WiBX – A Primeira Criptomoeda do Varejo do Mundo, é Brasileira

Wibx - A Primeira Criptomoeda do Varejo do Mundo

Esta postagem foi atualizada em 14 de junho de 2021

 
WiBX, a primeira criptomoeda do varejo do mundo, lançou a sua Oferta Inicial de Moeda (ICO) no dia 01 de novembro, 2018.

Estavam em oferta 12 bilhões de tokens, com um valor final previsto em US$ 0,04 por unidade de token. Esse processo de oferta inicial terminou em fevereiro de 2019, de acordo com o planejamento dos sócios.

Ou seja, só em 3 meses de ICO, a WiBX valorizou 4 vezes!

 

 

WiBOO / WiBX – O Conceito

WiBOO é um ecossistema digital integrado que oferece soluções disruptivas para ações de engajamento, ativação e fidelização de consumidores, com sofisticada tecnologia para as marcas potencializarem sua performance de vendas no varejo.

Seu diferencial estratégico está em conectar marcas e consumidores pelo marketing de recomendação, utilizando tecnologia blockchain para comprovar às marcas a eficiência e transparência do processo e criptomoedas para retribuir aos consumidores como moeda de troca pelas iniciativas de engajamento digital.

WiBOO / WiBX conta com um painel de conselheiros e investidores de altíssimo nível em termos de experiência e desempenho no mercado. Conheça os conselheiros da WiBOO nesse link.

Este white paper apresenta toda a fundamentação, estruturação e legitimação do ecossistema WiBOO e de seu utility token de desconto: a WiBX.

Mais detalhes sobre WiBX e seu funcionamento, nos trechos das principais revistas no Brasil embaixo:

 

Estadão – Economia & Negócios:

A primeira criptomoeda do mundo voltada exclusivamente para as relações de troca entre marcas e consumidores do setor de varejo, a Wibx, vai ser lançada em novembro. É brasileira e nasceu em São José dos Campos, a partir de um projeto que já consumiu quase R$ 5 milhões de investimentos em três anos, com o apoio do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Pontos

Na prática, funciona como um sistema de pontuação aos consumidores que acessam varejistas participantes da plataforma da Wibx, com algumas diferenças. Para obter o token – unidade da criptomoeda – o consumidor tem de recomendar o varejista em sua rede social. Os tokens poderão ser usados para a aquisição de produtos ou serviços de varejistas oferecidos na plataforma e ainda trocá-los por outras criptomoedas em bolsas focadas nas moedas virtuais.

Sem aval

Como os tokens estão relacionados a um uso específico, são chamados de utility tokens, e, portanto, não são passíveis de regulação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é focada em ativos mobiliários. Assim, a oferta inicial da moeda (ICO, na sigla em inglês) não exige uma aprovação do xerife do mercado de capitais e será feita em uma plataforma virtual – um site – onde um white paper – similar a um prospecto das ofertas de ações – está disponível aos interessados.

 

 

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Época Negócios

Tecnologias disruptivas que não saem das discussões nas empresas – como blockchain e criptomoedas – muitas vezes ficam distantes demais do dia a dia dos consumidores. Para trazer essas inovações para os usuários, a startup brasileira WiBOO desenvolveu uma criptomoeda para o varejo – utilizando como inspiração programas de fidelidade.

Para evitar que o projeto “vire só especulação”, a plataforma terá um limite de três meses para que o consumidor utilize o valor acumulado em criptomoedas. Caso a troca por produtos, serviços ou dinheiro não seja feita nesse período, o valor será destinado a um fundo de “lucro social”. “Utilizaremos o valor em parceiros de causas sociais para comunidades. Isso porque a moeda tem que circular”, afirma o CEO.

Com dois sócios, investidores privados e uma equipe que hoje chega a 23 pessoas, a startup contou com um investimento de R$ 5 milhões para desenvolver o sistema. Em 1º de novembro, a Wibx abrirá sua oferta inicial de moeda (ICO), com duração prevista até 25 de fevereiro de 2019. A expectativa é vender 12 bilhões de unidades Wibx, que funcionarão como tokens de utilidade — e terão um preço de US$ 0,04. Alexandre afirma que, a partir de março, a moeda estará operando no mercado, já com anunciantes e parceiros.

 

 

Investimentos e Noticias

Comprar via internet com desconto e ainda receber bônus. Essa é a meta da WiBOO, startup que lançou ontem a primeira criptomoeda voltada exclusivamente para o mercado varejista: a WiBX. A moeda virtual poderá ser adquirida a partir desta quinta-feira (01/10/2018). Desenvolvida com assessoria jurídica do Felsberg Advogados, a novidade nasceu em São José dos Campos com investimento inicial de R$ 5 milhões.

