Pular para o conteúdo

Como as criptomoedas podem ser uma inovação em seus negócios online

▶️ Compartilhe, Segue e Ganhe R$ 50,00!

Imagem de Jievani Weerasinghe no Unsplash

As criptomoedas têm o potencial de oferecer várias inovações para negócios online. Por esta razão, falaremos um pouco mais sobre este assunto neste texto para te ajudar na sua empresa na internet.

A cada dia é uma novidade para quem vende pela internet, não é mesmo? Porém, quem quer se destacar entre os concorrentes precisa estar alinhado com as novidades e, desta forma, conseguir ficar em destaque. 

Um dos jeitos de sair na frente é em relação aos meios de pagamento. Para termos uma ideia da importância de nos preocupar com os meios de pagamento no nosso negócio online, uma pesquisa feita pela Mastercard chegou à conclusão de que 89% dos clientes latinomericanos estão dispostos a experimentar novas formas de pagamento.

“A digitalização dos meios de pagamento representa a solução para as necessidades diárias dos brasileiros. A Mastercard é reconhecida por estar na vanguarda das tendências tecnológicas mais atuais, o que inclui inovações que acompanham o ritmo dos consumidores”, comentou Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, em uma entrevista ao site da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Por esta razão, os empreendedores digitais precisam saber mais sobre as criptomoedas, por exemplo, já que seria uma grande diferenciação. 

Conheça algumas maneiras pelas quais a implementação do pagamento de criptomoedas pode impactar positivamente

As criptomoedas são formas digitais de moeda que utilizam criptografia para garantir transações seguras e controlar a criação de novas unidades. Elas operam em uma rede descentralizada, geralmente baseada em tecnologia de blockchain, que é um registro público de todas as transações. 

A utilização deste “dinheiro” tem crescido muito nos últimos anos. No Brasil, por exemplo, de acordo com dados da Receita Federal tivemos um aumento de três vezes mais entre as pessoas que investem em criptomoedas, chegando a quase 4 milhões de brasileiros. 

Então, se você é um empreendedor digital, precisa entender como as criptomoedas podem ser uma inovação em seus negócios online. Afinal, pode ser uma grande oportunidade de aumento de vendas, por exemplo. Separamos algumas formas. Anote aí!

1 – Pagamentos Globais Simplificados

LEIA TAMBÉM:  A importância da educação financeira para tomar decisões informadas sobre suas finanças

Criptomoedas eliminam as barreiras de fronteiras e facilitam transações internacionais. Isso é particularmente útil para negócios online que operam em escala global, permitindo pagamentos rápidos e sem fronteiras.

Além do desafio de buscar por fornecedores confiáveis, o empreendedor digital precisa se preocupar com as formas de pagamentos oferecidas aos seus clientes. 

Se você conseguir implementar, além de todas as formas básicas, a criptomoeda, a sua chance de já começar o seu negócio digital à frente do seu concorrente é grande. 

E isso falamos quando o assunto é inovar. Por exemplo, se você trabalha com produtos para revender direto da fábrica, geralmente vende mais boca a boca e aceita poucas formas de pagamento. Que tal montar um site e ainda aceitar criptomoedas?

Esse é só um exemplo para mostrar que qualquer negócio pode ser adaptado e não precisam ser apenas os nichos grandes a trabalharem dessa forma.

2 – Taxas de Transação Reduzidas

Ao utilizar criptomoedas, os empreendedores podem evitar as taxas associadas aos métodos de pagamento tradicionais, como cartões de crédito e transferências bancárias, resultando em economias significativas para o negócio, especialmente para empresas com margens de lucro estreitas.

3 – Segurança Aprimorada

As transações em criptomoedas são protegidas por criptografia avançada e são registradas em um livro-razão descentralizado (blockchain). Isso reduz significativamente o risco de fraudes e contra cargos, que são preocupações comuns para muitos negócios online.

3 – Acesso a Novos Mercados e Clientes

Aceitar criptomoedas como forma de pagamento pode atrair um novo segmento de clientes que prefere esse método de transação. Além disso, em regiões onde o acesso a serviços financeiros é limitado, as criptomoedas podem oferecer uma solução alternativa viável.

4 – Inovação em Modelos de Negócios

LEIA TAMBÉM:  Quais são as oportunidades de negócios sustentáveis?

O advento das criptomoedas também está impulsionando a inovação em modelos de negócios. Assim sendo, empresas podem explorar a tokenização de ativos, a criação de programas de fidelidade baseados em blockchain ou até mesmo a emissão de suas próprias criptomoedas para financiamento coletivo (ICO).

Por exemplo, as seguradoras de carro podem começar a investir nessa ideia, oferecendo essa possibilidade aos clientes. Afinal, muitos já são adeptos da tecnologia, realizando a cotação de seguro online. Se puderem contar com mais essa facilidade na hora do pagamento, certamente ficarão mais satisfeitos.

5 – Transparência e Rastreabilidade

A tecnologia blockchain subjacente às criptomoedas oferece um nível sem precedentes de transparência e rastreabilidade. Isso pode ser especialmente valioso em setores como o de alimentos e produtos de luxo, onde os consumidores desejam informações detalhadas sobre a origem e o histórico do produto.

Mesmo com toda a relevância das criptomoedas, é importante notar que a adoção desta forma de pagamento também vem com desafios, como volatilidade de preços, questões regulatórias e preocupações com a segurança cibernética. 

Portanto, os empresários devem avaliar cuidadosamente os prós e contras antes de integrar criptomoedas em seus negócios online. Boa sorte com os seus negócios. 

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor comente.x