Redes Sociais – Sua empresa está fazendo certo ou errado?

Redes Sociais - sua empresa está fazendo certo ou errado

Esta postagem foi atualizada em 21 de novembro de 2020

 

Gerenciar as redes sociais da sua empresa é uma missão complicada. Marketing digital exige estratégia, planejamento, profissionalismo e muito investimento de tempo e dedicação!

Infelizmente, muitas empresas acabam desvalorizando o poder das redes sociais e cometendo erros básicos que só desperdiçam tempo e não trazem retorno. Será que sua empresa está acertando ou errando?

 

Rede social não é outdoor

Usar as redes sociais da sua empresa para publicar apenas conteúdos divulgando produtos, falando de preços, promoções e tentando empurrar o público a comprar o tempo todo é um dos erros mais comuns que empresas cometem.

Se a sua empresa não tiver nada de relevante a dizer além de vendas, não tiver um conteúdo relevante de verdade para o público se identificar, eles vão te deixar falando com as paredes.

  • Crie conteúdos criativos sobre sua empresa
  • Mostre como seu produto/serviço pode ser bom para as pessoas
  • Fale com os clientes, responda, troque interações sempre
  • Venda seu produto/serviço sem usar a palavra “COMPRE”

 

Quantidade não é tudo

Antigamente um grande número de curtidas e seguidores era o que significava sucesso nas redes sociais. Mas as coisas mudaram! Hoje qualquer um pode comprar curtidas e fingir ser relevante na internet, mas nada disso adianta se não houver conversão.

Não importa quantas pessoas seguem os perfis da sua empresa, foque em garantir que as pessoas estejam de fato interagindo, comentando, compartilhando. Valem mais dez seguidores ativos do que 100 mil que só fazem volume.

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Relatório não é enfeite

Outro erro comum que empresas cometem é não analisar os resultados do trabalho feito. Toda rede social possui um Analytics (relatórios de análise) próprio e, com ele, você aprende a identificar quais conteúdos trouxeram resultados de verdade em vez de criar conteúdos na base do achismo.

  • Crie uma planilha com todos os principais números das suas redes sociais
  • Preencha semanalmente e analise os gráficos
  • Todo final de mês, prepare um relatório com os resultados do mês,
  • Pegue tudo que aprender com os relatórios e planeje mudanças ou investimentos

 

Personalidade importa

É preciso mostrar consistência e personalidade, criar uma identidade visual para sua empresa se comunicar no ambiente digital. Isso faz com que as pessoas entendam melhor os valores e o DNA da empresa, facilitando a identificação por parte do público.

  • Estude os perfis e comunicação de empresas concorrentes
  • Contrate profissionais para criar os conteúdos da sua empresa
  • Preocupe-se não apenas com a informação que está sendo passada nos conteúdos, mas também se ele está bonito e atraente
  • Não fale sobre assuntos que não tem nada a ver com a empresa, produto ou serviço

 

Não é pessoal

Sempre vemos notícias de empresas que criaram uma má reputação por terem levado críticas recebidas online para o lado pessoal.

Empresários que, ao ler uma crítica a sua empresa, respondem com falta de educação publicamente, para quem quiser ver, incluindo os outros clientes.

  • Pense nas redes sociais como um outdoor da sua empresa. O que você quer que as pessoas vejam nesse outdoor?
  • Nunca responda uma interação negativa com outra interação negativa
  • Enxergue os comentários negativos como uma oportunidade de mostrar competência em resolver problemas
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Seguidores falsos não convertem

Esse é sempre um péssimo investimento, pois a empresa acabará com um grande número de seguidores falsos, que não são clientes reais e não trazem vendas.

  • Fuja de pessoas que tentam vender pacotes para adicionar milhares de seguidores automaticamente
  • Não use ferramentas que prometem atalhos e resultados milagrosos
  • Opte sempre pelo investimento de tempo, dedicação e trabalho duro

 

Fonte: Oitchau – Controle de Ponto

 

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