Pular para o conteúdo

Saiba como a produtividade e tecnologia estão interligadas (Como a produtividade está relacionada à tecnologia?)

 

Não há qualquer dúvida quanto ao impacto da tecnologia sobre a produtividade nos mais diversos ambientes de trabalho.

De uma maneira positiva, os funcionários se tornam mais proativos, os sistemas de trabalho se mostram mais eficientes e a qualidade final de produtos e serviços alcança novos patamares a cada dia que passa. 

Isso está se tornando uma tendência global para a maioria das empresas, e seguir esse caminho é uma escolha sem volta, pois ninguém quer retornar um patamar abaixo, correndo o risco de abrir espaço para a concorrência ou cair no ostracismo em relação aos clientes. 

Para se somar a esse novo cenário que se apresenta nos mais diferentes segmentos produtivos, há diversas ferramentas e atividades tecnológicas que aumentam de forma substancial o nível de produtividade no local de trabalho. 

Afinal, as empresas precisam se mostrar mais inovadoras, eficientes e, consequentemente, altamente produtivas. E com o uso de tais ferramentas, é possível melhorar a organização da rotina e até priorizar ações mais urgentes e que impactam o negócio em maior grau.

No campo do empreendedorismo, em conjunto com a tendência crescente de trabalhadores remotos, o investimento em tecnologia se torna quase que uma obrigatoriedade para manter os fluxos de trabalho e a competitividade. 

Vale destacar que essa tecnologia é aproveitada de forma otimizada, nos mais diferentes segmentos, com os mais variados profissionais atuantes em diversas áreas produtivas. 
 

Melhoria na organização no ambiente de trabalho

A organização adequada minimiza de forma contundente o desperdício de tempo na busca por papéis dentro de um escritório. 

Há casos em que minutos, e até mesmo horas, são desperdiçadas por funcionários que precisam se encontrar em planilhas ou arquivos físicos intermináveis em busca de dados importantes de clientes. 

Esse tempo pode, e deve, ser melhor utilizado, e de forma mais produtiva, se um sistema de gerenciamento de banco de dados for implementado na rotina de trabalho. 

Por consequência dos avanços da tecnologia, há empresas especializadas que oferecem softwares de rastreamento que podem ser implementados em uma linha de produção industrial que realiza construção de laje protendida para verificar a qualidade do equipamento. 

Muitos desses programas digitais são baseados em nuvem, por meio da tecnologia cloud computing, tornando mais fácil que os funcionários registrem dados relevantes em tempo real. 

A sincronização e o armazenamento de dados em um único lugar torna tudo mais acessível, de uma forma facilitada, o que permite o fluxo contínuo de informações e dados importantes, mesmo que para diferentes setores dentro de uma empresa.

LEIA TAMBÉM:  Aprenda o que é Marketing 3.0 e como funciona na pratica

 

Maior disponibilidade de funcionários 

Em tempos de pandemia, é impossível ignorar como a tecnologia torna possível que muitos profissionais façam o trabalho diretamente da residência, ou qualquer outro local seguro, como alugar sala comercial, ou qualquer outra cidade do país ou do mundo.

Desde que haja uma conexão com a internet disponível, é possível aumentar a produtividade. Isso é perceptível quando uma pessoa se sente mais confortável trabalhando em casa, em locais mais isolados ou silenciosos. 

No mesmo sentido, a tecnologia aumenta a produtividade ao proporcionar redução de tempo perdido no trânsito, principalmente quando se trata de reuniões de negócios entre transportadoras em Ribeirão Preto e uma construtora interessada nesse tipo de trabalho, mas que está localizado em outro estado.

Essa é apenas uma das provas de que a tecnologia é importante para a produtividade. Afinal, é possível realizar reuniões de alto nível por meio de videoconferência, o que permite ficar no escritório e continuar trabalhando ao término do encontro profissional. 

 

A tecnologia motiva ainda mais o trabalho

Muitas vezes, mesmo um profissional autônomo, luta contra a falta de produtividade sem necessariamente entender o que está contribuindo para esse problema. 

Há profissionais que podem ajudar a esclarecer o que está incomodando, e até mesmo encontrar soluções ideais para desenvolver um projeto de instalação de varicocele tratamento, ou onde quer que esteja o terreno para esse tipo de serviço. 

Independentemente da melhor solução para voltar à produtividade, é preciso verificar como anda a atualização tecnológica da empresa. Se ela se mostra lenta e obsoleta, pode ser esse o problema que atrasa os serviços e acaba com a motivação profissional. 

Quando uma empresa oferece conexão rápida com a internet, com uma tecnologia moderna presente em equipamentos eletrônicos, como computadores, tablets, impressoras, entre outros maquinários modernos, a vontade de trabalhar também se transforma.

Nesse caso, é preciso estar atento, também, às atualizações tanto de hardware quanto de software de computadores, seguindo uma regularidade condizente com as empresas de tecnologia, e assim obter motivação para trabalhar de forma regular. 
 

Emprego de atendimento automatizado ao cliente

De acordo com as finalidades da empresa, o atendimento ao cliente faz parte da rotina de trabalho, e precisa contar com uma equipe devidamente treinada e disposta a esclarecer dúvidas, oferecer suporte técnico ou receber as reclamações e sugestões.