Segundo Matheus Mota, do Felsberg Advogados, o escritório atuou desde o início para ajudar a viabilizar, juridicamente, o ICO (inglês Initial Coin Offering ou oferta inicial de moedas) dos utility tokens WiBX – criptomoeda baseada na tecnologia blockchain que será utilizada na inovadora plataforma exclusivamente como uma moeda virtual de troca por produtos e serviços oferecidos dentro da própria plataforma WiBOO. “Nós assessoramos na elaboração dos documentos societários, revisão dos aspectos regulatórios nacionais e internacionais, pesquisas, análise das questões tributárias, elaboração e negociação dos contratos com conselheiros, prestadores de serviços e revisão dos aspectos de propriedade intelectual e registro das marcas”, explica.

João Carlos Mendonça, sócio do Felsberg Advogados afirma que “o ICO da WiBX é um projeto extremamente promissor, considerando não somente a originalidade da ideia, mas também os desafios ainda presentes na estruturação deste tipo de operação tendo em vista o nosso complexo ordenamento jurídico”.

 

 

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Como a WiBX pode ajudar o seu negócio crescer?

De acordo com Cássio Rosas, Head de Marketing da WiBOO, startup criadora da WiBX, ao integrar a plataforma as marcas ganham destaque através do chamado marketing de recomendação, ou seja, usam a rede social de pessoas comuns para gerar ainda mais visibilidade, conquistando um engajamento nunca antes alcançado com outras ações de marketing.

“Além de toda a comodidade oferecida por se tratar de uma plataforma digital que está no Blockchain e, portanto, oferece segurança e transparência aos usuários, existe a possibilidade da distribuição espontânea de conteúdo, seja ele institucional, como o aumento da demanda do delivery para evitar deslocamentos e aglomeração nos estabelecimentos e o horário especial para o atendimento à melhor idade em supermercados, e o próprio conteúdo promocional. É um boca-a-boca virtual, disponibilizado na plataforma de uma maneira muito rápida e fácil, além da possibilidade de promover comércio local por geolocalização”, destaca.

Muito além de um simples programa de fidelidade, o utility token WiBX (WBX) permite que empresas e prestadores de serviços remunerem diretamente usuários engajados em redes sociais, enquanto provê um marketplace com promoções exclusivas para seus detentores.

 

Quais os benefícios para os seus clientes?

Ficar em casa é a principal recomendação nos tempos de Covid-19. Por isso, ser um usuário final da plataforma WiBX pode ser uma ótima oportunidade para complementar a renda.

Para o usuário final, afirma Rosas, poder aproveitar o tempo em que já estaria navegando na internet para convertê-lo em ganho é o ponto mais atrativo. “Dentro desse processo da tecnologia, o consumidor tem a possibilidade de distribuir um conteúdo autêntico das empresas, ou seja, uma fonte segura. E ele ganha ao fazer isso, é bonificado em WiBX por divulgar esses conteúdos e, quanto mais engajamento gerar, mais terá a possibilidade de ganhar”, conclui.

O segredo é a assiduidade, e contando com a internet, tempo e disponibilidade, é possível colocar em prática esse engajamento e acumular ganhos. Que o diga Mozart Fernandes da Silva, 24, assessor comercial de São José dos Campos – SP, que desenvolveu estratégias para isso.

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“Como eu trabalho com redes sociais, posso compartilhar uma quantidade de WiBX com o pessoal do trabalho, ou de casa mesmo, e consigo pagar um happy hour só com o que é revertido numa tarde de compartilhamentos. Como eu trabalho muito com reuniões, verifico quais cafeterias aceitam o WiBX e escolho estes lugares”, afirma Mozart, que também faz uso do token para patrocinar os vídeos que faz no trabalho. “Já que eu trabalho com marketing digital, posso atingir mais pessoas do que normalmente atingiria sem ter de gastar. Também aproveito que todos estão mais propensos a ficar mais digitais neste período de quarentena, e assim consigo até complementar minha renda”, assegura.

 

Como negociar e armazenar os tokens WiBX?

Os tokens WiBX (WBX) podem ser livremente negociados entre os usuários, inclusive contando com a intermediação de algumas exchanges, como o Mercado Bitcoin.

A tecnologia escolhida foi o token ERC-20 na rede Ethereum, por conta de sua segurança, transparência, e flexibilidade através de smart contracts, os contratos digitais.

Isto permite ao usuário escolher uma carteira (wallet) de sua preferência, embora seja possível manter os tokens na custódia do Mercado Bitcoin, se assim desejar.

A carteira (wallet) da WiBX permite trocar tokens de utilidade WiBX por produtos e serviços de parceiros. A rede conta com parceiros em todo o país, incluindo Allianz Parque, Chiquinho Sorvetes, Fran’s Café, PicPay, Petz e Editora Três.

 

Resumo

WiBX é um salto estratégico no mundo das criptomoedas por ser um token utilitário (utility token) que disponibiliza alta complexidade para trazer simplicidade nas relações de troca entre marcas e consumidores, envolvendo diversos setores da economia e remodelando os paradigmas do varejo atual.

Um salto na confiança. Um salto na tecnologia. Um salto na inclusão.

Viável pela criação de um sofisticado e bem estruturado ecossistema de circularidade e transações, oferece novas perspectivas aos modelos convencionais de estratégias de marketing, como a ativação de vendas e a fidelização de clientes, utilizando tecnologia blockchain e inteligência artificial (IA).

 

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