Como a tecnologia pode contribuir com o desenvolvimento e destaque da sua empresa

 

A era digital já chegou há algum tempo e a pandemia fez com que o uso de tecnologias na empresa fosse acelerado. É claro que algumas já estavam atentas às oportunidades do mundo digital e investiram nesse recurso.

O fato é que quanto mais tecnologia utilizada nos negócios, seja para gerenciamento interno, relação com fornecedores e clientes e até mesmo divulgação, melhores são os indicadores. Um exemplo, são as insurtechs que estão se destacando nos últimos anos devido às inovações.

A tecnologia pode contribuir de diferentes maneiras. Veja algumas delas!

 

Aumento de produtividade

Ao contrário do que se pensa, a tecnologia não vai substituir o trabalho humano, ela vem para contribuir com ele e pode transformar a forma como o conhecemos.

Essas mudanças fazem com que a produtividade aumente, as tarefas que antes eram feitas de forma manual passam a ser automatizadas. Se consegue ver os resultados mais rápido, ter números mais precisos e agilidade na informação.

Como consequência se começa a produzir mais, já que o foco passa a ser no que realmente interessa. Além disso, algumas burocracias e procedimentos morosos são automatizados.

 

Facilitar o contato dos clientes

Atualmente os clientes podem estar em qualquer lugar do planeta e precisam ter canais para falar com a empresa. A tecnologia permite isso, é possível utilizar sites, e-mail, chatbots e muitos outros meios para garantir esse contato.

Um exemplo são as insurtechs, que permitem o usuário do site obter informações de preços de seguros com facilidade. O cliente que deseja proteger o seu veículo pode utilizar formulários para cotar o seguro online e ser atendido por um corretor.

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Ao fazer isso ele fornecerá as informações para que sejam feitas cotações personalizadas para ele. Na sequência um corretor entra em contato lhe oferecendo soluções. Esse é um bom investimento em presença digital.

 

Redução de custos

Cortar gastos e aumentar os lucros é o que a maioria das empresas objetivam e essa não é uma tarefa tão fácil. A tecnologia pode ser uma aliada de diferentes formas.

Ela otimiza os processos, dessa forma o desperdício é reduzido e se poupam recursos. Os processos são melhor desenhados, fica mais fácil identificar os pontos falhos e melhorias podem ser feitas, resultado é que a produtividade aumenta.

De diferentes maneiras os custos podem ser impactados, normalmente isso incluiu a utilização de softwares em diferentes setores.

 

 

Identificar o perfil dos clientes

Saber os hábitos de consumo, necessidades e até mesmo o que as pessoas pensam, ajuda as empresas a oferecerem produtos que sejam melhores aceitos. É preciso entender que hoje um produto ou serviço não pode ser feito de acordo com o que a empresa deseja, mas sim com o que o seu público deseja.

A tecnologia pode ajudar a identificar esses perfis e a coletar informações sobre os usuários. Esses dados são coletados e usados em big data para que sejam transformados em informações úteis.

Um exemplo é o que as insurtechs brasileiras vem fazendo. Muitas além de exigirem os dados dos clientes para disponibilizar o seu produto contam com aplicativos para monitoramento de hábitos.

Enquanto o segurado dirige, o app coleta informações sobre os hábitos de direção, horários em que ele mais circula pelas ruas, locais que frequenta e outros. Com base nessas informações consegue oferecer produtos sob medida e que têm melhor aceitação.

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Garantir o desenvolvimento profissional

A tecnologia permite que os colaboradores se aperfeiçoem mesmo quando estão a distância. É possível realizar cursos online por meio de plataformas EAD ou trocar informações com outros profissionais e dessa forma agregar conhecimento.

Quando os profissionais se desenvolvem ficam mais capacitados para realizar as tarefas e atender os clientes. Isso melhora a produtividade, incentiva a inovação no ambiente de trabalho e melhora o atendimento.

Profissionais mais capacitados trazem melhores resultados e por isso muitas empresas investem nisso.

 

Diminuir o retrabalho

A tecnologia ajuda a organizar os processos e a definir melhor os fluxos com softwares especializados. Isso faz com que haja um padrão de qualidade, as tarefas ou informações sigam um fluxo e não fiquem perdidas.

Com instruções de trabalho bem definidas as chances das coisas serem feitas certas da primeira vez, consequentemente se reduz o retrabalho. Os profissionais ficam focados em fazer a tarefa sem se preocupar em ficar arrumando frequentemente.

A tecnologia pode fazer uma grande diferença nos negócios, por isso vem sendo adotada pelas melhores empresas que buscam se destacar. Entretanto, a escolha do que será usado deve ser pensado, pois, é preciso que a solução escolhida realmente contribua com a organização.

Por Jeniffer Elaina, especialista em seguros no SeguroAuto.org

 

 

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