O cliente que procura saber sobre a disponibilidade de portas de madeira preços em uma loja de materiais de construção civil deve procurar por diferentes canais de comunicação, até encontrar algum que melhor se encaixe às suas necessidades para atendimento.

LEIA TAMBÉM:  Empresas de Carlos Wizard vão investir R$ 1,6 bilhão nos próximos 5 anos

Nesse caso, a central de atendimento ao cliente tem papel fundamental no sucesso de qualquer empresa, mantendo a marca e os clientes dentro de um relacionamento de longo prazo e, da devida forma, mutuamente benéfico. 

Apesar de todas as bonanças, esse setor também é responsável por problemas recorrentes, como ligações longas e frustrantes. Ou e-mail sem sentido, que não estão devidamente relacionados com as finalidades da empresa. 

Isso leva a uma sobrecarga desnecessária, pois em muitos casos fica impraticável oferecer aos clientes uma melhor experiência com a marca. Além do tempo perdido no atendimento a chamadas telefônicas ou leitura de e-mails inúteis.

O tempo que poderia ser utilizado para resolver pendências, ou mesmo apresentar resoluções sobre preocupações de produção ou atendimento ao cliente fiel pode ser melhor aproveitado com a inserção de tecnologia nesse setor. 

A integração de T.I. (Tecnologia da Informação) e I.A. (Inteligência Artificial) nos negócios se apresenta de diferentes formas, entre os quais:

  • Chatbots responsivos;
  • E-mails automáticos;
  • Redes sociais dinâmicas;
  • Serviço de SMS.

Em todos esses casos, os processos podem se tornar mais ágeis e dinâmicos, tornando a primeira etapa de atendimento mais efetiva.

Um exemplo simples está na integração de diferentes canais, com possibilidade de respostas a perguntas frequentes, desde que seja programado de forma inteligente. 

Outra possibilidade é empregar ferramentas que servem para a solicitação de produtos oferecidos, como empresa que vende ar condicionado instalação, suporte técnico, reservas em estabelecimentos comerciais, como hotéis e restaurantes, entre outras atividades. 

Tudo que a empresa precisa é investir em tecnologia e, assim, acabar com a sobrecarga dos operadores de atendimento, por exemplo, disponibilizando tempo para outras atividades ou mesmo contatos de mais qualidade. 
 

Foco no marketing empresarial

Essa é uma área sensível de qualquer empresa, tendo em vista que a tecnologia avançou na área da publicidade, o que exige a inserção de estratégias de marketing que precisam fugir do âmbito genérico e superficial.

Na publicidade tradicional era preciso reservar e competir por outdoors, espaços publicitários em jornais e revistas, produção de comerciais para programas de rádio e TV, tudo para se destacar e vender os produtos. 

Com a implementação da tecnologia, é possível inserir anúncios no lugar certo, para o público-alvo que se deseja atingir, com pesquisa de mercado e planejamento adequado. 

Os anúncios em redes sociais, por exemplo, são focados e especializados de forma prática, com ferramentas que as próprias plataformas digitais disponibilizam para as equipes de marketing. 

LEIA TAMBÉM:  6 vantagens de usar assinatura eletrônica em vendas

Além da facilidade de atingir quem realmente interessa para uma marca, o marketing digital demanda desentupimento 24 horas e, ainda assim, são muito mais baratos quando comparados com anúncios de TV e jornais de papel. 

A tecnologia permite alcançar os leads, ou potenciais clientes, e consumidores que já conhecem a marca, mesmo sem um grande orçamento disponível. 

Dessa forma, é possível redirecionar o tempo e o dinheiro economizado para funções mais produtivas e tão importantes quanto a publicidade, dentro da empresa, visto que com as segmentações corretas o tempo também é despendido apenas em ações que trarão mais resultados.

 

Conclusão

Não importa qual o campo de atuação ou as finalidades de uma empresa. De qualquer maneira, a tecnologia vai ajudar a aumentar de forma visível a produtividade dos negócios. 

Com a melhoria da comunicação, facilidade de compartilhamento de dados, acessibilidade instantânea às informações, a produtividade também melhora. 

Uma empresa que precisa desenvolver projetos de brindes personalizados está embutido nessas facilidades disponíveis para os próprios clientes, o que se mostra um diferencial dentro do mercado em que atua.

Vai além, pois a missão e os valores empresariais são mais fáceis de se fortalecer e manter, com um monitoramento cuidadoso sobre o desempenho de setores e equipes. Tudo isso instaurado de forma a refletir nas atuações dos funcionários. 

Por fim, vale destacar que os custos diminuem, isso porque a sequência de trabalho se mostra em sintonia, mesmo entre diferentes setores distintos em uma mesma empresa. E pode se expandir em decorrência de fornecedores e parcerias comerciais. 

Conforme o mercado consumidor se expande, tanto no aspecto local quanto nos processos que levam à globalização de negócios, as ferramentas baseadas em tecnologia permitem que as empresas produzam de forma remota e com flexibilidade de horário. 

Tudo isso leva a uma produtividade mais eficaz, com um caminho aberto para o sucesso, desde que siga acreditando na tecnologia, e no aumento de capacidade de equipes de trabalho com foco no que há de melhor para alcançar os objetivos traçados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x