O meio digital ocupa um papel cada vez mais importante na sociedade, com um destaque também para o mercado, o que faz com que muitos negócios estejam migrando para esses espaços. Uma forma de se destacar nesse cenário é com o uso de um bom SEO.
Esse tipo de estratégia é na verdade essencial para quem busca com que o seu perfil digital receba uma maior atenção, levando em conta a alta competitividade que hoje existe na internet, em um cenário onde empresas e usuários disputam pela atenção do público.
Tal realidade pode ser vista assim que alguém acessa a sua rede social preferida, onde já na página principal é possível ver uma listagem com os mais diversos tipos de conteúdos, tudo de acordo com o perfil e histórico de navegação desse indivíduo junto a esses canais.
O mesmo ocorre dentro das plataformas de busca, onde ao digitar por empresa de comunicação visual ou qualquer outro tipo de empreendimento, esse usuário pode acabar sendo exposto a um grande número de companhias especializadas no serviço escolhido.
Para o usuário esses altos números podem ser vistos como algo positivo, afinal significa que ele terá várias alternativas de escolha, podendo optar por aquela que melhor responda aos seus problemas, seja em relação a preço, qualidade ou qualquer outro índice.
Agora, quando olhamos para essas empresas a situação é um pouco diferente, já que ela aponta para uma realidade onde companhias diversas precisam disputar para garantir a atenção dos seus públicos, ocupando preferencialmente a primeira página de resultados.
Isso ocorre porque o público está sempre em busca de melhores facilidades, logo, ao invés de percorrer até a página de número 5, é muito mais prático para ele clicar no anúncio de embalagens cosméticos que surge de cara em sua pesquisa feita nas redes.
Tendo essa realidade em mãos é importante que as empresas saibam como conquistar essa posição de destaque, já que é a partir dela que tal companhia pode obter uma maior visibilidade nas redes, e como resultado disso, ver seus negócios crescerem em vendas.
O problema é que com essa citada competição muitas são as empresas que buscam por estratégias próprias para se destacar, o que faz com que seja necessário com que suas táticas sejam as melhores possíveis, com a chave para tal destaque estando no SEO.
Conteúdo:
O que é o SEO?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou seja, uma Otimização dos Mecanismos de Busca. Esse tipo de tática permite com que um endereço digital específico conquiste uma maior visibilidade nas redes, respondendo a uma série de quesitos digitais.
Inicialmente precisamos citar os mecanismos de busca, sendo eles programas do Google ou qualquer outro sistema de pesquisa, como o Bing e o Yahoo, que funcionam ao listar os sites disponíveis na internet direcionando um usuário de acordo com os termos buscados.
Além dos programas citados, uma boa estratégia de SEO deve estar voltada também a garantir a melhor experiência por parte dos usuários, usando palavras-chave ou títulos que chamem a atenção do público, com o mesmo acontecendo com os softwares de busca.
É a partir desse tipo de tática que ao pesquisar, até mesmo em seu celular, por “mouse pad personalizado”, que um número específico de resultados podem surgir, com essas opções podendo ser sinalizadas como opções de sites que trabalharam bem o seu SEO.
E de fato é importante para um negócio atualmente saber como lidar com esse tipo de prática, já que pode acabar sendo uma forma de garantir com que o seu negócio digital passe a ter acesso a uma série de benefícios.
As vantagens de ter um bom SEO
Ao praticar o SEO de forma correta, uma plataforma digital específica pode passar a contar com uma série de benefícios, estando entre eles pontos como:
- Melhor visibilidade;
- Credibilidade à página;
- Alcance de novos públicos;
- Destaque contra possíveis concorrentes.
Todos esses são tópicos que podem garantir com que um usuário opte por trabalhar com um fornecedor de cordão para crachá específico, após verificar de forma rápida na internet o site desta companhia, tendo confiança a partir da forma em que ele se destaca nas redes.
No entanto, da mesma forma em que o SEO pode otimizar os resultados de um site, o mesmo pode acontecer de maneira contrário, quando é criada toda uma estratégia para dificultar a visibilidade de uma página, fazendo com que ela perca possíveis usuários.
