Pular para o conteúdo

A importância do Google Search Console

  • por Aline Moura
▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Esta postagem foi atualizada em 20 de outubro de 2023

O Google Search Console é uma importante ferramenta dentro do universo digital, principalmente para quem já possui um site e entende a importância de trabalhar ativamente para a melhoria dele.

Hoje, vivemos em uma geração onde quase tudo aderiu ao universo digital, desde o trabalho realizado por empresas até mesmo a forma como clientes buscam e consomem seus produtos ou serviços.

Com a chegada da internet e das redes sociais, os empreendedores viram uma nova oportunidade de fazer seus negócios decolarem, diversas estratégias e ferramentas foram desenvolvidas justamente para ajudar nesse processo.

Uma delas foi o Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, que podemos entender como Otimização dos Mecanismos de Busca e se trata de um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de sites dentro dos buscadores.

Esses buscadores contam com um ranking de sites, onde os primeiros tendem a ser os melhores, por isso que, ao pesquisar por um serviço de gerenciamento de resíduos, você normalmente escolhe uma das primeiras opções que aparecem.

Tal conceito se tornou extremamente importante, pois quanto mais os profissionais e empreendedores entendiam sobre SEO, mais preparados estavam para aplicar suas estratégias e ver seus sites ganhando cada vez mais visibilidade.

Entretanto, mesmo com um conceito promissor, ainda havia muito a ser analisado e avaliado para que os profissionais da área realmente se dessem conta de que os resultados estavam saindo como o esperado.

Por isso, o Google Search Console surgiu como uma forma de ajudar as marcas e os profissionais de SEO a terem mais acessibilidade no tratamento e avaliação de seus dados, e hoje iremos entender mais sobre a importância do uso dessa ferramenta.

Google Search Console: entenda o que é 

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda bem o que é essa ferramenta, que obtém uma ótima qualidade e eficiência, o que é tão essencial quanto ter a certeza da qualidade da água que consome, pois lhe traz tranquilidade.

O Google Search Console, ou GSC, como também podemos chamá-lo, se trata de uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google, que hoje é o maior buscador de informação em todo o mundo.

Entretanto, não se trata apenas de uma simples ferramenta usada para te ajudar no dia a dia, mas quando utilizada da forma correta, se torna uma de suas maiores aliadas quando o assunto é o desenvolvimento de um melhor posicionamento para o seu site.

Diretamente aliada às estratégias de SEO, a ferramenta se preocupa em realizar ações que te ajudem a ver o seu site através de uma visão macro, entendendo tudo o que acontece dentro dele e como os buscadores o avaliam.

Tal ferramenta pode ser usada por qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de assistência técnica epson até mesmo uma marca de roupas que entende a importância de estar dentro do universo digital.

Em suma, podemos entender que o Google Search Console é muito mais do que uma ferramenta, mas um aliado de quem deseja ter mais resultados e fazer isso com qualidade e acessibilidade, sabendo que conta com o devido espaço para avaliar suas métricas.

Saiba como essa ferramenta é utilizada em estratégias

Além de saber sobre o que é o Google Search Console, também é importante que você entenda como essa ferramenta é usada no dia a dia e como ela ajuda as marcas quando aplicadas em suas estratégias de marketing, principalmente as de SEO.

Pois bem, o Google Search Console é usado como um espaço de avaliação da performance dos sites e como um espaço para a construção de melhorias dentro dele, pois seu principal objetivo é justamente ajudar com isso.

Sendo assim, imagine que uma empresa de empilhadeiras elétricas deseja entender mais sobre o tráfego de site, quantas pessoas novas estão chegando e como as estratégias de SEO aplicadas nele estão surtindo efeito.

Pois bem, para isso basta acessar a sua conta do Google Search Console e, através das métricas filtradas pela ferramenta, entender como o seu site tem sido visto e posicionado dentro da internet.

Como mencionamos anteriormente, essa ferramenta trabalha em paralelo às estratégias de SEO e é uma grande aliada dos profissionais dessa área, pois entende-se a importância de estar por dentro de como o site está sendo ranqueado.

