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Cuidado para não transformar o SEO em um vilão para a sua página

  • por Aline Moura
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Esta postagem foi atualizada em 20 de outubro de 2023

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização das páginas para os mecanismos de buscas, mas você tem que tomar cuidado para ele não se tornar um vilão para sua página.

Você deve aplicar técnicas de SEO no seu conteúdo, seja em um blog post, em uma página de vendas, de um produto, mas é preciso ter cuidado para que esse mesmo SEO não se torne o vilão na estratégia de marketing.

Neste artigo vamos abordar esse tema para que você não corra esse risco e tenha a melhor produção de conteúdo possível.

O que é SEO?

A sigla SEO é de Search Engine Optimization, que em português quer dizer otimização para mecanismos de busca.

Resumindo em linhas gerais, é a otimização feita em páginas na internet e conteúdos de blog para que fiquem mais bem posicionados nas páginas de respostas (SERPS) em buscadores.

Os mecanismos de busca levam em conta uma série de parâmetros para posicionar uma página, entre elas as palavras-chave, sejam elas isoladas ou em conjunto.

É através do SEO que uma palavra-chave ou um conjunto delas é inserido em uma página de empresa de projetos elétricos para que os motores de busca as encontre.

A importância do SEO para sua estratégia

O volume de informações que existem na internet hoje é enorme, e não para de crescer, com buscas se tornando cada vez mais intensas. No caso do Google, por exemplo, ele lida com mais de 10 bilhões de pesquisas por dia em todo o mundo.

É por meio das estratégias de SEO que os melhores conteúdos são selecionados para as primeiras páginas dos resultados de busca, se tornando as mais importantes e efetivas.

É fundamental que uma estratégia de conteúdo sólida e geradora de resultados precise considerar as práticas de SEO, pois é através delas que suas chances de aparecer na primeira página são possíveis.

O problema é que o SEO não atua apenas como bom-moço e gerador de oportunidades, ele também pode ser o vilão do seu conteúdo, afastando-o das primeiras páginas ou até mesmo afastar o público.

É fundamental que uma empresa que trabalhe com gerenciamento de obras e projetos esteja ciente deste outro lado do SEO.

Como o SEO pode ser o vilão do seu conteúdo?

Como comentamos, o SEO é um conjunto de técnicas aplicadas nas páginas da internet e em seus conteúdos para que os buscadores possam encontrá-las. Alguns fatores de ranqueamento são:

  • Autoridade da página;
  • Autoridade do domínio;
  • Relevância dos links;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Palavras-chave;
  • Velocidade de carregamento.

Então muitos profissionais de marketing e de produção de conteúdo começaram a usar hacks de SEO para tentar forçar o melhor posicionamento de suas páginas.

Com o passar do tempo, o principal motor de busca, o Google, foi identificando essas práticas e criando regras em seus algoritmos para penalizar quem usava esses hacks.

E foi nesse processo que o Google aperfeiçoou seu algoritmo, conhecendo melhor o público e aproveitando os avanços tecnológicos. Ele criou regras que vão além da parte técnica e sobre a velocidade das páginas, tudo deve ser otimizado para o usuário.

É levado em conta a legibilidade do conteúdo, ou seja, o quanto esse conteúdo pode ser lido de forma fácil pelo público, tanto na tela do celular quanto do computador.

Então precisamos entender como o SEO pode se tornar um vilão, se o Google já consegue identificar os hacks e punir os conteúdos que o usam.

De forma simples, podemos dizer que quem torna o SEO o vilão do conteúdo não é o Google, e sim o próprio criador de conteúdo.

É muito comum que criadores de conteúdo façam dinheiro com sites e blogs, sejam eles de notícias, entretenimento, tutoriais ou qualquer outro tipo de conteúdo que tenha público para consumir.

Em alguns casos, ele se preocupa tanto com o SEO e exploram tanto as palavras-chave que tornam o conteúdo legível para os motores de busca, mas completamente ilegível e de difícil compreensão para o público.

Uma consultoria de engenharia de segurança do trabalho sabe que quem vai consumir o conteúdo é o público. É ele que fará o uso do conteúdo no dia a dia. Dessa forma, não há por que criar conteúdo pensando apenas nos algoritmos dos motores de busca.

