglês, Proof of work) uma das ameaças mais temíveis é o ataque de 51%.

LEIA TAMBÉM:  Veja 3 criptomoedas que podem gerar mais lucros que o Bitcoin

Começou no primeiro semestre de 2020 quando algumas entidades do pool de mineração tentaram reunir mais de 50% da taxa de hash da BTCV para assumir o controle da rede. Nesse momento, a equipe da BTCV poderia se envolver em uma dispendiosa guerra de taxas de hash ou se concentrar internamente, priorizando o desenvolvimento do projeto. O resultado foi simples, e a equipe decidiu entrar na mineração centralizada.

Após o lançamento bem-sucedido da Solução de Segurança 3-Key e do hard fork (garfo duro) para implementar a mineração combinada com a Bitcoin, este ano, a equipe está novamente focada na descentralização da vertente de mineração do projeto. A BTCV é agora minerada por pools externas e confiáveis como a BTC.com. A última notícia que aqueceu a comunidade cripto foi o anúncio de que a Binance Pool estava se unindo à mineração Bitcoin Vault (BTCV). Estes são apenas os primeiros marcos no caminho da BTCV em direção à descentralização total.

Outra preocupação principal em relação às criptomoedas baseadas na mineração em PoW é a extrema necessidade de energia. Embora existam mecanismos alternativos de consenso, PoW ainda é o método principal devido à sua comprovada segurança, usabilidade e robustez. Além disso, criptomoedas como Bitcoin e Ethereum ainda dependem da mineração em PoW para alcançar o consenso da rede.

No entanto, a equipe da BTCV implementou a mineração combinada com a Bitcoin. Os mineradores podem minerar Bitcoin e Bitcoin Vault simultaneamente, o que pode reduzir a demanda de energia e aumentar o potencial de ganhar recompensas extras de mineração.

Um tópico de tendência no mundo das criptomoedas são as Finanças Descentralizadas, ou DeFi. É um conceito relacionado com a transição dos serviços financeiros para o blockchain. Envolve empréstimos, poupanças e seguros. Hoje, a Ethereum domina esta tendência. A equipe da BTCV também implantou o token wBTCV no blockchain da Ethereum. Ele permite que os usuários se integrem com as DeFi e explorem as opções deste ecossistema.

 

Considerações importantes

A Bitcoin Vault é um projeto de cripto único e digno de interesse. A Solução de Segurança 3-Key e todo o ecossistema de aplicações fazem da BTCV uma escolha atraente para indivíduos e instituições que buscam maior segurança no blockchain.

Se um indicador da qualidade de uma criptomoeda é sua presença em bolsas confiáveis, a BTCV certamente atende a este requisito. Hoje, a Bitcoin Vault está listado em bolsas e corretoras cripto como: Bittrex, Coinmarketcap, Coingecko, Cryptocompare, e outros. A adoção do mercado e do usuário a nível global, integrações com fiat e parcerias de marketing com ESE sports, BTC.com, Binance Pool e Changelly não podem passar despercebidas.

Recapitulando, a BTCV pontua em múltiplas áreas como um projeto de cripto. Concentra-se no desenvolvimento em várias frentes, não apenas como tecnologia de ponta mas também como parceiro científico.

 

Não recomendamos que qualquer criptomoeda seja comprada, vendida ou mantida por você. Realize sua própria diligência e consulte seu consultor financeiro antes de tomar qualquer decisão de investimento.

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments