5 Táticas Maravilhosas para Construir sua Autoridade Online

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Taticas Infaliveis para Construir sua Autoridade Online

Esta postagem foi atualizada em 8 de outubro de 2020

 

Não existe nada de novo em fazer negócios com pessoas de quem gostamos e em quem confiamos e na internet isso ficou apenas mais evidente, pois as opções de compra se multiplicaram muito. Portanto, seja de que área você for, seja você um empreendedor, um profissional liberal ou autônomo, um profissional em transição, se você quiser conquistar clientes com a ajuda do Marketing Digital, você vai precisar de uma coisa: gerar autoridade para o seu nome, construir uma marca pessoal autêntica e confiável.

A influência vem da autoridade, e a autoridade virá da conexão que você conseguir gerar com as pessoas que te seguem. E a conexão vem do seu conteúdo e da sua consistência em compartilhar isso com as pessoas até que a sua autoridade se forme. SIM, esse processo funciona! O que não faltam são exemplos de pessoas comuns se tornando autoridade na internet, no seu nicho, e a base de tudo isso é marketing de conteúdo, marketing pessoal e marketing digital.

 

5 Táticas Infalíveis para Construir sua Autoridade Online

 

TÁTICA #1 – REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS

A primeira dica prática para quem está querendo construir autoridade é usar disciplinadamente as suas redes sociais como mídias sociais.

Como assim? Eu explico.

O conceito de Redes pressupõe um lugar de interação e conexão entre as pessoas. Essa é a essência das redes sociais na sua concepção original: uma forma de se conectar com amigos e familiares à distância.

Mas as redes evoluíram e se tornaram espaços de mídia, com publicações patrocinadas e publicações orgânicas para fins de negócios. A diferença entre mídias e redes é o foco no conteúdo. Hoje as pessoas usam mídias sociais para muitos outros fins além de apenas se conectar. Elas usam para se informar, para se entreter, para comprar, para colher opiniões de terceiros sobre produtos e serviços.

O fato é que qualquer pessoa que vá te contratar ou precise saber mais sobre você ou a sua empresa, vai te procurar primeiramente nas redes sociais, antes de sair fazendo negócios. O consumidor assumiu esse comando e hoje tem muito poder de escolha graças ao digital, além de possuir um verdadeiro “oráculo”, à distância de apenas um clique, que vai servir como um consultor para todas as coisas: o Google.

Os auto didatas se multiplicam e muitas vezes é possível dispensar serviços profissionais especializados, tudo graças ao Google. É mais do que mandatório fazer um trabalho profissional para se destacar em mídias sociais.

O consumidor só precisa de você quando ele enxerga valor, e isso é você quem tem que provar a ele para merecer a sua atenção.

Agora imagine comigo…

Imagine que a sua fanpage, ou seu perfil no Facebook, ou o seu canal do Youtube, ou o seu Instagram, são a sua casa e você vai receber a visita de um potencial cliente para um jantar. Você vai fazer de tudo para que a sua casa esteja impecável, correto?

E mais …

Você vai fazer de tudo para que ele queira ficar um pouco mais, que goste da sua conversa e que queira voltar sempre, certo?

Nas suas Mídias Sociais é a mesma coisa. Elas são o ponto de contato preferido para iniciar uma relação, onde a sua presença deve estar IMPECÁVEL em todos os sentidos, especialmente boa apresentação, bom conteúdo e bom atendimento. Continue imaginando o jantar e faça uma analogia com um bom papo num ambiente bem decorado e agradável e um serviço de jantar nota 10. Imaginou?

Agora vamos a mais um ponto bem prático:

A sua foto de perfil está digna de alguém confiável que quer gerar autoridade? Ou seja, a imagem que você passa através das suas fotos está compatível com uma marca pessoal de valor? É importante que tudo seja muito autêntico, que represente a sua essência, porém, muito bem cuidado. Ser autêntico não significa ser largado, quanto mais em se tratando de objetivos de negócio envolvidos. Portanto, a dica é: presenteie-se com uma bela sessão de fotos e use isso de forma profissional em todas as suas redes sociais, criando uma imagem consistente e com reforço positivo da sua marca em todos os pontos de contato.

A sua capa de fanpage está bem aproveitada? Com design profissional? Ela passa alguma mensagem reforçando o seu posicionamento ou da sua marca para se conectar com as pessoas logo de cara? O usuário percebe em 5 segundos de visita qual o propósito da sua fanpage, do seu trabalho ou da sua marca? Não leva mais do que isso para ele desistir de você e zapear na internet.

E lembre-se: a sua capa de fanpage é o seu outdoor virtual e gera muito impacto logo que as pessoas visitam a sua página. Portanto, você deve usá-la de forma dinâmica, podendo, inclusive, ser trocada a cada campanha e fazendo uma nova divulgação. Ela pode destacar outra rede social sua que precise de visibilidade, como o canal do Youtube, por exemplo. Ela também pode ser uma ferramenta eficiente para te ajudar a gerar ainda mais autoridade, usando fotos suas de palestras, treinamentos, congressos e etc. A dica é: seja criativo e não desperdice essa peça de impacto que é o seu cartão de visitas. O mesmo vale para o canal do Youtube.

E, por fim, a sua timeline tem conteúdo bom, consistente, que além de reforçar seu posicionamento profissional também educa o seu mercado? Faça uma análise bem crítica da sua timeline e veja se os seus posts são dignos de serem comentados e compartilhados, se ela instiga o visitante a se engajar com você. É essa interação que vai fazer com que o alcance da sua fanpage seja ampliado e que você atinja mais pessoas, fique mais conhecido e, consequentemente, conquiste mais autoridade. Se você fizer agora um rápido tour pelo seu feed de noticias e perceber que ele não está gerando valor para quem visita a sua página, não tenha dúvidas: vá lá agora e apague tudo que não seja relevante e que não esteja alinhado com o seu posicionamento!

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Não estou aqui dizendo que coisas pessoais não são relevantes, pelo contrário, se você só falar de trabalho o seu feed tende a ficar enfadonho. É claro que você pode e deve mostrar para as pessoas um pouco dos seus bastidores, elas gostam e se conectam, pois isso dá uma perspectiva de realidade e proximidade, já que nas redes sociais o que a gente vê, normalmente, é um mundo da fantasia.

Mas o importante é lembrar que tudo que você publica diz um pouco sobre você e constrói uma imagem sua ou do seu negócio, ou melhor, dos dois integrados, que é mais interessante do ponto de vista de conexão emocional com seus seguidores.

As pessoas me perguntam muito em quais mídias elas devem começar a sua presença online, já que o volume delas prolifera! Tem sempre uma nova rede surgindo que vira febre e você tem aquela sensação de estar ficando de fora.

A melhor resposta sobre isso seria um grande DEPENDE! Porque a presença online de cada ramo, de cada pessoa, deve ser pensada estrategicamente, de acordo com o público que ela deseja atrair, de acordo com os recursos que possui, entre outros fatores.

Mas para você não ficar só com o “Depende” como resposta, eu diria o seguinte: o ideal é você marcar presença no máximo possível de mídias sociais, pois, por mais segmentadas que elas sejam, existe uma plateia ávida em cada uma delas e todas tem alguma característica importante para negócios e alguns milhões de seguidores.

Quanto mais você puder pulverizar a sua presença e as fontes de tráfego, seja ele pago ou orgânico, melhor. Você estará fortalecendo a sua marca pessoal e ganhando audiência.

Porém, sabemos que isso não é uma tarefa fácil, pois as mídias precisam ser abastecidas com conteúdo e, na maioria delas, os conteúdos precisam ser customizados para serem realmente efetivos.

Nesse caso, se você não tem como estar presente em muitas delas com consistência (que é a coisa mais importante!), escolha pelo menos o Facebook (uma fanpage para que possa anunciar) e o Youtube, além do seu site com blog.

Aí, dependendo do tipo do seu negócio, você pode agregar uma terceira rede como Instagram, Snapchat, Periscope, Pinterest, WhatsApp e etc.

Independente da rede, a grande tendência e que gera mais autoridade é trabalhar com vídeos!

Se você quiser gerar autoridade, acostume-se com a ideia de fazer vídeos e quebre o bloqueio de que não consegue! Será preciso perder o medo da câmera para colher resultados mais rápidos. Ou melhor, vai com medo mesmo!

Em vez de se achar horrível no vídeo, busque preparação e aprenda a lidar com os seus medos. É tudo uma questão de treino e esse é apenas um desafio a mais como muitos que você já encarou na sua vida.

 

TÁTICA #2 – TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE

A segunda tática muito interessante e muito utilizada no meio digital é receber um pouco do efeito autoridade/celebridade estando ao lado de pessoas consideradas autoridades da sua área.

Uma forma de aplicar isso é você conseguir entrevistar algumas dessas pessoas e colocar os vídeos no seu canal do Youtube, na sua fanpage, Instagram, etc. O mesmo se aplica a fotos com pessoas de autoridade, ainda que os vídeos tenham muito mais impacto no efeito transferência.

Veja um exemplo de transferência de autoridade, onde eu entrevistei o Andres Postigo, ex-diretor do Comitê de Marketing Multinível da ABEVD.

Se você for um coach, consultor, prestador de serviço ou profissional liberal como médico, dentista, advogado, arquiteto e etc, o que você deve fazer é procurar pessoas da sua área que já possuem autoridade, ainda que não seja na internet. Elas ficarão lisonjeadas e será mais fácil do que você imagina.

Basta que essas pessoas tenham um conteúdo de valor, que seja de interesse do seu público, e que já tenham mais visibilidade e autoridade que você. Ao gravar esse vídeo e publicá-lo no máximo de meios possíveis, você estará usufruindo do efeito transferência de autoridade.

Aqui é importante que você tenha a auto confiança de solicitar a entrevista e mantenha-se persistente ao longo do processo até conseguir êxito. Não espere receber um SIM em todas, mas você vai conseguir se não desistir. Isso, por si só, já vai gerar uma “prova social” para que você use como exemplo nos convites para as próximas entrevistas.

Portanto, não desanime e não foque no sentimento de que pode dar errado e de que você não é bom o bastante para entrevistar pessoas de autoridade! Fuja desse processo de auto sabotagem. O segredo é a preparação.

Nas minhas tentativas eu tive alguns “nãos”, mas nem por isso pensei em desistir.

Com muitos empreendedores de sucesso também foi assim. Eles contam em suas histórias que um dos seus segredos é aprender a lidar com o “Não” de uma forma natural, já contando que ele vá acontecer em média de 7 a 10 vezes mais que um SIM.

Portanto, você não é a exceção, e sim a regra, e se persistir, também vai conseguir entrevistar e se aproximar daqueles que já chegaram aonde você quer chegar.

Uma outra dica: se, ao invés de uma entrevista gravada, você conseguir ter uma pessoa de autoridade na sua área como convidada para um webinário, uma aula ao vivo, isso surtirá o mesmo efeito da transferência ou ainda maior, pois você estará conduzindo um seminário online e ao vivo, que por si só já soma bastante autoridade.

Tudo vai somando para a sua imagem, com trabalho duro, auto confiança e persistência. Seja ousado! Promova esse tipo de evento e não se importe com o número da plateia naquele momento. Você está começando e o segredo é dar o seu melhor, seja numa sala com 10, com 100 ou com 1000 pessoas. O importante é que você estará aprendendo e somando pontos para a sua autoridade a cada webinário, a cada entrevista, a cada vídeo e a cada convidado “autoridade” de quem você conseguir se aproximar.

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Como dizem alguns dos grande empreendedores: “toda história de sucesso da noite para o dia levou alguns anos para acontecer.”

Autoridade não é algo instantâneo, mas, com a internet ela pode ser muita mais rápida do que você imagina.

Vamos à próxima tática!
 

TÁTICA #3 – AUTORIDADE ATRAVÉS DE EVENTOS

Uma das coisas que eu planejei estrategicamente após ter realizado meu primeiro evento online, no qual dei os primeiros passos para conquista de autoridade, foram as viagens para eventos presenciais, nos quais eu poderia me relacionar com algumas das pessoas que admirava e conhecia somente pela internet.

Muitos deles tinham sido palestrantes do meu evento online, e fiz questão de investir algum dinheiro para viajar e encontrá-los ao vivo em diferentes cidades pelo Brasil.

Nos meses de novembro e dezembro de 2014 eu viajei 5 vezes para esses encontros pessoais e fui conhecendo um a um, apertando a mão dessas pessoas, agradecendo e também sendo visto para ser lembrado. Já ouviu essa frase: quem não é visto não é lembrado?

Portanto, faça o networking necessário na sua área de atuação. Faça um mapeamento de quem são os influenciadores do seu nicho e quem são as pessoas que você gostaria de se aproximar. Liste, também, os eventos anuais que ocorrem na sua área e programe-se! Isso não é custo e sim um investimento na sua marca pessoal, algo que vai refletir diretamente no seu negócio. Dessas relações pessoais, olho no olho, surgem infinitas possibilidades, inclusive as entrevistas que falamos no tópico anterior.

Uma outra faceta dessa tática de eventos seria você estar no palco de alguns deles como palestrante. Se isso não for possível porque você está muito no começo, crie alguns eventos na sua cidade para clientes e prospects. Você não precisa ser um palestrante profissional, mas estar no palco, numa posição de palestrante, tem o poder de te gerar muita autoridade, mesmo que no início sejam plateias menores.

Você também pode aproveitar a onda de congressos online que ainda ocorrem no país em diversas áreas, e oferecer o seu trabalho como palestrante. É importante atentar para a qualidade visual do Congresso e da organização, pois só vale a pena se for um evento bem organizado e que passe uma imagem de qualidade. Do contrário, o tiro pode sair pela culatra.

Mesmo sendo algo local e de pequeno porte, o que importa é a autoridade que você pode gerar publicando o material fotográfico, de áudio e vídeo nas suas mídias sociais. Isso vai gerar um duplo efeito, tanto de autoridade quanto de atração de clientes. Com alguns vídeos no Youtube e na fanpage, adicionados com os títulos, tags e descrições corretas, você terá mais chances se ser encontrado por seus futuros clientes. Portanto: participe de eventos, transforme as fotos e vídeos em um material gerador de autoridade no seu site e mídias sociais.

O fato de ter sido organizador de um evento online de qualidade, em uma época em que eles eram a grande novidade, deu um impulso importante na minha autoridade digital.

Mas isso foi apenas o primeiro passo. A consistência de produção de conteúdo, a realização de webinários, a produção do meu ebook, a atuação criativa e relevante nas mídias sociais, o canal do Youtube, a interação por e-mail marketing com uma lista de relacionamento, enfim, tudo isso foi e é fundamental para continuar o trabalho de construção de autoridade. Não existe uma única bala de prata capaz de fabricar uma imagem e uma autoridade do dia para a noite!

Portanto, se você deseja se tornar uma pessoa conhecida no seu nicho e deseja construir parcerias geradoras de autoridade, nada de procrastinação, nada de vergonha, nada de medo de se expôr!

Programe-se para colocar o pé na estrada e no palco algumas vezes ao ano e tirar o maior proveito possível em registros áudio visuais nessas oportunidades. Sua Autoridade agradece!
 