Esse tipo de prática normalmente é aplicada contra concorrentes, sendo uma estratégia antitética, mas que pode ser bastante comum dentro desse cenário de alta competição que encontramos nas plataformas de busca atualmente.
Como funciona o SEO negativo?
Esse modelo de SEO utiliza de diversas ferramentas e táticas que podem fazer com que a visibilidade de um site desapareça na internet. Primeiro através de punições pela má experiência apresentada ao público e posteriormente podendo até mesmo derrubar o site.
Tal tipo de ação é comum de ser realizada por concorrentes e também por hackers, que possam estar em busca de algum tipo de resgate para um site, ou que possam até mesmo ter sido contratados por essas companhias competidoras.
Estamos falando de um tipo de ação que pode prejudicar até mesmo quem já possui confiança em um fornecedor específico de papelão ondulado na internet, mas que por causa desse SEO negativo acaba deixando de aparecer no navegador desse usuário.
Entre as causas desse tipo prejudicial de SEO é possível citar:
Conteúdos plagiados
O volume de conteúdos dentro de um site é algo que pode ser sinalizado dentro de uma análise de SEO, no entanto, a questão da qualidade também possui o seu valor de destaque, sendo preciso então saber como combinar esses dois índices.
Uma forma de tentar enganar os programas de busca é através da repetição de conteúdos, plagiando sites de qualidade. Pode demorar, mas tal prática fraudulenta é normalmente pega por esses programas, sendo usada como uma estratégia para prejudicar um site.
Falso direcionamento
A presença de links que levem a sites suspeitos é algo que pode acabar com a reputação de um site, fazendo com que uma simples pesquisa por bandeira personalizada possa levar esse usuário a diversos problemas, mesmo sem nenhuma relação com a sua busca.
Isso pode ocorrer a partir do momento em que muitas das páginas que estão sinalizadas em um texto, para aumentar a qualidade de uma matéria, por exemplo, possam levar posteriormente a sites infectados ou com problemas que atrapalhem esse indivíduo.
Cópias para o seu site
Além dessas ações terceiras, ainda pode acontecer do próprio gerente de um site, mesmo que de forma não proposital, prejudique o seu SEO. Isso ocorre através da repetição de conteúdos, páginas duplicadas, além de outros elementos a serem duplicados.
Tudo isso pode levar a ocorrência do SEO negativo, com isso prejudicando toda a performance de uma plataforma digital. E como ninguém gostaria de ver isso ocorrendo com o seu site, é preciso então recorrer à forma de evitar e corrigir esses problemas.
Resolvendo um problema de SEO
Para evitar o SEO negativo e ao mesmo tempo garantir que a sua estratégia de busca seja a melhor possível, com isso valendo tanto para um blog de receitas como para um site de vendas de big bag e produtos para armazéns, é importante investir em segurança digital.
Em relação a isso é importante usar de um antivírus, além de fazer análises frequentes da sua plataforma digital, percebendo se existe algum tipo de atividade suspeita em seu endereço virtual, além da atuação de programas maliciosos dentro deste site.
Junto a isso é importante fazer um acompanhamento de todos os links que estão sendo indicados dentro de sua plataforma, pois uma prática que antes enriqueceria o seu SEO, agora pode estar fazendo com que ele esteja nas últimas posições em um ranking.
Para evitar isso é necessário de tempos em tempos analisar todos os links indicados, visualizando se eles ainda levam aos sites antes indicados ou então que não direcionam o público até uma página quebrada, atrapalhando assim a sua experiência nas redes.
De uma forma geral é importante ter um certo cuidado com a forma em que um site lida com o SEO, pois somente com o uso correto dessa estratégia é que uma plataforma digital poderá ter uma boa visibilidade, tal como uma fachada comercial junto a uma loja.
O mais importante é buscar agradar todos que fazem parte de um sistema de buscas, o que pode incluir tanto os usuários como os softwares de pesquisas utilizados por esses tipos de plataformas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.