Isso tudo só mostra como o Google Search Console se tornou muito mais do que uma simples ferramenta, mas um grande parceiro de quem deseja não só ter bons resultados, mas também entender qual caminho foi trilhado para chegar até lá.

Entenda a importância do GSC para as empresas

Falar sobre a importância do GSC é entender que existem diversos pontos que merecem destaque, assim como é dado o devido destaque ao melhor teste de estanqueidade que você consegue encontrar no mercado.

Por isso, em vez de tentar explicar de outra forma sobre isso, nada melhor do que entender quais pontos de destaque são esses e que merecem ser vistos com mais atenção para que você entenda de fato a importância dessa ferramenta hoje em dia. Confira:

Traz mais controle sobre suas estratégias

O primeiro deles é justamente o controle sobre as estratégias que a ferramenta oferece, pois através dela você consegue ver suas estratégias e resultados através de uma visão macro, ou seja, entendendo como elas se posicionam no mercado como um todo.

E ter essa visão é extremamente importante, pois é com isso que você consegue entender mais sobre o caminho que está percorrendo e, caso tenha algo que não lhe agrade ou que não esteja gerando os resultados esperados, ainda há tempo de mudar.

Avalia seus resultados

Outro ponto relevante e que reforça a importância dessa ferramenta é a possibilidade de avaliar os resultados do seu site, seja ele o de locação de guindaste ou até mesmo um simples blog com dicas de saúde.

Isso porque é avaliando os seus resultados que você entende se o caminho escolhido e as estratégias aplicadas realmente estão entregando o que prometeram e, se os resultados forem negativos, você consegue mudá-los com a certeza de que está fazendo o melhor.

Apresenta dados relevantes

Além de tudo isso, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre como a ferramenta auxilia quando o assunto é apresentação de dados, e mais do que isso, dados relevantes, ou seja, aqueles que realmente irão te trazer algo novo.

Há quem diga que vivemos na geração dos dados, o que não é uma mentira, pois eles circulam com muito mais velocidade e acessibilidade, e estar por dentro deles te ajuda a entender mais sobre o seu cenário e a ter base para tomar decisões e mudanças.

Ajuda na melhora do posicionamento

A ferramenta também se tornou essencial para a melhora do posicionamento do seu site dentro dos buscadores, principalmente dentro do Google, independentemente de qual segmento ele for, desde um que vende guardanapo de papel até um blog de moda.

Sabemos bem que, quanto melhor o posicionamento do seu site, mais resultados você consegue conquistar, por isso contar com o Google Search Console é uma ótima forma de melhorar o seu posicionamento de maneira eficiente.

Aliado das estratégias de SEO

Por último, mas longe de ser menos importante, não poderíamos deixar de reforçar a parceira gigante que existe entre essa ferramenta e as estratégias de SEO, o que faz deles o combo perfeito para o seu crescimento.

Entendemos a importância das estratégias de SEO, mas quando unidas a uma ferramenta que ajuda na melhoria dos processos, na avaliação dos resultados e na análise das estratégias, tudo o que era bom conseguiu ficar ainda melhor.

Esses são alguns pontos de destaque do Google Search Console que merecem atenção e que servem para que você entenda, de fato, a importância do uso dela dentro de seu site, seja ele de uma empresa de galvanização ou de uma marca de cosméticos.

Dicas de como utilizar de forma correta

Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de dar algumas dicas simples, mas muito úteis, para te ajudar a usar a ferramenta da forma correta e ela de fato te ajudar a ter bons resultados dentro do universo digital. Confira:

  • Use estratégias lícitas;
  • Tenha um site dentro de uma hospedagem;
  • Registre tudo o que fizer;
  • Conte com uma boa equipe;
  • Estude bem suas palavras-chave;
  • Cuide da estrutura do seu site;
  • Esteja atento a qualquer erro.

Com essas dicas, torna-se ainda mais simples conseguir usar essa ferramenta a seu favor e, com todo o trabalho realizado, fazer com que seu site cresça de forma natural, ética e que surpreenda todos à volta.

Considerações finais

Dessa maneira você passará a contar com um grande aliado para te ajudar a enfrentar os problemas que possam surgir de maneira mais eficiente e clara, sabendo que conta com ferramentas acessíveis e práticas para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

Resolva o desafio *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x