TÁTICA #4 – DEPOIMENTOS

Essa é uma das mais poderosas táticas para construção de autoridade de todos os tempos, em todas as áreas! Se você tem clientes satisfeitos com o que você vende, seja produtos ou serviço, se você faz um atendimento diferenciado, entrega além do que promete aos seus clientes, não tenha dúvida de que você tem potencialmente uma arma poderosa nas mãos para aumentar sua reputação, autoridade e vendas.

Quando eu falo sobre essa tática, olhinhos de profissionais e empreendedores brilham, como se pensassem: é tão óbvio, como eu não pensei nisso antes! Mas, ao mesmo tempo, surge uma objeção: mas será que eles vão querer me dar um depoimento? Eu digo o seguinte: será que não é você que está focando no possível “não” antes mesmo de tentar?

Nesse momento surgem muitas crenças envolvidas que desencadeiam o medo de pedir um depoimento. Algumas pessoas acham que vão incomodar, outras tem medo da negativa, outras ficam com vergonha de solicitar porque não se acham merecedores ou boas o bastante para receber elogios.

Pois eu digo, com toda a certeza: se você faz bem o seu trabalho, o seu cliente estará recíproco, é o que chamamos de gatilho da reciprocidade.

Se você ouvir alguns “nãos”, mude o cliente e peça para outros. É certo que você vai achar alguém disposto a ajudá-lo com isso. Às vezes, a pessoa vai alegar vergonha de fazer o vídeo ou não saber mexer com isso.

Você pode aproveitar para ensiná-lo, se o seu cliente estiver aberto a isso, claro.

Pode enviar um vídeo maker para captar esse depoimento, ou pode, ainda, e em último caso, aceitar receber um depoimento por escrito, tendo a autorização para usar foto, nome e ocupação da pessoa. Os depoimentos geram nas pessoas um gatilho mental que chamamos de prova, onde você tem casos de resultados para mostrar e onde o porta voz é o próprio cliente e não você.

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No site de qualquer empresa, online ou offline, se encaixa perfeitamente a tática de depoimentos e ela é simplesmente o fator mais relevante para multiplicar seu faturamento em muitas vezes. Se o seu problema é atrair clientes, nem pense duas vezes! Aposte na tática de depoimentos de clientes, pois não há nada que gere mais autoridade para você.

E, ao invés de ficar pensando na negativa, pergunte-se o seguinte: qual a melhor maneira de fazer esse convite ao meu cliente de forma que ele seja irrecusável?
 

TÁTICA #5 – LIVRO DIGITAL

Dizem que uma pessoa não deve passar pela vida sem ter feito pelo menos 3 coisas: ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro.

O livro é, talvez, o maior dos símbolos de autoridade, que coloca o profissional em um outro patamar, admirado pelas pessoas que o seguem. É como se o livro fosse o passaporte para uma comunidade de elite intelectual na mente das pessoas. Como todos nós, no fundo, acalentamos a ideia de escrever um livro, aquele que o faz e compartilha com a sua comunidade tal conhecimento, atinge mais alguns pontos expressivos na escala de autoridade na mente das pessoas.

Não é uma tarefa fácil escrever um bom livro, tê-lo publicado por uma boa editora, quanto mais torná-lo um best seller. Mas, com o livro no formato digital, o famoso ebook, publicar um livro tornou-se algo acessível a todos que tem uma boa historia e conhecimentos para dividir com o mundo. E é claro que não estou falando aqui de qualquer tentativa de ebook, aquele feito pra enganar as pessoas, com um conteúdo totalmente sem substância e uma meia dúzia de fotos pra preencher espaço em branco.

O ebook com a finalidade de construir autoridade precisa ir além de uma simples isca digital que se consome em 5 minutos, bem conhecida em marketing digital. São coisas diferentes com objetivos diferentes e cada uma tem o seu papel.