É preciso otimizar para o usuário para ter muitos acessos e exibir páginas cheias de anúncios, e ter o status de aparecer na primeira página do buscador.

Você consegue cada vez mais aumentar os acessos às suas páginas para poder exibir anúncios ao público, visando sempre vender seu produto, que é aquele que aparece no topo da página, como um climatizador comercial.

Se não tiver foco atraindo o público com um conteúdo de qualidade, útil e autêntico, acabará afastando ele e gerando desconexão.

O que fazer para impedir que ele se torne um vilão?

Poderíamos falar das mais variadas técnicas de SEO para aparecer nas primeiras páginas e ter resultados com seu conteúdo, no entanto vamos focar em te mostrar como ele pode ser seu aliado, e não o vilão do seu conteúdo.

Para criadores de conteúdo, separamos algumas dicas que são muito úteis na hora de fazer sua produção.

Para começar, lembre-se sempre que seu consumidor não é um robô, é um humano, focando em criar conteúdo legível para ele, respeitando a fluidez do conteúdo, gramática e usando uma linguagem natural.

Faça boas escolhas de palavras-chave, de acordo com os objetivos do seu texto e posicionando nos melhores locais para ser encontrada, como títulos e intertítulos.

Explore o uso dessas palavras-chave e suas variações, apostando também em sinônimo para produzir conteúdo para sua empresa de pintura eletrostática empresas.

Lembre-se de escrever apenas o necessário, não havendo necessidade de ficar dando voltas para gerar textos grandes, achando que eles terão prioridade nos motores de busca.

A prioridade é dada para textos de qualidade, e essa qualidade pode ser alcançada por textos curtos também.

Nosso próximo tópico é uma dica de ouro, que vai muito além do SEO, facilitando seu processo de escrita e ajudando na autenticidade de seus textos.

Escreva como você fala

Para gerar conteúdo para sua empresa de contrato de prestação de serviço de manutenção eletrica, saiba que escrever como você fala torna o processo de criação de conteúdo muito mais fluido e com mais autenticidade.

Dessa forma você coloca sua essência no conteúdo e pode transmiti-la de forma humanizada para seu público, podendo inspirar, transformar e conectar cada vez mais o público ao seu negócio.

Procure não dificultar a escrita com uma linguagem rebuscada e fora dos padrões da linguagem adequada ao seu público-alvo. Escrever como você fala torna a leitura agradável para um blog sobre laudo técnico de equipamentos.

Isso te permite usar técnicas de SEO de forma natural, adequando a linguagem ao público, com uma linguagem mais complexa caso o público seja mais culto, ou uma linguagem mais informal.

Considerações finais

Neste artigo você aprendeu mais sobre SEO, a otimização para mecanismos de busca, e como ele pode se tornar um vilão se o produto de conteúdo não se atentar para alguns detalhes.

Você não deve produzir conteúdos para máquinas, e sim para pessoas, criando relações reais com pessoas reais.

Alguns produtores de conteúdo tentam otimizar tanto o que produzem que tornam o conteúdo legível somente para a máquina. Isso pode ser um grande erro, então é preciso ter sensibilidade e saber como realmente se comunicar com seres humanos.

O Google, que é o principal mecanismo de busca, sendo o mais usado em todo o mundo, tem cada vez mais aperfeiçoado seus algoritmos para aumentar a qualidade da experiência do usuário.

Esperamos que, a partir do conhecimento que você adquiriu com este artigo, você siga fazendo do SEO seu aliado, e nunca um vilão.

Que você produza conteúdos fáceis de serem consumidos pelo público, bem legíveis e com uma ótima estrutura de SEO para serem posicionados nas primeiras respostas dos mecanismos de busca.

Ao produzir material para sua empresa de cabos elétricos, use uma linguagem natural, mas bem direcionada para o seu público-alvo. Tenha uma persona definida para seu negócio para definir o tom utilizado para conversar diretamente com o público.

Com conteúdos criados para de fato criar um diálogo com o público certamente você terá seu site e blog otimizados.

Use da melhor forma possível as técnicas de SEO, mas sempre lembrando que o mais importante para os mecanismos de busca é a experiência do usuário. Escreva como você fala, sendo natural e direto ao conversar com um público que está ali para ser atendido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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