O ebook que tem a capacidade de gerar autoridade é um livro digital mais denso em conteúdo, que gera bastante valor para quem o lê. Na Amazon você pode encontrar centenas deles, nos mais variados nichos.

Para citar um exemplo dessa mudança de paradigma, a Paula Abreu, coach e escritora que é muito conhecida na internet, quando estava iniciando a sua nova carreira como escritora, decidiu lançar o seu livro “Escolha Sua Vida” somente no formato digital, através do seu site. O livro fez tanto sucesso entre os seus seguidores que chamou a atenção de uma das maiores editoras do país, que a convidou para lançar o livro físico e que até hoje é sucesso de vendas e, recentemente, estava até esgotado na editora.

Ela continua vendendo o formato físico e digital, e ambos vendem muito bem.

Porém, como o objetivo aqui não é a venda, há de se reconhecer que uma edição física, tradicional, em que o livro fica exposto em livrarias, tem um poder enorme de gerar autoridade e foi o que aconteceu com a Paula, que ficou ainda mais conhecida e adorada pelos seus fãs.

Com o surgimento da Amazon e o Kindle, abriu-se um novo caminho, muito mais curto, para os autores independentes. Hoje, uma das coisas que mais cresce é a auto publicação. Poucos sabem, mas é possível, de forma muito prática, seguindo um passo a passo, formatar e publicar o seu livro próprio para kindle.

É possível formatá-lo no editor de texto mais simples que existe, o word, e colocá-lo à venda na Amazon. No site https://kdp.amazon.com/ (kindle direct publishing) você vai poder fazer a sua auto publicação sem maiores dificuldades, seguindo o tutorial. Até mesmo a capa pode ser feita pelo site, caso não possa fazê-la com um designer profissional, o que é sempre o mais indicado dada a importância da capa para atrair os olhares dos visitante no site.

Existe, ainda, na própria Amazon, uma série de publicações a preços muito baixos ensinando a fazer uma estratégia de publicação para o Kindle e como ficar nas primeiras páginas da Amazon na sua categoria.

Se o seu foco com o livro é ganho de autoridade, muito mais do que a receita, eu o estimulo a distribuir o livro gratuitamente no formato digital, em troca apenas do nome e e-mail das pessoas que fizerem o download. Quanto mais distribuição gratuita, maior o alcance, maior o seu potencial de ganhar muita autoridade com ele.
 

Conclusão

Chegamos ao fim das 5 táticas, que estão entre as mais importantes para um trabalho efetivo de construção de autoridade digital. As táticas não parariam por aí, pois são inúmeras combinações dessas e de outras ações que podem ser feitas para encurtar o seu caminho no objetivo de conquistar visibilidade, autoridade e uma marca pessoal forte na sua área de atuação.

Para montar uma estratégia que mais se encaixe no seu perfil, levando em conta seus objetivos, competências e habilidades, faça uma auto análise, aprofunde-se no assunto, modele as pessoas que você admira e que são autoridades para você e defina um posicionamento autêntico para a sua marca pessoal.

Essa é uma estratégia de impacto para os seus negócios e sustentável no mundo digital, pois, por mais que mudem as regras do jogo das mídias sociais, das ferramentas e do marketing, o que não muda é o que você conquistou para o seu nome se você souber cuidar muito bem dele.

É necessário dizer, também, que ainda estamos vivendo um início de uma onda do marketing digital no Brasil e que são poucos, proporcionalmente falando, que já estão aproveitando os benefícios desse alcance digital.

E mesmo quem já despertou, ainda conhece pouquíssimo sobre como fazer isso com eficácia, gerando resultados relevantes para sua carreira.

Portanto, essa é a hora. Se ainda não agarrou essa oportunidade, comece já! Prepare-se para se tornar uma celebridade no seu mercado, servindo as pessoas com o seu conteúdo pela internet.

 

 

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